Usuários de drogas têm dificuldades em reconhecer emoções

Por , em 8.02.2011

Segundo cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, pessoas que abusam das drogas têm dificuldade em identificar emoções a partir de uma expressão facial.  O estudo analisou o reconhecimento de emoções básicas, como alegria, surpresa, raiva, tristeza, medo e aversão. Desses, raiva, aversão, medo e tristeza foram os que mais geraram dificuldades aos usuários.

Para realizar o estudo, os pesquisadores realizaram uma avaliação neuropsicológica (com avaliação cognitiva e emocional, além de testes de processamento) em 123 pessoas usuárias de diferentes tipos de drogas e 67 não-usuárias, todas com as mesmas características sociais e demográficas. O público alvo foi recrutado em dois projetos de reabilitação na província de Granada, e consumiam drogas como maconha, cocaína, heroína e ectasy.

O estudo revelou que 70% dos toxicodependentes apresentavam algum tipo de deterioração psicológica, independentemente do tipo de substância consumida. Os efeitos mais severos estavam relacionados à memória de curto prazo, mas a fluência, flexibilidade e planejamento também foram prejudicados. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Aline.:

    A colega Kati.
    Graças a Deus tu nunca irá usar…mas se lembre q o mundo esta totalmente dominado dessas malditas drogas,lembre-se q vc é mãe(ou vai ser)lembre-se…q vc tem famíliares!Sou viciada a 10 anos,cair fora???Não é simples assim querida,todo vício é difícil de se largar…assim como custumes.Com tanto tempo no meio desta desgraça sempre soube reconheçer meu erros e meus acertos.Sempre soube separar amor do ódio,sempre soube separar as minha dores com a felicidade abundante q meus famílares me proporcionam!Acho q quem tem dificuldade de reconhecer as coisas é vc,por não saber esticar a mão pra quem necessita de ajuda.

  • Mercia:

    Acho muito façil algumas pessoas falarem de um vicio, mas isso é uma doença e precisa ser cuidada, Sou viciada,e estou trabalhando com muita dificuldade para começar a pagar o meu tratamento.

  • Priscylla:

    drogas so traz desgraça, não somente para quem
    cheira , mas tbm p familia.
    Como o nome mesmo diz isso é uma Droga: não caia nessa!!!!

  • kati:

    Ao colega fabio alves : não usei e se DEus quiser nunca chegarei a usar ,prefiro usar meu tempo, minha vida e minha inteligência em outras coisas… ah como estudar e trabalhar,só p/citar alguns exemplos.

  • fabio alves:

    vcs que manda sair fora um dia ja provaram algum tipo de droga ,,,,faalr e muito facil eu kero ver vc ser um viciado e diser caiam fora.

  • Thiago:

    Diga não as drogas… A droga destrói …

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    E COMO SEMPRE AINDA VEM UMA MINORIAZINHA IDIOTA DEFENDER O USO DE DROGAS PUBLICAMENTE.
    ALIÁS, ALGUEM AQUI JÁ VIU ALGUMA MINORIA DEFENDER ALGO SALUTAR PARA SOCIEDADE, SE SIM RELATE, QUERO SABER.

  • kati:

    Eles tem dificuldade de reconhecer é tudo. Droga é lixo caia foraaaaa.

  • miqueias charles:

    O efeito tira as pessoas da realidade…

Deixe seu comentário!