Valas comuns incrivelmente assustadoras com 80 esqueletos são descobertas na Grécia

Por , em 19.04.2016

Duas valas comuns foram descobertas na região de Falirikon Delta, no sul de Atenas, contendo os esqueletos de 80 homens jovens, muitos algemados nas mãos e pés.

Os esqueletos foram datados entre 675 e 650 aC.

Surpresa

Os túmulos estavam em um cemitério antigo na periferia de Atenas. Trabalhadores fizeram a descoberta enquanto preparavam as bases para a construção da nova Biblioteca Nacional da Grécia.

Agora, as autoridades locais vão lançar uma investigação para decidir se o local será mesmo usado para a construção, ou se será preservado.

Quem eram eles?

Quando as sepulturas foram descobertas, os pesquisadores encontraram os esqueletos todos alinhados, alguns de barriga para cima, outros para baixo.

Dos 80, 36 estavam algemados com ferro. Seus dentes estavam em boas condições, o que indica que os homens eram jovens e saudáveis.

Dois pequenos vasos decorativos colocados ao lado dos esqueletos permitiram que os cientistas datassem os restos com bastante precisão, por volta do meio-final do século 7 aC, um período de grande turbulência política na região.

Por enquanto, os arqueólogos estão trabalhando com a hipótese de que os homens mortos eram seguidores de Cylon, um grego antigo nobre que tentou assumir o controle da capital quase 3.000 anos atrás, mas não conseguiu.

valas esqueletos grecia (2)

História

Os homens foram, provavelmente, tomados como prisioneiros no momento de sua morte, o que dá peso à hipótese de que eram seguidores de Cylon.

Cylon liderou um golpe fracassado em Atenas nessa época, conforme foi relatado pelos historiadores gregos Heródoto e Tucídides. Enquanto Cylon pensava que daria um belo líder tirano, os atenienses não concordavam. Assim, ele teve que procurar auxílio na cidade vizinha de Megara.

Após a apreensão da Acrópole durante o Festival de Zeus em 632 aC, as coisas deram errado para Cylon, e enquanto ele conseguiu fugir com seu irmão, seus seguidores de Megara foram encurralados pelos atenienses, e forçados a refugiar-se no Templo de Atena. Eles permaneceram lá até ficarem sem comida, e finalmente precisarem enfrentar os nove arcontes – ou magistrados – de Atenas.

Megacles, o chefe arconte, prometeu que a vida dos jovens seria poupada, mas logo que eles deixaram o templo, foram condenados à morte.

Os 80 esqueletos recém-encontrados poderiam ser os restos daqueles jovens soldados, que até agora não tinham sido encontrados. [ScienceAlert]

3 comentários

  • Douglas Soares:

    Os restos são de 7 a.C. e os seguidores de Cylon foram mortos em 632 a.C.? Ficou meio estranho isso…

    • Cesar Grossmann:

      Século 7 AC.

  • Cesar Grossmann:

    Pelo jeito não dá para confiar nem nos presentes, nem nas promessas dos gregos antigos…

Deixe seu comentário!