Vídeo: tempestade solar de fim de ano

Por , em 16.01.2012

O Sol fechou 2011 com uma grande atividade, e uma espaçonave da NASA conseguiu capturar o evento.

A nave Observatório de Dinâmicas Solares (SDO) gravou a estrela com suas dúzias de tempestades, durante um período de 36 horas, entre 29 e 30 de dezembro. O incrível vídeo, gravado em intensas luzes ultravioletas, mostra grandes quantidades de plasma e flashes de radiação saindo da superfície solar.

“Forças magnéticas estavam se debatendo violentamente entre si, criando uma atividade frenética”, afirmam os pesquisadores do SDO. “Ao analisarmos uma imagem a cada dois minutos, o nível de detalhes que conseguimos observar é incrível”.

A recente conturbação não produziu nenhuma tempestade gigantesca. A mais poderosa desse momento, por exemplo, foi qualificada como “M”, uma categoria mediana no sistema de classificação dos cientistas (“C” são as fracas e “X” as mais fortes).

Um lampejo de nível médio é visível como um flash de luz branca, na metade do vídeo. Em seguida há uma ejeção de massa coronal (EMC) – uma nuvem gigante de plasma solar que pode viajar no espaço a cinco milhões de quilômetros por hora.

EMCs que atingem a Terra podem provocar problemas, como interrupções temporárias em sinais de GPS, comunicações e estações de energia. Mas as do fim do ano não parecem ter causado nada sério.

Não é estranho que o Sol tenha terminado o ano desse modo, já que 2011 foi um ano muito ativo.

Após permanecer estranhamente quieta entre 2005 e 2010, a estrela voltou à vida no ano passado, liberando muitas EMCs. Em 14 de fevereiro, por exemplo, o Sol liberou uma nuvem de nível 2.2X, a mais intensa em quatro anos. Em 9 de agosto, a estrela liberou uma de magnitude 6.9X. No total, foram oito tempestades de nível X em 2011.

Muitos especialistas esperam que a atividade vá continuar durante este ano. O Sol tem ciclos de 11 anos, e os cientistas acreditam que o pico dessa atividade será em 2013. [Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

17 comentários

  • Vilmar:

    Eu tenho muitas dúvidas e terorias.
    Sou leigo e não tenho estudo suficiente para responder, mas sim para questionar.
    Como que é explicado o Sol, no espaço não tem oxigênio, como ele tem um potencial de calor (fogo), aqui não tendo oxigênio não se pode ter fogo e lá no espaço como pode se explicar isso? Tenho muitas dúvidas que precisam ser explicadas, existem muitas teorias.

    • Marcelo Rodrigues da Silva:

      Fogo é modo de dizer. O Sol se mantém graças às reações nucleares em seu interior.

  • carlos manuel da silva simoes:

    O mundo só acaba para quem morre, o que dizem para além de isso, para mim não passa de uma treta de todo o tamanho,
    logo tenham medo, porque o tempo dos papões já eram.

  • eli:

    Cara só quero entender porque o filme de 2012 fala exatamente de explosões do sol,neutrinos viajando para terra,fazendo essas catástrofes que os maias falavam,e agora essas atividades do sol,mas o filme fala de 21/12/2012 e os cientistas,disseram 2013, 9 dias de diferença é meio estranho vocês não acham? será que essa historia 2012 é real?

    • Capitão Caverna:

      Essas atividades do Sol sempre acontecem, é um ciclo.
      Amigo o mundo não acabou em 2000…2011 e não vai acabar em 2012, muito menos em 2013.
      Acreditar em fim do mundo em 2012 é o mesmo qe ter medo de Bicho Papão.
      #VOLTAGLAUCO

    • robertosarau:

      Vai se acabar, sim. Tudo que vive tem fim. Uma pessoa morre… pronto! acabou para ela. Paremos de ser egoístas; Se a espécie humana sumir da Terra, outra espécie vai surgir como dominadora. Faço minha parte para me manter neste mundoo com uma vida sustentável. E os outros? Será que conseguiremos sobreviver até conseguirmos outro planeta para continuar a espécie humana?

    • Capitão Caverna:

      Mais é claro qe vai acabar, mais não vai ser em 2012 ou 2013 como o amigo aí disse.

