Por que baratas estão ficando cada vez maiores?

Por , em 3.11.2010

Olhando para o passado, você percebe que muitos insetos são pequenos em comparação com seus ancestrais. Mas todo mundo que já passou por uma infestação de baratas sabe: as maiores que existem estão vivas hoje.

E os cientistas sempre se perguntaram por quê. Muitos insetos crescem quando o ar ao seu redor é mais rico em oxigênio. Isso porque eles respiram através da pele, usando uma série de tubos traqueais. Quando os níveis de oxigênio aumentam, os tubos podem se estreitar, mas ainda fornecem oxigênio o suficiente para dar aos insetos bastante potência.

A concentração de oxigênio na Terra tem variado ao longo da história, da mesma forma que o tamanho de muitos insetos. Algumas libélulas fossilizadas têm envergaduras de até 71,1 centímetros. Hoje, os níveis mais baixos de oxigênio garantem que elas não fiquem tão grandes porque os seus tubos traqueais teriam que se tornar insustentavelmente grandes a fim de fornecer oxigênio suficiente.

Então porque o contrário aconteceu com as baratas? Por que elas são maiores agora? Um novo estudo constatou que elas não têm um impulso de crescimento a partir da grande quantidade de oxigênio de ambientes como aqueles encontrados milhões de anos atrás. Em vez disso, as baratas conseguem oxigênio extra tirando-o de seus órgãos respiratórios e redirecionando sua energia para outros tecidos vitais.

O interesse principal dos pesquisadores era definir como os níveis de oxigênio teriam influenciado a evolução dos insetos. Para isso, eles estudaram baratas, libélulas, gafanhotos, larvas de farinha, besouros e outros insetos sob diferentes níveis de oxigênio, que variavam de 12% do ar (os mais baixos níveis de oxigênio na Terra) a 40% (um pouco mais do que os níveis mais altos de oxigênio registrados). Atualmente, o ar que respiramos é cerca de 21% de oxigênio.

A maioria dos insetos cresceu mais rapidamente nas percentagens mais elevadas de oxigênio, incluindo as libélulas, que tinham de ser diariamente alimentadas à mão para sobreviver. Mas as baratas foram os diferentes. Elas não cresceram mais, e levaram duas vezes mais tempo para se desenvolver à idade adulta.

Assim, os pesquisadores perceberam que os tubos eram menores nas baratas quando o oxigênio era abundante. Isso sugere que, ao contrário de outros insetos, as baratas desviam seus recursos em torno de resposta aos níveis de oxigênio. Ao diminuir o crescimento dos tubos traqueais, as baratas são capazes de reservar energia para outros tecidos envolvidos com processos como a digestão e a reprodução.

Como um próximo passo, os pesquisadores querem examinar os tubos traqueais de insetos fossilizados para determinar se o seu tamanho revela os níveis de oxigênio no passado. Tem havido uma série de hipóteses sobre o impacto do oxigênio na evolução dos animais, mas poucos estudos as têm testado, que é o que os cientistas desejam fazer. [LiveScience]

• Eduardo Morais:

Do ponto de vista de seleção artificial, as baratas (urbanas) devem ficar cada vez menores, penso eu.

• Eduardo Morais:

Alguém leu o estudo para ver se essa variável foi tratada?

• Laila:

Credo, agora mais essa. Além de sujas, nojentas, agora elas estão ficando maiores! Ui

• MARUF:

caramba, espetinho de barata, com barata gigante, crocante por fora e melecado por dentro. Prefiro ficar gordo de comer batatas fritas.

• Milena Karla:

AHHHHH!!!!! Que medo! Que nojo! Imagine só uma barata do tamanho do mouse que você tá segurando agora!!
    E pior: Imagine uma barata do tamanho de uma impressora voando pela sua casa!!! Vai ter que matar com faca porque os inseticidas não vão dar conta!!! Para tudo: Vamos ter que criar um cemitério pra baratas pq não vai mais dar pra jogar elas no vaso e dar descarga!!! kkkkkkk É VERDADE!!! SOCOOORROOOO!!!

• Ronaldo:

Eu já vi uma barata maior do que um mouse de PC.
      Barata d’agua que dá em bananeira aqui em Manaus.

ai, q nojo!
    duvido q minha mãe iria pra china sabendo q as pessoas comem baratas lá!
    espero q eu more nun local com muito, mas muito oxigenio!

• Eduardo Amaral:

Vitor / 4.12.2010
    putz quando eu olhei pra imagem daquela baratona meu corpo inteiro arrepiou

Boiola? Tu?

• Val Brand:

Ao contrário daquilo que as pessoas imaginam, as baratas são criaturinhas dóceis e tímidas. Elas não picam e não mordem, não existe nenhuma notícia de alguém que tenha sido internado às presssas devido ao ataque de uma barata.
    Na China, espetinhos de baratas são (vendidos) nas ruas… Dizem que é uma delícia!!!

putz quando eu olhei pra imagem daquela baratona meu corpo inteiro arrepiou

• Diogo:

se houver uma bomba nuclear esses bichos vão crescer e dominar o mundo 😀

não só as baratas mais também outros animais estão crescendo

• Joner Vonus Yantufucker:

Vixe, em marte essas baratas teriam o tamanho de um tatu.