Antigos gregos tinham uma arma secreta de guerra muito bizarra

Por , em 10.01.2016

Por essa você não esperava: os antigos gregos costumavam usar cobras como armas de projétil durante suas batalhas no mar.

E, por causa disso, uma espécie grega acaba de ser reencontrada na Sicília, na Itália.

Boa-lança

A equipe de pesquisa de Gianni Insacco, zoólogo e paleontólogo do Museu Cívico de História Natural de Milão, na Itália, redescobriu uma cobra provavelmente introduzida no país pelos gregos durante a guerra. Agora, os cientistas sabem que ela sobreviveu na Sicília, depois de não ter sido vista por quase 100 anos.

A espécie se chama oficialmente Eryx jaculus, é conhecida como boa-lança e foi encontrada em uma área de dunas de areia e bosques ao redor da cidade de Licata, na costa sul da ilha.

Os pesquisadores acreditam que a cobra foi trazida para a Sicília nos tempos antigos, quando a região era colonizada pelos gregos. A área onde o animal foi encontrado é próxima a dois locais de batalhas antigas, uma do século V aC e outra do século IV dC.

Toma essa cobra

De acordo com os cientistas, as cobras eram usadas pelos antigos gregos para “cultos religiosos ou rituais de guerra”.

“Os gregos costumavam usar cobras como projéteis, arremessando-as em navios inimigos antes de atacar, a fim de criar confusão e medo”, disse Insacco. “Em geral, eles usaram víboras que tiveram seu veneno removido. Alternativamente, eles usavam espécies semelhantes, como a boa-lança”.

Os cientistas descobriram seis indivíduos de boa-lança durante seu estudo, três vivos e três mortos como resultado de acidentes de trânsito.

antigos gregos arma cobra2

Eles acreditam que a cobra viveu na Sicília durante séculos, mas simplesmente passou despercebida por causa de seus hábitos noturnos, existência subterrânea e natureza muito evasiva.

A espécie também é encontrada na Grécia, sul dos Bálcãs, África do Norte e Oriente Médio. É pequena, com apenas 50 centímetros de comprimento, e alimenta-se de lagartos, ratos e caramujos. [BoingBoing, Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

Deixe seu comentário!