    • Gabriel Gomes:

      Desculpe minha pergunta , mas você é o dono da Verdade ? Bem , concorda comigo que o Ultimo Ciclo solar enfraqueceu a camada de Ozônio , Atmosfera e etc ? Esse auge do Sol pode sim colocar o fim em toda vida na terra , e os Maias nao preveram o Fim do Mundo , e sim a chegada de um Deus em 21/12/12 . E nem eu e nem você vamos saber como e quando o Mundo vai acabar . O Universo é lindo , mas ao mesmo tempo Perigoso.

    • Giovana Pereira da Silva:

      Olha mas se for verdade mesmo quer dizer muitas pessoas acreditam

    • Cesar:

      O filme 2012 tem muito pouco de ciência. Por exemplo, agora, neste segundo, bilhões de neutrinos vindos do Sol atravessaram a unha do teu polegar direito. Imagine quantos neutrinos atravessaram o teu corpo neste mesmo segundo. A tua casa. O quarteirão da tua casa. O teu bairro. A cidade. O Brasil inteiro. O próprio planeta Terra. A quantidade é imensa, praticamente inimaginável. Mas você notou alguma coisa?

    • Jonatas:

      Nem me fale. Cito dois filmes que foram um atentado ao bom senso de ciências: 2012 e O dia depois de amanhã.

    • Danilo M.:

      concordo,2012 fala sobre neutrinos desencadeando uma reçaõ física pra se ter uma ideia trilhoes de neutrinos atravessam nossos corpos agora seria praticamente eles desencadearem alguma reação,já O dia depois de amanhã acontece uma era do gelo do dia para outro sendo que na realidade uma era do gelo pode demorar centenas ou até milhares de anos pra se formar!!!

    • RicardoM:

      Esqueceu do ridiculo: Quem Somos Nós.

    • Danilo M.:

      não é real,essa estória de que o mundo vai acabar em 2012 é pura farsa alimentada pela internet,os maias nunca afirmaram que 2012 iria ser o fim do mundo essa ipótese nunca foi considerada pelos arqueólogos e pelos epigrafistas,os maias diziam que em 2012 durante durante o solstício de verão seria um término de uma era e começo de outro com a chegada do deus Bolon yokte,os maias foram uma civilização extremamente inteligente possuiam uma matématica supreendentemente avançada que até hoje desconhecemos os especialistas dizem que eram um povo 1000 anos a frente de sua época,2012 é um témino de um dos vários calendários que tinham que acaba e recomeça a cada 5125 anos é é exatamente em 21/12/2012,bem o mundo vai ter um fim sim mas só daqui a uns 5 ou 6 bilhões de anos quando ela for “engolida´´ pelo Sol quando o hidrogênio acabar e ele espandir,mas até lá a vida na Terra já terá acabado quando núcleo dela esfriar e por vários fatores decorrentes a isso a Terra pederá ficar com parecida Marte!!! Lua!!!!!

    • Giovana Pereira da Silva:

      Olha vai ver falam isso pq 2012 e o ultimo ano que vai combinar com mês e dia dezembro e o ultimo mês então …

  • Jonatas:

    Nosso Sol é um dos estudos mais vitais em Astronomia, ele é o modelo para o entendimento das estrelas, e o estudo de suas tempestades é questão de sobrevivência moderna. Nos primeiros estudos, o que mais chama a atenção no Sol são as proeminências, as protuberâncias em arco, as espiculas e macroespículas (protuberâncias em vertical), as manchas (áreas de baixa pressão e temperatura) e as erupções, explosões intensas na superfície com altíssima temperatura e intensidade.
    Mas o mais importante no estudo do Sol é justamente sua influência sobre a Terra, a interação do vento Solar com o campo magnético e a camada de ozônio em nosso Planeta, as principais proteções que temos. De certo modo, nós e todo o Sistema Solar estamos dentro da atmosfera do Sol, chamada heliosfera, preenchida pelo Vento Solar. Acredita-se que o limite da Heliosfera, a Heliopausa, estenda-se até 100 UA além do Sol, mais ou menos por aí que está passando a sonda Voyager 1.

  • Jonatas:

    Os habitantes do Sol não precisariam gastar com fogos de artifício…

Deixe seu comentário!