Universitários ficam mais sedentários conforme os anos se passam

Por , em 14.11.2010

Uma nova pesquisa descobriu que conforme os alunos passam por seus anos na educação, a probabilidade de ganhar peso aumenta.

Os resultados mostram que os estudantes universitários se tornam menos ativos fisicamente, e por consequência ganham mais peso, à medida que progridem os seus anos de ensino superior. Segundo os pesquisadores, essa queda na atividade física pode ser devido ao aumento do estresse e a carga de trabalho.

A pesquisa incluiu 1.672 estudantes da Universidade de Indiana, nos EUA. Os estudantes responderam a um questionário sobre hábitos de exercício e repouso, inclusive quanto tempo eles gastavam se exercitando, caminhando e sem fazer nada.

Os calouros gastam cerca de 16 horas e meia por semana fazendo algum tipo de atividade física, enquanto os veteranos gastam cerca de 12. O tempo gasto andando também diminuiu com o tempo, de mais de 8 horas por semana a menos de 6. O tempo sentado, por outro lado, aumentou de cerca de 5 horas por semana para 6 horas e 45 minutos. Além disso, em média, os veteranos têm 8 kg a mais do que os calouros.

Os pesquisadores afirmam que as descobertas podem ajudá-los a desenvolver programas de aptidão física para estudantes universitários, para que eles sejam mais eficazes na dinamização do seu nível de atividade.

A partir de uma avaliação de que tipos de programas as faculdades oferecem, tanto no conteúdo quanto no tempo, eles poderão dar outras sugestões. Segundo eles, parece que não é crítico apenas oferecer essas atividades aos calouros e alunos do segundo ano, mas é necessário oferecer algum tipo de programa e apoio aos veteranos, para se certificar de que eles manterão seu ritmo de atividade física.

Os cientistas explicam que a faculdade é um período de transição crítica, no qual os alunos são responsáveis pela gestão da sua própria saúde e estilo de vida pela primeira vez. Se eles não dominam isso durante seus primeiros anos de faculdade, fica mais difícil encaixar a atividade física na sua rotina mais tarde.

Os pesquisadores alertam que os resultados são provenientes de uma única universidade e, portanto, podem não se aplicar aos estudantes universitários em geral. Além disso, o estudo se focou nas diferenças entre os calouros e os veteranos, e não é possível afirmar que algum calouro em particular passará a ser tão inativo quanto um veterano.

Eles esperam que mais estudos monitorem a atividade física de estudantes universitários ao longo do tempo, para obter uma imagem melhor de como esses níveis mudam. [LiveScience]

Estou de acordo com educação física na faculdade, de preferência um joguinho de dama e outro de buraco na sexta feira.

• Luizão:

Só queria agradecer por terem retirado meu comentário da página. Legal, bem ao estilo dos anos 70. Continuem assim.

• LUIZÃO:

