Um segredo para deixar o café mais saboroso

Por , em 20.06.2016

Uma dica simples pode deixar o seu café mais saboroso: congelar os grãos antes de moê-los. Isso, é claro, se você é do tipo que ama a bebida e gosta de fazê-la, ao invés de comprar o pó pronto.

E por que congelar o café muda o seu gosto? Grãos mais frios produzem partículas menores e mais consistentemente dimensionadas, o que leva a mais sabor com menos café, de acordo com um estudo publicado na revista Scientific Reports.

O estudo

O pessoal da Colonna and Smalls, uma cafeteria da Grã-Bretanha, decidiu recorrer a ciência para descobrir a melhor forma de obter um sabor consistente nos grãos de café.

Eles tiveram a ajuda de químicos da Universidade de Bath, que estudaram como a temperatura afetava os grãos. Os testes começaram com temperatura ambiente e foram até uma temperatura de menos 196 graus Celsius. A conclusão foi de que quanto mais frio o grão, mais partículas uniformes eram produzidas, com mais sabor.

Em cafeterias movimentadas, isso importa. Como a temperatura ambiente varia e os moedores esquentam com o uso, a consistência dos grãos muda. Isso é ruim porque a água extrai o sabor de grãos menores mais rápido do que dos maiores. Uma moagem inconsistente significa gosto amargo nos grãos pequenos, e ainda mais amargo nos grandes.

“É importante que todas as partículas sejam extraídas no mesmo ritmo”, disse Chris Hendon, um químico que participou do estudo e está agora no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. “É interessante que você possa fazer isso apenas congelando os grãos antes de moê-los”.

moendo graos de caf

Em casa

Vale lembrar que, se você decidir fazer isso no congelador de sua casa, é bom manter os grãos de café em uma embalagem hermética para evitar mofo e umidade. [NYTimes]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!