Verme bizarro possui 60 olhos

Por , em 26.07.2012

Cientistas encontraram uma nova espécie de platelminto, um verme de 12 milímetros de comprimento e 60 olhos, na aérea “mais documentada do planeta”: Cambridge, no Reino Unido.

Os platelmintos são conhecidos popularmente como “vermes”. Pertencentes ao filo Platyhelminthes, esses animais têm corpo achatado porque não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos, e algumas espécies parasitam outros animais (um dos mais famosos platelmintos é a tênia, que parasita o ser humano).

O chefe-executivo do grupo Wildlife Trust, Brian Eversham, foi quem descobriu o que os especialistas acreditam ser uma espécie nova de verme, ainda não documentada.

“Eu estava tirando fotos da vida selvagem numa manhã de domingo e vi este bonito verme. A Grã-Bretanha é um dos melhores países para documentar a vida selvagem, então é muito raro encontrar uma espécie que nunca tenha sido documentada antes”, comenta Eversham.

Os cientistas que analisaram o invertebrado acreditam que ele é um parente próximo de uma espécie encontrada na Irlanda do Norte, chamada de Kontikia andersoni. O biólogo Hugh Jones, do Museu de História Natural do Reino Unido, também disse que tinha visto apenas um exemplo de verme semelhante a esse, um espécime descoberto na Holanda em abril.[DailyMail, TodaBiologia]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

2 comentários

  • Genioso Irreligioso:

    “Verme bizarro possui 60 olhos ”

    Isso é relativo: pro verme; bizarro poderia ser terem apenas dois 😉

  • Pati S.:

    Acredito que esse título esteja errada, pois platelmintos não possuem olhos, mas sim estruturas foto-receptoras não capazes de formar imagens, apenas perceber a luz.

Deixe seu comentário!