Veja lançamento do protótipo do primeiro ônibus espacial da Índia

Por , em 23.05.2016

Na manhã desta segunda-feira (23), a Índia lançou seu primeiro protótipo de ônibus espacial, o RLV-TD. Essas belas imagens mostram o lançamento da pequena nave não-tripulada, que é um importante marco para a engenharia espacial do país.

Por enquanto foi apenas um teste, já que nem era esperado que a nave sobrevivesse ao pouso. O voo durou apenas 770 segundos (12,8 minutos). Cientistas da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, em inglês) afirmam que eles conseguiram guiar a nave em um pouso suave no Golfo da Bengala, a 450 quilômetros de distância do local de lançamento.

Confira o vídeo:

O protótipo tem apenas 6,7 metros de comprimento, mas alcançou 65 quilômetros de altitude e iniciou o retorno, com reentrada na atmosfera com cinco vezes a velocidade do som.

O objetivo do voo foi testar tecnologias críticas como navegação, orientação e controle autônomos; sistema de proteção termal e gerenciamento da missão de reentrada. A operação foi considerada um sucesso pela ISRO.

O RLV-TD foi desenvolvido nos últimos cinco anos, com investimento de US$14 milhões. Outros feitos impressionantes do programa espacial indiano foram enviar com sucesso um orbitador lunar (2008) e um orbitador de Marte (2013). Em 2016 o ISRO lançou o sétimo satélite do sistema de GPS regional, importante para que o país tenha independência tecnológica dos norte-americanos. [Gizmodo, ABC News]

onibus espacial india 4 onibus espacial india 3 onibus espacial india 2 onibus espacial india 5 onibus espacial india 9 onibus espacial india 8 onibus espacial india 7 onibus espacial india 6

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • João Carlos Agostini:

    Enquanto isso, 1 bilhão de reais são gastos para construir um estádio de futebol aqui no Brasil. Ou seja, 17 ônibus espaciais indianos.

Deixe seu comentário!