Vinte anos atrás, a World Wide Web se tornava pública

Por , em 30.04.2013

Hoje é aniversário de vinte anos de algo muito presente e importante na nossa vida: a World Wide Web pública. No dia 30 de abril de 1993, aconteceu algo que revolucionou completamente o mundo digital: o CERN publicou uma declaração que disponibilizou a tecnologia por trás da World Wide Web (WWW) para qualquer pessoa, livre de royalties.

Nossos agradecimentos ao físico, cientista e “pai da web” Tim Berners-Lee, que impulsionou essa decisão que transformou a internet para sempre. É graças a web livre que podemos compartilhar nossas fotos e pensamentos em redes sociais, baixar música ou ver vídeos de gatinhos no Youtube. Ou ler esse texto.

A decisão de não cobrar royalties pelo uso da internet foi primordial para seu crescimento, e mudou drasticamente a forma de comunicação entre as pessoas.

Para comemorar a data de hoje, o CERN (o mesmo grupo por trás das pesquisas no Grande Colisor de Hádrons) deu vida novamente ao primeiro site da internet, com o link original. Não se assuste, pois o site é extremamente simples, como se pode imaginar. Mas é bem interessante para percebermos o quanto a web mudou nesses últimos vinte anos.

A recuperação do site faz parte de um projeto mais amplo que pretende escavar e preservar a história da internet. Você pode ler mais sobre esse projeto no site do CERN. [GizModo/ExtremeTech]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Paulo Gomes:

    Homenagem mais que merecida, não consigo imaginar a humanidade sem internet.

  • Francisco de Assis:

    Muito boa lembrança, obrigado a equipe Hypescience!!!

  • Carlos Pereira:

    É…tínhamos que correr numa banca de revista, livraria e etc…

  • Genioso Irreligioso:

    Eu não tive o privilégio de navegar na internet em meados de 1993; nem sonhava em ter p.c. na época! mas o que me dá uma idéia do que teria sido a internet em 1993 só que hoje; é navegar na DeepWeb(.onion); que nem é esse “bicho-papão” que tanto falam =]

  • Marte:

    20 anos. Passou muito rápido. E mudou o mundo completamente. Pra quem está chegando agora, nem imagina: antes dela tudo era mais difícil. A informação era difícil, muito. As distâncias eram enormes. Hoje o mundo é bem pequeno e muito acessível.

    Somos abençoados. E também somos devedores ao Tim Berners-Lee e a uma galera que tornou o impossível uma realidade no dia-a-dia. Palmas pra eles.

Deixe seu comentário!