Uso de laptop é ligado a infertilidade masculina

Pode até ser que a ideia de ser pai não passe pela cabeça da maioria dos homens jovens, mas o seu comportamento pode influenciar na possibilidade de se tornarem pais mais frente na vida. O uso excessivo de laptops é considerado um dos comportamentos mais comprometedores, de acordo com Suzanne Kavic, da Universidade Loyola, de Chicago, Estados Unidos.
Segundo a professora do departamento de obstetrícia e ginecologia da Universidade, o uso de laptops, que se torna cada vez mais comum entre jovens, é perigoso para a fertilidade masculina. “O calor gerado por laptops pode dificultar a produção e desenvolvimento do esperma, fazendo com que o homem tenha dificuldade reprodutiva no futuro”, diz.
40% dos problemas de fertilidade são atribuídos aos homens. Outras causas de infertilidade masculina incluem infecções sexualmente transmissíveis, distúrbios hormonais, disfunção erétil e varicocela, condição que aumenta a temperatura dos testículos, matando ou deteriorando o esperma. “Medicamentos para depressão, pressão sanguínea e de algumas condições cardíacas podem diminuir a libido ou causar impotência”, afirma Kavic. Ela também faz um alerta: ”Os homens devem conversar com seus médicos para ver se a medicação é mesmo necessária, ou se é possível trocar para algum outro medicamento, com menos efeitos colaterais”.
Como proteger a fertilidade
Suzanne Kavic recomenda que laptops sejam colocados em mesas, para evitar o contato imediato com o corpo e prevenir os danos ao esperma. Confira outras dicas para manter a fertilidade:
- Evite o uso de banheiras
- Use cuecas samba-canção
- Evitar a ejaculação frequente – a recomendação é que se faça sexo apenas durante os dias de ovulação
- Praticar exercícios físicos moderadamente
- Evitar exercícios que possam causar calor ou trauma na região genital
- Ter uma alimentação saudável
- Tomar multivitamínicos
- Dormir oito horas por noite
- Restringir o consumo de café – no máximo duas xícaras por dia, e tomar bastante água
- Evitar fumar
- Evitar o uso de drogas e álcool
- Minimizar a exposição a toxinas
- Reduzir o stress
Além dessas dicas, Kavic também afirma que a visita anual a um médico é importante para se manter saudável. “Um exame físico anual combinado com um estilo de vida saudável facilitam para quando você quiser ser pai”, diz. [Science Daily]
2 comentários
“Evitar a ejaculação frequente – a recomendação é que se faça sexo apenas durante os dias de ovulação”
Sou médico, verifiquei a fonte “loyola medicine” e esta escrito isso mesmo, mas não possui referências de pesquisas que sustentem essa recomendação. (Que na minha opinião é recomendação errônea e possui potencial danoso ao casal).
Recomendar q se faça sexo apenas proximo a ovulção? Recomendo q vcs retirem essa recomendação, ao menos até encontrar fonte mais confiavel para confirma-la…
Obs: Se necessitarem de alguém para verificar as noticias referentes a saude humana antes de serem publicadas me coloco a disposição, sou médico, residente de psiquiatria e curioso.
Abraços
Habitualmente bebo pouco. Quando a passei a tentar beber mais aguá a líbido decresceu sensivelmente ?? Quando voltei a beber normalmente, desapareceu o efeito anterior ??