Verdades e mentiras sobre a ação do petróleo na saúde das pessoas

Por , em 4.05.2010

O vazamento de petróleo no Golfo do México, no último dia 20, despertou a preocupação dos ambientalistas devido à ameaça que o derramamento representa para os ecossistemas marinhos.

Os humanos, contudo, nada tem a temer em relação ao óleo que está se espalhando pelo mar e atingindo a costa do estado de Louisiana (EUA). É o que afirma um professor universitário de New Orleans, maior cidade desse estado.

O óleo, ao que tudo indica, tem como maior ameaça a possibilidade de causar assaduras em caso de contato com a pele das pessoas. Os demais malefícios à saúde atribuídos ao petróleo são apenas mitos.

Derramado no mar, o petróleo separa-se no componente volátil, que evapora, e o líquido, que se espalha no oceano. Do componente volátil, os habitantes temem uma substância química que pode provocar um câncer, mas ele existe em quantidades tão pequenas que pode ser desprezado. Além disso, o olfato humano é capaz de sentir estes cheiros no ar muito antes que a quantidade seja nociva. Os componentes inflamáveis também evaporam, não representando também nenhum risco de explosão ou incêndio.

Quanto ao componente sólido, que é fotografado por câmeras panorâmicas em forma de manchas espalhadas no mar, também não há problema além da possibilidade de assaduras quando há contato com a pele nua. A substância viscosa que compõe o petróleo não é mais tóxica do que qualquer cosmético, e não haveria mal em ingeri-la.

Falando de ingestão, as pessoas também se perguntam se há algum risco em comer peixes ou outros frutos do mar contaminados. E a resposta mais uma vez é não, embora as carnes fiquem com o gosto do óleo. Com isso, apesar de não haver dano à saúde dos consumidores, o comércio de frutos do mar sofre um abalo.

As medidas de isolamento do óleo do litoral, portanto, tem como maior função preservar a qualidade dos frutos do mar que se consomem. Afora isso, o maior dos males do derramamento é mesmo o prejuízo de milhões de dólares das companhias petrolíferas.
[Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

19 comentários

  • beatriz araujo:

    os derivados do petroleo faz mal a saude ? por que ?

  • beatriz araujo:

    os derivados do petroleo faz mal a saude ?

  • Poto:

    Caram quanto foi que a BP te pagou pra escrever essa notícia?

  • Nei:

    Haja petróleo heim? Nem que tivesse uns 5 desses vazando ia dar conta dessa profecia.

    O efeitos realmente nocivos do petróleo sobre os seres vivos são físicos. A ave que tem as penas impregnadas de petróleo não consegue voar e morre de fome. O petróleo sobre o mar barra a passagem de luz e impede a fotossítese do fitoplâncton, desequilibrando a base da cadeia alimentar.

  • humberto:

    se o petroleo chegar a uma corrente maritima q esta perto do golfo, a coisa vai espalhar pelo mundo inteiro, podendo até causar fome em varios paises… (com acidente como esse e nao sendo tao religioso) me lembro de uma passagem na biblia q dizia q a terca parte do mar morreria! ( ou algo assim).

  • Adriano C.:

    Desculpa os defensores do petroleo atoxico, mas porque nao vao la tomar um banho de mar na florida, dao uma olhada em como a vida marinha esta indo na regiao com este evento e depois vem dar uma de papagaio repetindo o que a midia nos diz?

  • Nei:

    Que eu saiba os derivados do petroleo é que são tóxicos, pois neles são concentrados os componentes nocivos, como os compostos aromáticos, por exemplo.

  • thiago da silva:

    Mais que bestera e essa ?
    Todos nos sabemos que esse petrolio tem toxicos mais fortes do que o petrolio normal utilizado.
    Esse petrolio vem vindo para toda a regiao da florida, contaminando toda avida aguatica. sem nada para parar ou contela. sabemos que se isso continuar, desse geito em 18 messes todo o mar tera sido contaminado. matando centenas de vidas marinhas, ja visto pelos cientistas Americanos e Brasileiros, mais pribido de ser divulgado pelo mandado do presidente dos USA. Baraque Obama. temando a queda de uma economia no pais, o que traria uma grande tragedia Americana, na economia,
    mais essa informacao ja tem sido passada para todos que interesao. que deveria ser todos

  • Adriano C.:

    Se fosse o Brasil derramando óleo no mar, tiravam até o Lula do governo.

    Como são os EUA, minimizam os prejuízos.

    E assim o mundo segue…

  • paulo Stéffano:

    Cada vez que acontecer alguma merda vai ter alguem que diz “vai estar tudo bem”, o dia que tiver uma guerra nuclear vai aparecer um cara dizendo as “cinzas atomica não fazem mal algum!”

  • BrunoRC:

    Lendo esse artigo a primeira impressão que nos passa é que não há por que se preocupar com este vazamento, mas e o abalo ecológico, é enorme!!!

  • CLAUDIO:

    POIS É……..PELO COMENTÁRIO DE ALGUNS , SABE-SE QUEM VOTOU NO LULA.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    Como o cara falou, os componente ruins evaporam, o que não se pode dizer no caso dos derivados… e muito menos o artigo diz que podemos comer… diz que não há dano a saúde… e mais, os peixes que comem o petróleo, certamente morrem e como todos sabemos… peixes colhidos mortos no rio ou mar não devem ser consumidos…

  • Ezio José:

    Parece-me que a matéria não se refere à óleo diesel, um produto derivado do petróleo. O óleo diesel faz mal a saúde assim como a gasolina, o etanol, a nafta, o GLP. As fezes também faz mal saúde, mesmo sendo um derivado dos alimentos saudáveis.

  • CLAUDIO:

    POIS É , AS AVES MARINHAS TAMBEM ADORAM FICAREM COM SUAS PENAS BANHADAS DE PETRÓLEO , OS PEIXES ENTÃO , SABOREIAM GULOSAMENTE , POIS PARA ELES É VITAMINA . AGORA…PARA O SER HUMANO , SÓ UMAS ASSADURINHAS E PREJUIZOS PELO VAZAMENTO , O RESTO QUE SE …….” DANE” É TUDO MITO..

    DA OU NÃO VONTADE DE MANDAR ESTE ARTIGO PARA AQUELE LUGAR
    COM UNS BELOS PALAVRÕES JUNTOS.

  • Robson:

    Não faz ao ser humano, então ta tudo ótimo. todo o resto!

  • Cássio Corteze:

    Boa Rodrigo!

    O problema não é o mal que causa às pessoas, e sim às demais formas de vida da região. Não podemos encobrir a responsabilidade nossa sobre espécies ali presentes…

  • Rodrigo:

    que bom que o oleo não faz mal algum a saude
    e pode ser ingerido, sem problemas
    vo começar a tomar oleo diesel no café da manha!

  • JUMENTO:

    Cosmetico?
    Ah, agora sim faz sentido… as aves querem se embelezar e os ecologistas ficam limpando uma a uma. Poxa, as pelicanas ficariam bem mais exoticas…!!!

    Achei que só no Brasil existisse “ótimos” professores que confundem Jesus com Genésio.

Deixe seu comentário!