Uma supernova e uma galáxia em uma única foto

Por , em 25.03.2012

A galáxia espiral barrada (uma galáxia espiral com uma banda central de estrelas brilhantes, que se estendem de um lado a outro) M95 tem cerca de 75.000 anos-luz de diâmetro, e é comparável em tamanho a nossa Via Láctea. É também uma das maiores galáxias do Grupo Leo I de galáxias.

Na verdade, a M95 faz parte de um trio de galáxias Leo, junto com as vizinhas M96 e M105, a cerca de 38 milhões de anos-luz da Terra.

Essa imagem cósmica colorida mostra um anel de formação de estrelas brilhante envolvendo o núcleo da galáxia M95. Ao redor, estão os braços espirais traçados por faixas de poeira, jovens aglomerados de estrelas azuis, e regiões formadoras de estrelas.

Seguindo ao longo do braço espiral desenrolando para baixo e para a direita, você logo vai chegar a mais recente supernova SN 2012aw da galáxia M95, descoberta em 16 de março e agora identificada como a explosão de uma estrela massiva.

Um bom alvo para pequenos telescópios, a supernova se destaca neste vídeo, que compara a imagem recente com uma imagem profunda de M95 sem a supernova feita em 2009.[NASA]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Waleria Vilano:

    Esta semana como de costume, estava olhando o céu e ví um ponto brilhante ( muito brilhante) ainda não conseguir focar a lente lá para identificar o que é mas a cada dia que olho para o céu mais me surpreendo com a diversidade e novidades lá presentes!
    ” Como Deus é grande!”

  • Rone100theone:

    Andromeda é mais bonita! Mas quantos milhões de outras Galáxias ainda não foram fotografadas? É provável que muitas ficam ” escondidas atrás de outras, do nosso ponto de vista da Via Láctea. Os movimentos dos aglomerados de Galáxias podem coincidir, e talvez apenas em milhões de anos possamos enchergar as ” galáxias ocultas “, ou talvez jamais as encherguemos se permanecermos na Terra e na Via Láctea. Não é isso Jonatas? Abraço…

  • lucas:

    se a nebulosa que ela formou puder ser observada, deve ser maravilhosa.

  • Juliano:

    A explosão dessa Supernova chega á um brilho semelhante ao do centro da galáxia!!! As Supernovas são, sem dúvidas, os objetos mais interessantes do nosso universo!!!

  • MaisOutroCara:

    Num desses braços deve ter um planeta igualzinho ao nosso!

  • Flor de Lis:

    Imagem esplêndida!

  • Jonatas:

    As galáxias espirais são o que há de mais belo a olhos vistos, e mostram como o padrão espiral é universal. Belíssima foto.

  • gargwlas:

    38 milhoes de anos atras a estrela explodiu o.O

  • André Luis:

    Muito bonita esta galáxia. Deve ser muito interessante a visualização dela por um telescópio!

  • Wallace Silva:

    Muito interessante, sem duvida um show cosmico.

Deixe seu comentário!