Vinagre, nitrogênio líquido e celulares são armas contra o câncer cervical na Índia

Por , em 28.11.2012

O câncer cervical mata uma indiana a cada 7 minutos. Essa taxa altíssima é resultado dos limitados serviços médicos e do estigma social ligado ao câncer na Índia, que impede as mulheres de procurarem ajuda. Em 2010, 34 mil mulheres morreram vítimas do câncer do colo do útero, a maioria em áreas rurais.

Agora, as mulheres terão auxílio para combater o problema: um procedimento extremamente simples, rápido e barato que envolve celulares, vinagre e nitrogênio líquido.

A professora Lyndal Trevena, da Escola de Saúde Pública na Universidade de Sydney (Austrália), lançou um programa simples, mas eficaz, para combater o câncer do colo do útero na Índia.

Com ajuda do governo indiano, que irá fornecer telefones celulares para as famílias mais pobres da Índia, mulheres analfabetas serão capazes de telefonar para uma rede de auxílio contra o câncer e ter suas perguntas respondidas.

Lyndal também trabalhou em parceria com a Universidade Médica Cristã em Vellore (Índia), a Faculdade Médica de Weill Cornell (EUA), e a instituição Cancer Council Australia para implementar uma forma simples dos médicos rastrearem cânceres cervicais com baixa tecnologia, usando vinagre e nitrogênio líquido.

O vinagre é “escovado” no colo do útero de uma mulher e faz com que manchas pré-cancerosas fiquem brancas. Depois, nitrogênio líquido é aplicado e congela qualquer anormalidade. Essa técnica simples reduz o risco de câncer em 25 até 40%. O procedimento, conhecido como VIA/cryo, foi desenvolvido por especialistas na década de 1990, mas aprovado apenas em 2010 pela Organização Mundial de Saúde.

“Meu trabalho é fazer a ponte entre a pesquisa e a prática clínica, para me certificar de que isso faz diferença na vida das pessoas”, diz a professora Lyndal, que trabalhou como médica por 25 anos. Em todo o mundo, mais de 250 mil mulheres morrem por câncer cervical, a maioria em países de baixa e média renda. [MedicalXpress/The Times of India/Onco]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!