Netuno pode ter engolido um planeta e roubado sua lua

Por , em 22.03.2010

Netuno pode não ser um planeta inofensivo como parece. De acordo com novas evidências, ele pode ter engolido um planeta maior do que a Terra, que andava inocentemente por perto do Sistema Solar, e, além de tudo, ter levado a lua do planeta derrotado como espólio de guerra.

A própria existência de Netuno era um mistério até alguns anos atrás. A nuvem de poeira que “deu a luz” aos planetas do sistema solar devia ter diminuído quanto mais se afastava do sol – então não se sabia ao certo como Saturno e Netuno eram planetas tão imensos, já que não havia material suficiente para construí-los.

Mas e se eles se formaram mais próximos do Sol? Eles poderiam ter nascido mais próximos e migrado para lugares mais afastados da estrela. De acordo com cálculos feitos por pesquisadores da Universidade Estadual do Arizona, isso teria deixado material suficiente para que um planeta do tamanho de duas Terras também pudesse ser formado.

Tritão, uma lua peculiar de Netuno, pode ter sido, um dia, o satélite dessa “Terra Dupla” – afinal ela é maior do que Plutão e se move na direção contrária à órbita de Netuno, sugerindo que ela pode ter sido “capturada” pelo planeta e não se originou assim.

Quanto à Terra Dupla, Netuno pode ter engolido o planeta. Isso explicaria por que ele irradia muito mais energia do que planetas próximos – é o calor restante do impacto.

Fonte: New Scientist

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 4,86 de 5)

16 comentários

  • Johnes César Gonçalves Batista:

    Possivelmente, este outro planeta poderia está tentando encontra uma orbita estável no tempo de formação do sistema solar, mas acabou se aproximando do seu vinho gigante gasoso e virou sua refeição, sobrando apenas a sua lua como sobrevivente!!!

  • Samantha:

    entao,quer diser que NETUNO pode ser um planeta assasino?SINISISISISISISISISISISTRO meu

  • Retrospectiva 2010: as 10 mais significativas notícias espaciais -Blog RioINFO:

    […] Isso pode explicar o misterioso calor que emana do planeta gelado e a órbita inversa da sua lua, Tritão. Falamos disso aqui. […]

  • Retrospectiva 2010: as 10 mais significativas notícias espaciais:

    […] misterioso calor que emana do planeta gelado e a órbita inversa da sua lua, Tritão. Falamos disso aqui. 5. Paraquedista tenta salto […]

  • Bill:

    î wtf?

    então, a Lua desse pobre planeta que foi sugado passou a girar em torno de Netuno? Eu tenho que dizer… OWNED!

  • FOquinhu:

    isso foi sexo mane mais igual no DBZ os dois se fundiram em fez de se fuderam =p ta aew teoria dahora

  • @MarkosLKT:

    eh, Tripé…. daqui a ‘BILiÕES’ de anos isso pode ser sim possível!

  • @MarkosLKT:

    Guloso!

  • Mariana Hor-MEYLL:

    foi feita uma tradução errada, o termo nao é ”engolido”, mas, ENGOLFADO.

  • Iverson:

    Ainda bem que isso é só uma teoria…

  • tripé:

    Foi engolido pelo nosso sol! Pode ter havido uma fusão. Nunca se sabe. Estilo, acho que é a andrómeda que daqui a uns biliões de anos se vai fundir com a via láctea.

  • julio:

    E onde está este outro sistema solar que deu origem ao outro planeta?

  • Rafael Giusti:

    É claro que é uma ideia muito imatura ainda, então posso estar falando bobagem, mas a teoria de um planeta migratório talvez fique mais interessante se for comprovada a hipótese da estrela Nemesis.

  • tripé:

    Ou se calhar até foi Neptuno a ser engolido, e que gerou o actual a que lhe chamaram de Neptuno. Isto é, pode o planetazito andar nas calmas na sua órbita e entretanto aparece o outro gigante na sua órbita que o engoliu. :p

  • Dauton:

    esse “planeta” que foi engolido por netuno.. pode ser de algum outro sistema e que, por estar muito longe do mesmo acabou se perdendo no espaço, e puxado pela força gravitacional de nossa estrela, consequentemente sendo sugado por netuninho vida.

    achei interessantissima a teoria

  • Rodrigo:

    Isso faz muito sentido, ele ainda esta “esfriando” mas a questão de um planeta perdido pelo sistema solar?
    isso é meio dificil pq os planetas orbitao em volta de estrelas pelos seu campo, a não ser que esse planeta fizesse parte desse sistema solar e girasse em volta do sol.

Deixe seu comentário!