Saturno como você nunca viu antes

Por , em 10.08.2014

Na última quarta-feira, dia 6 de agosto, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) nos surpreendeu mais uma vez com a sua atualização da série “Astronomy Picture of the Day”. Desta vez, a imagem estonteante retrata uma visão alternativa do segundo maior planeta do sistema solar.

Este registro impressionante de Saturno foi feito pela câmera grande angular da sonda Cassini. Colorida artificialmente, mostra o pólo norte do planeta dos anéis – observado pela primeira vez pela espaçonave no final de 2012. O composto de dados quase infravermelhos da imagem resulta em tons vermelhos para nuvens baixas e verde para as altas, dando uma aparência vívida às nuvens saturnianas.

Enorme para os padrões terrestres, a tempestade semelhante a um furacão do pólo norte de Saturno é profunda, vermelha e tem cerca de 2 mil quilômetros de largura. De acordo com os astrofísicos Robert J. Nemiroff e Jerry T. Bonnell, as nuvens em sua borda exterior viajam a mais de 500 quilômetros por hora. Outros vórtices atmosféricos também rodam dentro da grande corrente verde-amarelada de jatos de seis lados conhecida como o hexágono de Saturno. Além dos topos das nuvens no canto superior direito, os hipnotizantes anéis do planeta aparecem em azul brilhante. [NASA]

• Michael Russo:

lindissimo mas assustador ao mesmo tempo !!!!!!!!

• Francisco de Assis Gurgel Gurgel:

impressionante, quem diria…graças ao avanço da ciência e empenho dos cientista cada vez chegando perto dos mistérios que envolve o mas belo gigante gasoso também denominado a joia do sistema solar