Vídeo: cachorros podem tocar pianos?

Por , em 15.03.2012

Uma mulher francesa, tocadora de ocarina (instrumento de sopro semelhante a uma pequena flauta), publicou um impressionante vídeo no youtube. Dois cachorros, da raça golden retriever, são colocados lado a lado em frente às teclas de um piano. Quando a mulher executa uma pequena melodia na flautinha, eles são capazes de acompanhar as notas no piano, cada cachorro com suas notas. Juntos, os três conduzem a canção com sucesso. Mas será possível que cães tenham inteligência musical?

Um psicólogo e zoólogo da Universidade do Wisconsin (em Madison, nos EUA), Charles Snowdon, pede que não haja tanto alarde. Provavelmente, os cães memorizaram que devem reagir a determinadas notas musicais com o ato de apertar cada tecla.

O que não significa, obrigatoriamente, que eles tenham consciência da melodia em si. Dessa forma, o que se vê no vídeo não passaria de um reflexo entre audição e a reação a seu estímulo.

No entanto, não há certeza. O mesmo psicólogo afirma que talvez os animais sejam neurologicamente programados para ouvir e interpretar sons musicais, ainda que o mecanismo para isso não seja exatamente igual ao dos seres humanos. Esta seria uma outra possibilidade. Sobre o sentido da audição em animais, ainda temos muito a descobrir. [Life’sLittleMysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Frangobaldo:

    Bem, os frangos tem inteligência musical superior à muitos “cantores” de arrocha, funk, pagode…

  • ivanrw:

    Se prestar atenção, vai perceber que o cão a direita se antecipa a mulher, provavelmente ele foi treinado a pressionar as teclas na ordem da música, o que não tira o mérito da treinadora, que soube explorar a excelente capacidade auditiva dos cães. Mas acredito que não exista “inteligencia musical” por parte dos cães, não como nos humanos.

  • Wesley:

    Porque não teriam? achar que nós seres humanos somos os unicos com capacidade pra isso é muita arrogancia. Esses cães, pelo menos sabem diferenciar notas musicais, coisa que eu e muitas pessoas, não chegam nem perto de fazer

Deixe seu comentário!