Voar é mais seguro que viajar de carro?

Por , em 13.01.2013

A primeira fatalidade relacionada à aviação aconteceu em 17 de setembro de 1908, quando o tenente Thomas Selfridge faleceu, como passageiro, durante uma demonstração de voo feita por Orville Wright na Virgínia (EUA).

Alguns melhoramentos foram feitos desde aquele tempo. Se calcularmos o número de fatalidades por quilômetro voado, a parte mais perigosa de uma viagem é o roteiro até o aeroporto.

Para que o voo se torne tão arriscado quanto uma viagem de carro nos Estados Unidos, um jato cheio de passageiros deveria cair uma vez por mês – só que isto só acontece uma vez a cada dois anos.

Mortes por km, por viagem ou por hora?

Qualquer um que tenha pensado um pouco no assunto deve ter se perguntado se a estatística ainda seria favorável ao avião se considerarmos as mortes por viagem, ou as viagens por hora de viagem, outras duas estatísticas possíveis.

A Wikipedia aponta que, por bilhão de viagens, os aviões estão em terceiro lugar no número de mortes, e em oitavo no número de mortes por bilhão de horas de jornada. Em mortes por bilhão de km percorridos, está em décimo lugar (em uma lista de dez meios de transporte diferentes).

Qual estatística usar? O avião é o terceiro meio de transporte mais perigoso (por viagem), ou o oitavo (por bilhão de horas)? Ou é o mais seguro de todos (por quilômetro)?

Depende do que você quer comparar. Por exemplo, usar “viagem” como unidade complica comparações entre viagens compridas de aviões, como de Los Angeles a Nova Iorque, a viagens curtas de carro, como de casa para o trabalho.

Para uma viagem longa, como de uma cidade para outra, faz mais sentido utilizar a estatística de mortes por quilômetro, e neste caso o transporte aéreo é o mais seguro de todos.

Apenas para referência, as empresas seguradoras utilizam a estatística de mortes por viagem, enquanto as empresas de voos comerciais utilizam as estatísticas de mortes por quilômetro. [Life’s Little Mysteries, Departamento de Transportes do EUA, Suas chances de morrer]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • magoado:

    Eu sempre viajo de avião, e sempre tive medo, mas se olhar o custo beneficio vale a pena,uma viagem de 1800 km eu faço em 2hs e de veiculo leva 30hs e mais gastos com hotel combustivel riscos de acidentes e muitos outros transtornos que é normal numa viagem de veiculo …!

  • Jordan Lopes:

    O complicado de se comparar acidentes por quilômetro em vôos de curto alcance é que a maioria dos acidentes ocorrem justamente no momento da decolagem e aterrissagem.

    Levando em conta que as chances de um acidente nessas circunstâncias é mais ou menos fixo independente do tempo de viagem, e que uma outra parcela de acidentes ocorre proporcionalmente ao tempo de voo, não seria muito difícil construir um modelo mais eficaz nesse tipo de comparação.

    Teríamos algo mais genérico, que nos daria informações baseadas tanto no índice de acidentes por voo quanto por quilômetro, sendo assim específico para cada tipo de distância.

  • Jorginho:

    Podem falar que é mais seguro…
    Quantos Veículos estão nas estradas e quantos aviões estão sobrevoando nesse momento?
    Além disso a probabilidade de escapar de um acidente de ônibus é muitas vezes maior que uma queda de avião.
    Bem,prefiro ir de carroça que arriscar num voo!

    • Renato Yamaguchi:

      Exato, mas você tem que levar em conta a velocidade e a distância.
      Viajar de ônibus é muito mais seguro que viajar de avião.
      Agora de carro já é outra história, um boing 737 viaja a 1.200km/h em velocidade cruzeiro se não me engano, 12h de viajem de guarulhos até paris, e 12h de paris até nagoya no japão.
      Uma viajem de carro de Londrina até São Paulo demora 8 horas de viagem de onibus a 90km/h de carro esse tempo cai pela metade aumentado a velocidade, mas coloca ai os obstaculo, motorista bebado, ultrapassagens em faixa dupla, caminhoneiros com sono etc…
      Se olhar pelas probabilidades o avião realmente ganha.

  • Renato Yamaguchi:

    Devia ter citado o ranking do outros meio de transporte ou colocado o link do wikipedia.
    Mas mesmo assim muito interessante o artigo, o avião é mais seguro, mas mesmo assim muita gente não viaja de avião por medo.

Deixe seu comentário!