Veganismo pode salvar o mundo?

Por , em 19.04.2016

Em 2050, devemos ter uma população mundial de 9,7 bilhões de pessoas. Uma questão que tem preocupado muitos pesquisadores é: como vamos alimentar todas elas? Uma pesquisa conduziu centenas de simulações com diferentes cenários. O objetivo era descobrir em quais deles é possível alimentar toda essa gente sem aumentar a área mundial explorada pelo ser humano para plantações e criações.

Essas simulações incluíram fatores como melhora na tecnologia da agropecuária e tipos de alimentos produzidos. A pesquisa mostrou que a variável mais poderosa é o tipo de dieta da população mundial. Não importa o quanto melhoremos nossas técnicas na agropecuária, o tipo de alimentos que produzimos é o que faz a maior diferença nesses cenários.

Vegetais x carne

A pesquisa publicada na revista Nature Communications mostra que nos cenários em que todos no mundo consumiriam dieta vegana, 100% das variáveis testadas foram possíveis sem aumentar a área utilizada. Já os cenários que envolviam consumo de carne tiveram apenas 15% de sucesso.

Isso porque – entre pastos, plantações de grãos para ração animal e a área usada pelos próprios animais – precisamos de uma enorme área para a criação de animais para abate: quase o dobro da necessária para a plantação de grãos e vegetais para o consumo humano.

Mundo idealizado

O estudo tem um ponto fraco: não leva em conta o cenário político e econômico mundial. Nos cenários estudados, a comida sempre chegaria aos locais em que é necessária. Sabemos que a realidade é bem diferente, com abundância nos países ricos e escassez nos pobres.

O que a pesquisa quer mostrar, porém, é que é possível que tenhamos que mudar nossa dieta em breve, pelo bem do planeta e para que os outros possam comer também. [Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

10 comentários

  • Ademar Souza:

    Soylent Green is made out of people! Soylent Green is people! Uma solução viável e altamente ecológica! Tem que ser livre de prions!

    • Cesar Grossmann:

      Não é uma solução viável.

  • antoniovandre:

    Olá Grossmann. Poderia incluir o recurso de pesquisa de artigos por data de publicação? Assim poderei ler todo o conteúdo do Hypescience.

  • Ademar Souza:

    Controle populacional Redução drástica do desperdício Desenvolvimento de mais variedades transgênicas de alta eficiência. Educação e Ciência

  • Ademar Souza:

    O artigo citado NÃO afirma que o veganismo pode salvar o mundo. Ele é muito mais complexo do que esta matéria. Leiam os 2 últimos parágrafos

  • Cesar Grossmann:

    Em algumas ficções, a alimentação do futuro é retirada de algas e fungos. Talvez realmente seja por aí o caminho…

    • Marcelo Ribeiro:

      Em algumas eles comem Soylent. 🙂

  • Tibulace:

    Para salvar o mundo, deveríamos pagar BOLSA FILHO ÚNICO, vitalícia, mundial, a toda MULHER que só tenha UM filho.O 2° filho, CANCELA tudo.

    • Cesar Grossmann:

      Quer ver uma coisa que faz a mulher ter menos filhos? Educação e liberdade. Onde a mulher consegue controlar o próprio corpo (aborto, contraceptivos) e tem acesso a educação e emprego, a taxa de fecundidade cai bastante.

Deixe seu comentário!