Uma guerra nuclear poderia frear o aquecimento global

Por , em 2.03.2011

O que aconteceria com o nosso planeta se 100 bombas atômicas, como as jogadas sobre Hiroshima, com o poder de 15 mil toneladas de TNT, fossem lançadas numa guerra entre dois países em desenvolvimento como a Índia e o Paquistão? O cenário é o mais severo possível e curioso: ele poderia desacelerar o aquecimento global. Um modelo de computador feito pela NASA revelou que os incêndios resultantes dos ataques mandariam cinco milhões de toneladas de carbono negro na troposfera, a porção mais baixa da atmosfera terrestre.

A fuligem iria absorver o calor solar e subir como um balão de ar quente, chegando a alturas das quais não conseguiria voltar para o chão. Com este “escudo” sombrio feito de carbono, a temperatura da Terra iria esfriar. “O efeito iria levar a uma mudança climática sempre precedente”, disse o cientista, Luke Oman, da NASA. Segundo ele, o modelo mostra que, depois de dois ou três anos depois da guerra, a temperatura do planeta iria cair em média 1,25°C. Nos trópicos, na Europa, na Ásia e no Alaska, a mudança poderia chegar a 4°C.

Mas é claro que, além das mortes causadas pela guerra, a mudança climática não iria ser boa. “Nossos resultados sugerem que a agricultura seria severamente afetada, principalmente onde há neve”, afirmou Oman. Ele disse que os estragos nas plantações e a fome que iria se instalar é comparável àquela que seguiu a erupção vulcânica em Mount Tambora, na Indonésia, em 1815.

Para dificultar ainda mais o cenário, a quantidade de chuvas também poderia cair 10% em até quatro anos, a camada de ozônio iria ficar mais fina, resultando em maior incidência de raios ultravioleta. Mas o que bota medo mesmo é saber que 100 bombas de Hiroshima são apenas 0,03% do arsenal atômico atual em todo o mundo. [LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

27 comentários

  • Cicro Demais:

    E quem está precisando com urgencia urgentissíma de produzir em larga escala bombas termo-nucleares ,é o nosso Brasil , garantir nossas riquesas naturais ,para gerações futuras pois somos a 6° economia do planeta somos mais ricos que os Ingleses economivamente falando , e em 2015 ultrapassaremos a França seremos a 5°maior economia,do Planeta,e a maior Potência em recursos naturais , temos Amazônia, petroleo-pré-sal.,1/5 da agua potavel do planeta está aqui,.temos toda sorte de minérios e minerais,somos os maiores produtores de alimentos ,grãos ,bovinos ,suinos,aves,etc,. um território continental.,o Brasil já detem a tecnologia nuclear á mais de 60 anos….o BRASIL tem a maior reserva de URÂNIO do planeta ,lá na reverva , Raposa Serra do Sol em Roraima,.o Brasil é o 3°,maior produtor de armas bélicas do planeta .entre outros foguetes de longo alcançe e misseis,…só nos falta mesmo alguns testes NUCLEARES COM UMAS DEZENAS DE BOMBAS ATÔMICAS POIS TEMOS MUITO ESPAÇO DESERTICO, E ILHAS ,E ILHOTAS, PARA TESTES NUCLEARES …PRECISAMOS NOS PROTEGER DA COBIÇA HYANKE… E PRINCIPALMENTE DA COBIÇA BRITÃNICA……A LEGITIMA DEFESA NUCLEAR DE UMA NAÇÃO POTÊNCIA COMO O BRASIL É TOTALMENTE LEGITIMO…ACORDA AUTORIDADES BRASILEIRAS……… BRASIL PARA SEMPRE BRASIL……

    • Andre Craco:

      Não, apenas precisamos de investimentos, de bombas nucleares por outro lado, apenas para um ataque contra outro pais caso esteja em alguma emergência, por outro lado, com o “continente” com maior fontes de água, seria uma idiotice atacar.
      Temos áreas desérticas que poderiam ser usadas para agricultura facilmente, apenas investindo 2 bilhões de Reais(2% do saldo da copa do mundo), é claro, sem desvios.Somos uma grande potencia econômica, na agricultura, na pecuária, etc, etc, apenas teríamos que investir em tecnologia para melhorar nossa condição de vida, e automaticamente isso melhoraria sua economia e tudo que um pais desenvolvido precisaria.

  • Cicro Demais:

    não existe aquecimento global isso é mera teoria já desmentida ,pelo proprio cientista estadunidense que á tealisou…..

    • Andre Craco:

      Explique todos os efeitos “colaterais” de nosso consumismo agora, amigo.
      De todo jeito, tudo tem sua parte ruim, até mesmo á natureza tem seus defeitos, nós, tão imperfeitos e fazendo tantas coisas abusando do planeta, facilmente, até mesmo sem estudos poderia facilmente prever isso.

  • GsF:

    o benefício de se morrer em uma explosão nuclear, é que deve não dá tempo pra sentir dor. hehehehehe…

  • GsF:

    O ser humano é a causa de todas as desgraças do mundo, se uma parcela dele fosse destruída, é claro que as porcarias que ele faz iriam diminuir.

