IA transformou esses vídeos do primeiro pouso na lua em alta resolução e não consigo parar de assistir

Por , em 20.07.2020
Quadro de um dos videos aprimorado missões Apollo na lua
Quadro de um dos videos aprimorado missões Apollo na lua mostra o sujo traje espacial. Crédito DutchSteamMachine/Youtube

Por mais enaltecedoras que sejam os vídeos históricos das missões Apollo na lua infelizmente a qualidade deixa a desejar.

Mas novas tecnologias de inteligência artificial (IA) agora estão resgatando antigos vídeos e fotos para uma experiência completamente nova.

O especialista em restauração de filmes e fotografias conhecido como DutchSteamMachine, usou a tecnologia de IA para transformar vídeos originais das missões Apollo em alta resolução: de imagens granuladas e desfocadas para visualizações vivas e nítidas com alta taxa de quadros por segundo.

“Eu realmente queria proporcionar uma experiência dessa filmagem antiga como nunca vista antes”, afirmou ao Universe Today.

Os vídeos fascinantes aprimorados das missões Apollo

Assista esse vídeo aprimorado do rover lunar dando um rolê pela superfície do satélite em que a filmagem foi realizada a 12 quadros por segundo, mas foi aumentado para 60:

Incrível, não? Agora veja a nitidez do pouso da Apollo 15, em Hadley Rille, na Lua:

Agora aprecie o emocionante “primeiro passo” de Neil Armstrong nesta versão aprimorada da Apollo 11, feita com uma câmera de 16 mm, de dentro do Módulo Lunar:

Esse é seu último e fascinante vídeo aprimorado por IA das missões Apollo. Fique atento especialmente para quão sujo parece o traje espacial:

O restaurador também tem uma página no Flickr com fotos aprimoradas.

Uau! Eu não consigo parar de assistir a estes vídeos.

Como funciona a tecnologia de aprimoramento de imagens

A IA usada por DutchSteamMachine é conhecida como frame de vídeo com interpolação e reconhecimento de profundidade, ou DAIN (na sigla em inglês). É uma IA é com código aberto, gratuita e frequentemente aprimorada e ampliada.

A interpolação de movimento ou interpolação de quadro com compensação de movimento é uma maneira de processar vídeos em que os quadros intermediários são criados entre os quadros existentes com o propósito de deixar o vídeo com maior fluidez compensando a desfocagem, etc.

Quando o filme foi criado em 12 quadros por segundo (FPS, na sigla em inglês) e a taxa de interpolação for alterada para 5x, a taxa de quadros final será de 60 fps, ou seja, com 12 quadros reais, foram gerados mais 48 quadros “falsos” a cada segundo.

Como ajudar o DutchSteamMachine

DutchSteamMachine realiza esse labor no seu tempo livre e publica tudo gratuitamente no YouTube. “Preservando o passado para o futuro”, é seu lema.

Somos gratos a DutchSteamMachine por compartilhar seu trabalho! Se puder, não deixe de apoiá-lo no Patreon, onde pode também fazer perguntas a ele sobre o seu trabalho. [Science Alert]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!