Vespas são capazes de reconhecer faces de suas companheiras de espécie

Por , em 26.12.2011

Cientistas descobriram que uma espécie de vespa tem a capacidade de reconhecer os rostos uma das outras. Os pesquisadores já sabiam que vespas Polistes fuscatus podiam distinguir os indivíduos de sua colônia reconhecendo marcas faciais. Em um novo estudo, eles descobriram que a espécie, também conhecida como vespa-de-papel, identifica rostos mais rápido e com mais precisão do que outros tipos de imagem.

Essa foi a primeira vez que pesquisadores descobriram esse tipo de habilidade humana em um inseto.

Em uma única colônia de Polistes fuscatus, muitas vezes há vários grupos de vespas liderados por rainhas. Constantemente lutando entre si, as rainhas criam uma estrutura de poder na colônia, determinando a distribuição de alimentos, as atribuições de trabalho e privilégios reprodutivos.

Cada vespa tem marcas distintas em sua face e abdômen. Elas são tão diferentes quanto flocos de neve. Reconhecer essas diferenças é importante para manter o funcionamento da sociedade desses insetos.

Em 2002, um estudo descobriu que as vespas usam as marcas faciais para identificar os indivíduos e classificar os outros. Uma vespa teve marcas amarelas pintadas em si pelos pesquisadores e sofreu agressões de amigos de sua colônia, embora não fosse uma invasora. As vespas não podiam reconhecer o inseto pela aparência e não tinham certeza se ele representava ou não uma ameaça. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Eu:

    eu conheço a maria a penúltima ali oh

  • DAVE JONES:

    incrivel, oque a ciência não descobre, rsrsrrsrsrsrs, otima materia, gostei muito!

  • karlloz:

    Agora você já sabe! Só pode mexer com vespas de mascara.

  • JANE JACK:

    É verdade, concordo plenamente com o Jasiel, outro dia eu estava no quintal de casa e avistei umas vespas, comecei a matar tudo, no outro dia saindo para dar uma volta uma fila de vespas na frente de casa e para ajudar elas trouxeram seu batalhão para me pegar sai correndo e elas foram atras de mim, e eu pedindo socorro, socorro e ninguem me ouvia. Ai q desespero, assim que uma vespa gigante me agarrou com suas presas eu acordei … Ufa! Que susto eu tomei, eu estava ate acreditando nisso kkk

Deixe seu comentário!