Ventilador de teto repele mosquitos

Por , em 14.07.2010

Se você vive em um lugar com temperaturas altas, deve estar cansado da batalha que é travada todo verão entre você e os mosquitos que circundam as casas, tiram nosso sangue e atrapalham nosso sono. Os repelentes de spray, creme ou de pastilha (as famosas “tomadinhas”), até são eficazes, mas são tóxicas e dão um trabalho danado.

Pois pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) têm uma excitante novidade para você: uma simples claraboia que permita ventilação, ou um ventilador de teto, pode ajudá-lo a se livrar dos insetos. Muito mais barato que o ar-condicionado (que pode, além disso, espalhar ácaros pelo ambiente e deixar toda uma equipe de trabalho gripada em apenas uma tarde), o ventilador te livra dos mosquitos por duas razões: a primeira, óbvia, é que lança correntes de vento sobre os insetos, atrapalhando suas abordagens aéreas sobre nossas peles. Além disso, ele espalha o dióxido de carbono que exalamos a cada respiração, o que é um dos principais componentes químicos que atraem os insetos.

Os cientistas de Michigan descobriram isso montando armadilhas para mosquitos e avaliando a atração do CO2 sobre eles. Quanto mais dióxido de carbono eles soltavam no ambiente, mais mosquitos eram atraídos. Portanto, se você estiver pensando em novas estratégias para combater os mosquitos no próximo verão, já sabe: ventilar seus aposentos é uma boa pedida. [The New York Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,50 de 5)

4 comentários

  • Renato Almeida:

    Usar o ventilador pra espantar mosquitos isso ai até minha avó ja sabia , eu sempre fiz isso em casa

  • Rogerio:

    Intuitivamente a gente já sabia, ok?

    O ideal seria invetar algo que convertesse o dióxido de carbono que exalamos em outro gás, inerte.

    Acho que até já existe, um aparato eletrônico, chamado ionizador de ar.

  • Richard Fontana:

    Os cientistas de Michigan-EUA descobriram algo que a maioria das pessoas que vivem em locais com infestação de insetos tipo mosquitos, já sabem a muito tempo.
    Além do que a ventilação, por meios naturais ou mecânicos – ventiladores, ar condicionado, etc. – impede o inseto de voar nas condições fisiológicas e de dinâmica que é natural a eles, e portanto neste caso, preferem ficar estáticos e posados em algum lugar. E com isto não atacam ninguem.
    Quem vive por exemplo no norte do Estado do Mato Grosso, onde a existência destes insetos é muito grande, estão cansados de saber desta característica.
    Enfim, nada de novo. Descobriram o óbvio.

  • Bovidino:

    Finalmente algo de útil.
    Parabéns a esses pesquisadores.

Deixe seu comentário!