Uma assistente de pesquisa da CIRCE, entidade de conservação, pesquisa e educação sobre cetáceos baseada na Espanha, conseguiu registrar um fenômeno muito raro na natureza: uma baleia-comum dando saltos incríveis na água bem na sua frente.
Existem muitas espécies de baleias, mas a baleia-comum (também chamada de baleia-fin, ou Balaenoptera physalus) é a segunda maior criatura do nosso planeta, atrás apenas da baleia-azul.
Quando você considera que ela precisa tirar 27 metros de corpo para fora da água, arremessando suas mais de 80 toneladas para o ar, não tem como assistir esse espetáculo sem espanto e admiração.
“É um comportamento muito raro”, diz Alisa Schulman-Janiger, pesquisadora da Sociedade Americana de Cetáceos. “É dificilmente observado e ainda mais dificilmente capturado em câmera. Se acontecer de uma baleia-comum dar um salto, quais são as chances de você estar pronto com uma câmera?”, sugere.
Apesar de seu tamanho absurdo, a baleia-comum é uma das mais rápidas do mundo: pode chegar a velocidades de cruzeiro de 37 km/h com rajadas de até 46 km/h. A baleia-sei, também chamada de baleia-glacial, pode vencer a baleia-comum se elas estiverem competindo numa espécie de corrida de 100 metros do fundo do mar, já que a sei consegue atingir velocidades de até 64 km/h em rajadas curtas – no entanto, não pode ultrapassar a baleia-comum em velocidade de cruzeiro. [io9, TheDodo]