Um cisne pode matar um homem?

O americano Anthony Hensley, de 37 anos, trabalhava em uma empresa que retirava gansos de propriedades particulares. Alguns dias atrás, pela manhã, ele remava em um caiaque em um lago de um condomínio privado, em Chicago, quando foi subitamente atacado por cisnes.

Uma das aves subiu no caiaque, virou o barco e lançou o funcionário na água. Anthony tentou nadar até a margem, mas os cisnes bloquearam seus movimentos e impediram que saísse da água. O desfecho trágico: o pai de dois filhos acabou morrendo afogado no local.

Os especialistas ainda estão intrigados sobre como isso pode ter acontecido. Como é que aves atacam uma pessoa dessa maneira? Uma das respostas está na espécie: o cisne-branco (Cygnus olor) já é notório pela reação violenta quando está protegendo o ninho.

Como o período de construção dos ninhos para armazenar os ovos de cisnes é justamente na primavera (abril a junho, no hemisfério norte), o mais provável é que Hensley tenha avançado com seu caiaque perigosamente próximo de um ninho, e sofreu uma represália imediata.

Não se trata de um animal pequeno. O cisne-branco pode pesar mais de 13 quilos e sua envergadura de asa pode ultrapassar os 2,4 metros. Já houve registros semelhantes de cisnes atacando seres humanos na história, mas não deixa de ser um acontecimento muito raro.

Apesar disso, os cientistas desfazem alguns mitos. Um cisne não é forte o suficiente para quebrar uma perna ou um braço, por exemplo, e não pode matar uma pessoa simplesmente com os próprios golpes.

O caso de Hensley foi uma infelicidade, já que ele se afogou. Se estivesse em terra, certamente não seria morto pelas aves. Mas fique esperto: jamais podemos esperar que os cisnes deixem de defender seus ninhos quando se sentem ameaçados. [BBC]

Por: Stephanie D’OrnelasEm: 23.04.2012 | Em Bizarro, Principal  | Tags: , , ,  
Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

16 respostas para “Um cisne pode matar um homem?”

  1. Meu avô tem um sitio, e eu fui criador de diversas aves, Na agua entendo um homem ter se afogado, mesmo sem cisnes sempre acontece, agora ser humano apanhar de gansos, cisnes ou perus, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a pessoa tem que ser muito mole, até uma mulher delicada, em terra firme, vence uma ave, eu criava essas aves, e digo: nunca elas terão força contra um ser humano, com um chute ou soco bem servido o animal já correria da briga, até mesmo um cão levando um chute bem forte nas pernas não aquentaria, a não ser um de raça muito violenta.

  2. Ano passado fui atacado por um ganso. E que ataque! Fiquei impressionado com a investida do bicho – sou relativamente grande, mais na investida, o animal também fica enorme, todo esticado na vertical –, não se intimidou com o meu tamanho e veio feroz, com toda a carga. Observação, não estava na mata, isso ocorreu na cidade, no quintal de uma casa. Encurralado, sem ter por onde fugir, fui salvo pela dona do bicho, que o chamou pelo nome e ele obedeceu, como se fosse um cão de guarda (sorte dele, porque eu já estava ensaiando um golpe de karate). Eu que nunca tive medo de cachorro, lobo ou cobra, passei a ter mais respeito com esse bicho.

  3. Como o ser humano é sínico, na colocação da jornalista, nós humanos matamos quase tudo que passou pela frente, de ambientes e seres, quando cisnes reage para se defender, é um absurdo? se aprendêssemos com os animais esse mundo seria lindo.

  4. Alguns detalhes;
    Ele foi se aventurar num território selvagem sem estudar o que encontraria pela frente. Ou…sabia do que havia no local e não se protegeu.

    Vai andar pela mata? Há possibilidade de encontrar animais selvagens? Não seja estupido, leve uma arma branca ou de fogo.
    Se não fizer isto, vai se tornar estatística de obtuario.

    Se tiver não quer correr o risco de matar um bicho então:
    NÃO VÁ À MATA, ASSISTA DISCOVERY ou MORRA EM NOME DE UM CISNE ESTUPIDO.

  5. Essas aves são muito “encarnadas”. Quando elas resolvem implicar, não param de perseguir enquanto tiverem te vendo. Isso vale pra pato, marreco, ganço… Quando criança morava no interior e a moda Chico-Bento furtava goiabas do pátio duma velha rabugenta com meus amigos e havia no pátio um ganço que era o nosso terror, enorme, que por aqui chamam o Ganço-Sinaleiro. Demos até nome ao guardião das goiabeiras: “Capitão”. Driblar o Capitão era nossa cina e nosso divertimento em busca das frutas, posso dizer que ele era mais obstinado e furioso que muito cão-de-guarda que tem por aí. 🙂

    • Já tem filme de pássaros assassinos, mas geralmente o bicho preferido é aranhas, deve ser o animal mais abundante em filmes, e geralmente agigantadas. Crocodilos e Tubarões devem disputar o segundo lugar.

    • Tô ligado, se chama “Os pássaros” de Alfred Hitchcock onde pássaros de várias espécies atacavam pessoas de uma pequena cidade na califórnia furando olho, tirando sangue e etc… Só que no meio dos ataques não tinha cisne, vai ver é porque o cisne é uma ave que representa o amor, bom… para mim o filme mais hilário de animais assassinos é ” O grande búfalo branco” onde o filme usa duas figuras lendárias do oeste americano Horse e Wild Bill Hickok para lutarem contra um búfalo do mal, he he!!

  6. Qualquer animal que sentir que seus filhos (filhotes) estejam ameaçados irão defendê-los à qualquer custo.

    Não me surpreendo que possa ter sido realmente o caso desse afogamento.

    Infelizmente a vítima estava no local errado, na hora errada…

Deixe uma resposta