  • Gabriel:

    Alguém percebeu que a foto da bomba tem um rosto de palhaço !!! Reparem bem .

  • samuel:

    esses cientistas devem estar louco imagina só que cinco toneladas de carbono negro ia resolver alguma coisa se eu conheçesse esse maluco que teve essa idéia ele ja estaria morto e enterrado.

    • Andre Craco:

      Eles apenas disseram que iria resolver o aquecimento global, amigo.
      Isso não é á resposta, e teria milhares de efeitos colaterais, como o da chuva, descrito no artigo.
      Logicamente, o carbono “taparia” parte da luz que chega do sol, que, diminuiria o calor no corpo terrestre.

  • ZEUS:

    !!!Se algum maluco levar essa história a sério!!!!

  • Rodrigo Paim:

    Roberto, sei disso, inclusive já aconteceu, olhe o exemplo da Coréia do Norte.

    Mas se com o tratado não é seguro, imagine sem. Se liberasse geral ai o mundo ia virar a casa da mãe joana.

  • zelia:

    Os cientistas deviam comparar fatos, história e acontecimento com a religião cristã.
    É só ver que o que está acontecendo é profecia, não vai ter nada que detenha os acontecimentos catastróficos, sei que o ser humano tem uma grande parcela de culpa… mas tudo se encaminha para o fim deste planeta, que segundo a Bíblia Deus, vai destruir e fazer novos céus e nova terra, agora sem o mal.
    Depois de um estudo detalhado voces verão que tudo se encaixa. está escrito, no livro de apocalipse capítulo 21 LEIAM.

  • A verdade:

    O aquecimento global pára, e a gente não sente calor antes de morrer!!!hasuasus

  • oloco:

    Será que ninguém viu que isto é apenas uma hipótese?? Já sai todo mundo falando que eh terrível, etc! Não vai acontecer, povo! pelo menos, não por causa do aquecimento global… tsc tsc tsc

  • Luis Souza:

    100 bombas atômicas varreriam toda vida do planeta, então tanto faz o aquecimento global: não vai ter ninguém pra conferir o post.

  • Roberto:

    Rodrigo, eu realmente gostaria de acreditar que o Tratado de Não-Proliferação Nuclear funcionasse 100%… mas infelizmente não condiz com a realidade. Não por má vontade das nações, mas porque é realmente difícil frear uma mente determinada para o mal… Sempre existirão pessoas e governos buscando armas nucleares, e não é um tratado que vai impedí-los, vide o que está a ocorrer na penísula coreana.

    Infelizmente é impossível impedir que um dia uma nação não democrática e desalinhada com o ocidente obtenha um dispositivo nuclear… uma hora eles conseguem comprar um pronto, ou um cientista, descontente com a diferença entre seu vasto conhecimento e sua limitada conta bancária, resolver ensiná-los a montar um. É só esperar e se preparar.

    Dizem que tudo que fazemos sempre volta para nós… a América fez a bomba… a bomba vai à América.

  • Rodrigo Paim:

    Roberto, a o Tratado de Não Proliferação não envolver apenas esconder a tecnologia, mas impedir que os países que não tem ogiva atômicas as construam.

    É de importância global que o número de potências atômicas se mantenha limitado, imagina se virar moda todo mundo ter bombas nucleares ?

    Imagine o Chavez com uma bomba nuclear, o Kadafi com uma bomba nuclear, sem falar na facilidade que seria as organizações terroristas e os grupos rebeldes da África e América teriam em conseguir bombas atômicas, e usa-las contra civis.

  • Lord:

    Seria fera ver bombas atomicas explodindo, mas é claro eu não queria estar na terra para ver isso. Talvez na estação espacial da NASA. Tipo nos filmes. :p

  • Kiko:

    Cara, que coisa mais idiota

  • Marte:

    “Com este “escudo” sombrio feito de carbono, a temperatura da Terra iria esfriar… “
    Tá: provavelmente a fotosíntese não ocorreria mais também. Seria um desastre.
    Que ideia ridícula!

  • silvio:

    poderia frear o aquecimento global?
    mas em Contrapartida, mataria toda a vida na TERRA e contaminava a atmosfera com radiações mortais

  • joás:

    Isso seria terrível.

  • Douglas Miranda:

    Isso é o mesmo que um médico rancar o braço de uma pessoa que quebrou o pulso: ele não tem mais um pulso quebrado, problema resolvido.

  • Nike:

    taka nos eua entao, gatin da tapioca.

  • eduardo:

    Espero q Obama não entre no hypescience e veja essa notícia… kkkkkkkkkkk

  • vinicius:

    Pronto agora já temos um motivo cientifico para iniciar uma próxima guerra.

  • Roberto:

    Ora, é uma questão de tempo… ou vocês acham que daqui 50 anos somente as potências nucleares atuais ainda manterão esse conhecimento? Em breve o conhecimento de construção de bombas atômicas será trivial, e qualquer cientista terá capacidade de projetar um dispositivo desses… Hoje ainda conseguem manter em segredo, mas vai ser sempre assim? Mesmo que não roubem, via espionagem ou mercado negro, as pesquisas um dia surtirão efeito.

Deixe seu comentário!