“Há alguns anos atrás a Educação Física era disciplina obrigatória na faculdade. Não sei por que deixaram isso para trás.”
    “Estou de acordo de haver educação física obrigatória na faculdade. Reparo que o tempo que não pratico desporto, acabo por estar no refeitório a comer uma sandes”
    EDUCAÇÃO FÍSICA OBRIGATÓRIA NA FACULDADE ????????????????
    NÃO ME LEVEM A MAL, PLEBEU E ELIZABETH, MAS SE EXISTE UMA IMBECILIDADE NO ENSINO, E OLHEM QUE O ENSINO AINDA ESTÁ CHEIO DELAS, É EDUCAÇÃO FÍSICA OBRIGATÓRIA. PRINCIPALMENTE NO TERCEIRO GRAU.
    GRAÇAS A DEUS ACABOU ESTE ESTORVO!!!QUE NÃO RETORNE NUNCA!!
    NINGÚEM, DISSE N-I-N-G-Ú-E M QUE NÃO SEJA MASOQUISTA ACHA GRAÇA EM FAZER ALGUMA COISA OBRIGADO.
    ESTA”OBRIGAÇÃO” FOI IMPOSTA PELA DITADURA LÁ POR 1971, SEMPRE NO INTUITO DE PREPARAR OS JOVENS ACADÊMICOS PARA A VIDA MILITAR, NO INTUITO ABSURDO DE TEREM JOVENS MAIS INSTRUÍDOS NO COMBATE DIRETO COM OS INIMIGOS DO ESTADO, E COMO FORMA ATÉ DE PUNIR AQUELES JOVENS UNIVERSITÁRIOS METIDOS A INTELECTUAIS FRANCESES, QUE NA VISÃO VISÃO DOS GORILAS DA ÉPOCA ERAM SUBVERSIVOS.
    E POR OUTRO MOTIVO BEM FORTE, PORQUE MILICO SÓ ENTENDE DE CASERNA,TAL COMO O PORCO SÓ CONHECE A POCILGA.
    BEM AO ESTILO AUTORITÁRIO DO EU MANDO VOCÊ OBEDECE.
    FORMEI EM 1991,E NÃO PARTICIPEI DESTE ESPETÁCULO DANTESCO, MAS VÁRIOS COLEGAS MEUS PASSARAM PELA OBRIGATORIEDADE, TINHA ATÉ PROVA!! A COISA ERA ASSIM , VOCÊ FAZIA JORNALISMO, POR EXEMPLO, E TINHA DE CHEGAR CEDO PRA AULA INÚTIL DE UMA MATÉRIA IDIOTA, MINISTRADA POR PROFESSORES QUE PARECIAM TER ÓDIO AO MUNDO, COM CARA DE PREPARADORES FÍSICOS DA VELHA U.R.S.S., QUE ARRANCAVAM TEU COURO DOS ALUNOS SÓ POR SADISMO.
    VÁRIAS VEZES ESCUTEI ALGUNS , QUE LANCHAVAM OS TAIS FAMIGERADOS SANDUBAS, NO TRAILER PERTO DA PISCINA DEBOCHANDO DOS ALUNOS QUE NÃO GOSTAVAM DAS DITAS AULAS, COM FRASES COMO:
    – TEM DE BOTAR ESTES BONITINHOS DA EDUCAÇÃO E OS ORDINÁRIOS DA COMUNICAÇÃO PRA SUAR!!
    – HOJE VOU DAR UMA AULA QUE VAI ARREBENTAR OS BABAQUINHAS DA ECONOMIA!!
    E IA POR AI, SEMPRE ÁS GARGALHADAS.
    DEVEM TER FICADO PUTOS QUANDO CAIU A OBRIGATORIEDADE E 80% DO SEU PÚBLICO DE BABAQUINHAS, ORIDINÁRIOS E BONITINHOS DESAPARECERAM DE SUAS SESSÕES DE TORTURA.
    TALVEZ NÃO TENHAM PERCEBIDO QUE OS 20% QUE SOBRARAM, E TINHAM INTERESSE, MELHORARAM O RENDIMENTO DAS SUAS AULAS. MAS TALVEZ NÃO FOSSE MESMO ESTE O OBJETIVO, O NEGÓCIO ERA SACANEAR, PARA ESTES CARAS A IDEOLOGIA DO VOCÊ TEM DE FAZER PORQUE ESTOU MANDANDO, JÁ ESTÁ POR DEMAIS INTROJETADO EM SUAS MENTES.E DEPOIS PORQUE PARA ELES ERA MUITO DIVERTIDO VER OS OUTROS SOFREREM E PASSAREM RAIVA.
    EU ,QUE ESPEREI ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO FUI PREMIADO, NEM CHEGUEI PERTO DAS MARAVILHOSAS AULAS DE “ARREBENTAR” DOS NOSSOS TORTURADORES…TINHA COISAS MELHORES E MAIS INTELIGENTES E CONDIZENTES COM MINHA ESCOLHA PROFISSIONAL PARA GASTAR MEU TEMPO NUMA UNIVERSIDADE.
    AS FACULDADES DEVEM SIM, OFERECER AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, GINÁSTICA E ETC DE FORMA F-A-C-U-L-T-A-T-I-V-A À AQUELES QUE REALMENTE SE INTERESSAM. COMO O FELIPE AI ACIMA.
    CHEGA DE RANÇO DE DITADURA

• sergiovisk:

Era mais facil você ter dito que era um nerd gordo e preguiçoso…

• laender:

Todos nós com o passar dos anos ficamos mais preguiçosos. Eu não considero a caminhada um exercício físico porque é algo que fazemos normalmente todo tempo. Correr, nadar, pedalar, musculação, é exercício. Aumentar o nível cardio-respiratório é que melhora a saúde do corpo. Devemos sempre fazer exercícios físicos mesmo com menos freqüência, devido à idade, ou mesmo devido ao ritmo de vida moderno. É vital para a nossa saúde.

• olo:

engordei 4kg no ultimo ano da faculdade
    mas sera q esses quilinhos n vem com a maturidade? entramos crianças saímos adultos, até pais.

• Lola:

É impressionante como a sociedade nos estressa.

• Plebeu:

Estou de acordo de haver educação física obrigatória na faculdade. Reparo que o tempo que não pratico desporto, acabo por estar no refeitório a comer uma sandes. :S

Sempre há actividades desportivas, mas normalmente é sempre reservado a quem tem o corpo físico bastante desenvolvido ou musculado, poeque quem não é assim, é posto de lado nessas actividades. 😐

• Joner Vonus Yantufucker:

Isso é uma grande verdade. Acho que essa pesquiza deveria ir alem, mostrar tambem o ganho de peso em alunos que cursam pós graduação após a conclusão do curso superior, esse índice dever crescer absurdamente.

Isso é verdade, e eu sinto falta de exercício físico… Difícil é arrumar tempo

Educação física no ensino superior ? Sou a favor , esporte sempre !!!