Vídeo: carro robótico ultrapassa os 190 km/h

Por , em 14.08.2012

Com um desempenho digno de motoristas profissionais, Shelly, um simpático Audi TTS equipado com piloto automático, conseguiu recentemente atingir a velocidade de 190 km/h e terminou o percurso Thunderhill Raceway (EUA) em menos de dois minutos e meio.

Os bons resultados (embora não cheguem a ser um recorde) mostram que a programação do piloto automático está no caminho certo. Levando em conta a ciência por trás da direção (especialmente em alta velocidade), dizer a um robô quando acelerar, virar o volante e frear não é tão simples como parece.

No futuro não tão próximo, esse tipo de tecnologia poderá ser usada para criar carros que se guiam de modo autônomo, mais seguro. Em menos tempo, talvez permita o desenvolvimento de “copilotos” para ajudar o motorista em situações complicadas, como quando a pista está escorregadia.

O próximo passo da equipe (que une membros do Laboratório de Design Dinâmico da Universidade de Stanford, nos EUA, e do Laboratório de Pesquisa em Eletrônica da Volkswagen) será colocar dois pilotos profissionais para percorrer a Thunderhill Raceway enquanto são monitorados por sensores. Dessa forma, será possível avaliar quais manobras exigem raciocínio mais intenso do motorista. Os dados serão incorporados a um veículo equipado com sensores similares aos de Shelly.

“Nós temos que saber o que os melhores pilotos fazem que os torna tão bem sucedidos”, explica Chris Gerdes, do Laboratório de Design Dinâmico. “Se pudermos somar isso com os dados dinâmicos do veículo, podemos usar melhor as capacidades do carro”.

Será que algum dia teremos taxistas-robôs?[MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!