Voar te dá dor de cabeça?
Ter dores de cabeça em aeroportos, principalmente nos brasileiros, já é de praxe. São as mudanças de portões nos obrigando a correr por todos os lados, filas quilométricas que nos impedem de andar, voos perdidos, entre outros incômodos.
Dentro do avião, a dor de cabeça já não é tão comum, e existe uma, em especial, que chamou a atenção de neurologistas italianos. Eles a nomearam de “dor de cabeça peculiar”, cuja peculiaridade é que tende a ocorrer principalmente nas aterrisagens, por não mais que 30 minutos.
Essa dor ocorre em apenas um lado da cabeça e afeta a região da testa, logo acima dos olhos. Depois de alguns minutos em terra firma, a dor se dissipa e some.
Mas cientistas ainda não sabem explicar exatamente porque isso acontece. Acredita-se que seja um desequilíbrio nas pressões da cabine e da cavidade óssea frontal, segundo Federico Mainardi, coordenador do estudo. “E vários fatores podem estar envolvidos, como o formato da cavidade, a velocidade da aeronave, a pressão interior da cabine e a altitude”, explica Mainardi.
Outros problemas dentro do avião
Viajar de avião pode parecer coisa pouca, mas envolve muitos riscos. A umidade do ar dentro da aeronave é de até 20%, quando o ideal indicado é de 40%, o que pode causar ressecamento das vias aéreas, desencadeando crises de doenças respiratórias.
Mais: a saturação de oxigênio nas hemoglobinas cai para 90% durante o voo. Portanto, a quantidade de oxigênio distribuída para o corpo se torna insuficiente e, não raro, fumantes, idosos e pessoas doentes podem não se sentir bem.
Outro problema é a baixa pressão atmosférica. Ela provoca uma expansão dos gases em até 30%. Assim, todas as cavidades ocas do corpo se expandem. Por isso, se tiver qualquer problema de saúde, procure um bom médico e averigue a possibilidade de viajar de avião. Aliás, aí reside o porquê de ter aquela sensação de ouvido entupido. Essa expansão pode causar até rompimento dos tímpanos. [MSNBC/MDSaúde/Foto]
10 comentários
Eu passei por esta dor duas vezes. A dor se localiza região frontal direita. É muito forte.
Plug de ouvidos está sendo considerado a solução para esse tipo de dor, que se compara a de um alicate torcendo a testa.
Plug de ouvido é ainda mais perigoso que não fazer nada.
Boa tarde, 15/04/2014.
Eu já tinha viajado antes e não tive nada. Viajei no começo desta semana de Presidente Prudente-SP até São Paulo-SP, mas quando o avião começou a perder altitude para pousar tive uma dor de cabeça insuportável bem acima da sobrancelha esquerda, pensei também que ia ter um AVC. Fiquei apavorado achando que não ia dar tempo do avião pousar. No aeroporto passei pelo posto de atendimento médico, e a pressão estava alta. Tive novamente no vôo seguinte.
Bom dia a todos.
Viajo a 10 anos com frequência, e nunca senti essa dor, fiquei tão assustado que como diz o Frederico, pensei que ia ter um AVC, a única anormalidade do vôo, que ele foi muito rápido, do Santos Dumont para Vitória, fez em 44 min. Segundo o piloto. Espere não sentir essa dor novamente, porque não e nada normal..
Eu já tinha viajado de avião várias vezes e nunca havia tido problema nenhum. No começo deste ano viajei de SP pro Recife com conexão em Salvador. Até a aterrissagem em Salvador, tudo correu muito bem, mas qdo o avião começou a perder altitude para pousar no Recife tive uma dor de cabeça que beirava o insuportável. Bem acima da sobrancelha esquerda. Uma dor excruciante! Achei que fosse um AVC! O estranho é que só aconteceu dessa vez.
Sinto essa mesma dor quando o avião aterrisa. É uma dor muito grande, quase insuportável. Tinha ouvido falar que acometia pessoas com sinusite (O que é o meu caso).
Eu tbm tenho!!
Acho que vai ter gente que depois dessa noticia não vai mais querer andar de avião com medo da sua cabeça explodir rsrs
Interessante! Eu tenho essa dor, e sempre tive medo.
É um pouco acima da sobrancelha esquerda q ela afeta. Dói tanto q meu olho quase fecha de dor!
Ela sempre começa qnd o avião perde altitude.