Cientistas criam vacina para emagrecer

Por , em 10.07.2012

Manter o peso em limites saudáveis é um desafio neste mundo de abundância e sedentarismo, e mesmo quem faz dieta e pratica exercícios pode ter um metabolismo tão eficiente que ainda assim não perde peso.

Agora, uma vacina que foi testada com sucesso em ratos pode fazer a diferença. A vacina de somatostatina modificada faz com que o organismo crie anticorpos contra a somatostatina, um hormônio peptídico que inibe a ação do hormônio do crescimento (GH) e de um hormônio de fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1).

E como isto pode ajudar a perder peso? Estes dois hormônios causam o aumento do metabolismo e consequente perda de peso. A somatostatina, ao inibir a ação dos mesmos, promove o aumento do peso. Ao causar uma reação alérgica contra a somatostatina, aqueles dois hormônios podem agir, aumentando o metabolismo, o que vai causar a perda de peso. Em ratos, pelo menos, funciona.

O teste foi feito com dois grupos. Os dois receberam alimentação rica em gordura durante oito semanas antes do teste, ou seja, estavam obesos quando começou o teste. Um grupo de dez indivíduos recebeu a vacina no primeiro dia e no dia 22, e o outro grupo de dez indivíduos recebeu apenas uma solução salina. Quatro dias depois da vacinação, os ratos já apresentavam uma queda de 10% do peso em relação ao grupo de controle. No fim do estudo de seis semanas, a queda de 10% de peso se manteve, sem alterar os níveis normais dos hormônios.

O teste foi feito por Keith Haffer, da Braasch Biotech LLC, uma empresa da cidade de Garreston, Dacota do Sul, EUA, e testou as vacinas JH17 e JH18, sendo ambas consideradas eficazes. A vacina agora precisa passar por um teste que analise seus efeitos a longo prazo e a segurança de aplicar estas vacinas em seres humanos. [MedicalXpress, Science20, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Raphael Vieira:

    Só esqueceram de falar que estudos atuais demonstram uma grande correlação entre o IGF-I e o câncer.

    Será que é melhor morrer magro??

  • Dinho01:

    Quer dizer que ao invés de estimular os bons hábitos alimentares,o homem continua sua busca por poções mágicas que resolvem tudo sem esforço?!Via de regra,isso não dá certo.

  • Solemar Junior:

    pra engordar que é bom nada né….

  • Gargwlas Gargw Gargwlas:

    quem inventou isso vai ganhar dinheiro igual vender agua no deserto

  • Campoi:

    Tomara que lancem logo isso !

  • Paulode Luchesi Coelho:

    Muito interessante.
    Porém ainda cabe analisar 2 pontos:

    1 – Na aplicação da “vacina”, os ratos continuaram ingerindo gorduras ou tiveram suas dietas balanceadas?

    2 – Será que com o aumento do metabolismo não acarretará em maior vontade de comer?

Deixe seu comentário!