Dieta dos 17 dias: a nova febre das dietas

Por , em 10.04.2011

A nova febre no mundo das dietas é a dieta dos 17 dias. Ela foi criada pelo médico Michael Moreno, da Califórnia, EUA, e promete fazer você emagrecer em apenas 17 dias.

Como funciona a dieta dos 17 dias?

A dieta tem três etapas, onde os que a seguem variam a quantidade de frutas, vegetais, proteínas e carboidratos que consomem para minimizar calorias. A dieta é chamada de “dieta dos 17 dias” porque cada estágio dura 17 dias, tempo necessário para o corpo encarar o “estado” de dieta como um hábito cotidiano e o metabolismo desacelera, disse Moreno.

Contudo, outros “experts” em dieta discordam deste ciclo de 17 dias.

“Não há nada mágico em 17 dias”, disse o professor de psicologia e ciências nutricionais, David Levitsky, da Cornell University, de Nova Iorque, EUA. “A mudança de peso para um paciente depende de sua taxa individual de perda de peso, de sua idade, tamanho do corpo. Não existe apenas uma variável”.
Outros aspectos da dieta são mais tradicionais. Por exemplo, as pessoas são encorajadas a substituir ingredientes pouco saudáveis por opções melhores. O açúcar é substituído por frutas e a maionese é substituída por mostarda. Outra mudança: não se come certas frutas ou alguns carboidratos depois das 14 horas, mas estimula-se a ingestão de iogurte e bolachas doces no café da manhã. A dieta também exige uma caminhada de, pelo menos, 17 minutos todo dia.

“A escolha dos alimentos é fácil e a perda de peso me motivou a avançar para o próximo ciclo”, disse Rachel Wilcox, de 38 anos. “Perdi 16 quilos em quatro meses”.

Levitsky considera que a dieta ajuda as pessoas porque as estimula a comer melhor e se exercitar. Mas ele considera que a questão dos 17 dias não passa de truque. Segundo ele, a regra de não comer certas frutas depois das 14 horas também não ajuda a perda de peso. Ao contrário do que as pessoas acreditam, diz ele, a pesquisas mostram que o horário em que as pessoas comem não faz diferença, o que importa é a quantidade de calorias que estão consumindo.

“Várias dietas ao longo dos anos usavam o horário como chave, mas isto é só marketing. Estas dicas acabam funcionando como efeito placebo. As pessoas acabam se adaptando a essas regras no começo, mas depois largam mão com o tempo”, diz Levitsky. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

21 comentários

  • guganporto:

    Não tem um link pra dieta ou algo assim? Ai só explica ela..

  • Nanda santos:

    Ola quero muito receber esse regime por favor qlguem pode me mandar obrigada desde ja

  • Bia:

    Olá ..meu nome é Bia
    Estou no oitavo dia da dieta , e ja perdí 3kg
    Sem contar que minha disposição melhorou muito , e n passo fome.Achei a dieta bem motivante , ja li o livro 2 vezes..
    Recomendo que leiam tbem….

    • guganporto:

      Livro? Que livro é esse?

  • Theyse:

    Gente,preciso que vcs me ajudem…
    alguem me manda 1 dieta pra perder 5 ou 7 kilos em 1 mês?
    preciso muito emarecer,minha auto-estima ta la em baixo 🙁
    tenho19 anos 1.52 de altura e peso 67 kilos :O
    me ajudem pelo amoor de Deus

    • Guilherme Lacerda:

      É só parar de comer.

      Emagrecer é a coisa mais simples do mundo.
      Você só tem que gastar mais calorias do que você come por dia.

      Não tem segredo.

  • Dr Dietético:

    A dieta é muito boa! Eu também falei sobre ela em meu site, vejam minha opinião ;D
    http://boadieta.com.br/dietas/a-dieta-dos-17-dias/

  • Márcia:

    Estou fazendo esta dieta e em 4 dias emagreci 2,3 Kg e ainda nem comecei a fazer atividade física. Perfeita!!!

  • simone:

    querooooo muitoooo esta dieta me envie por favor

  • POLIANA:

    QUERO ESTA DIETA

  • ana maria fijamo:

    Oi!

    Tenho 54 anos de idade e peso 88Kg, para 1.64 de altura. já fiz todo o tipo de dieta, não consigo perder peso, será do chá e café que tomo no serviço durante o dia?

    Dizem que as mulheres na minha idade têm dificuldade em emagrecer, será isso verdade? caso seja qual a melhor dieta que eu devo seguir?

    por favor quem tem um problema identico e consegiu utrapassar, por favor me ajude.
    meus agradecimentos.
    ana

    • Bruna:

      Olá amada, como todos querem emagrecer com saúde vai uma dica os produtos da herbalife são registrados na anvisa e são alimentos não remédios eu elimeir 16kgs em 9 meses e a um ano venho mantendo esse resultado tomo chá verde thermoget e faço uso do shak no meu café da manhã, pois se nos alimentarmos bem logo pela manhã estaremos menos propicios a cometer os exageros durante o dia tem um ditado que diz: no café da manha coma como um rei no almoço como um principe e no jantar como um mendingo rsrs… e o shak nos proporciona uma alimentação extremamente saldável logo pela manhã.

      Ficou muito feliz se puder ajudar alguém, por que no fundo no fundo nehum gordinho e plenamente feliz!!!

      Bj e paz!

    • Marcia cristina reis:

      Realmente a Herbalife pode até ser registrada ma´s se vc parar de usar engorda o dobro…vc tem que ser escravo dela, se contar os males que aquele inofensivo Shake causa.

  • Miguel:

    Essas dietas podem até emagrecer uma pessoa, mas com o passar do tempo, o efeito rebote vem com tudo e a pessoa engorda tudo o que perdeu e mais um pouco.

  • Conceição Leitão:

    Não acredito que a hora a que se come interfira no peso

  • Aline:

    discordo totalmente em questao do horario.
    Se vc comer muito tarde (depois da faculdade, academia, trabalho), vc vai sim engordar mais. Isso pq vc come e nao gasta as calorias que ingeriu a noite.
    Acho que o mais correto mesmo seria aquele “ditado”:
    “vc deve tomar café da manhã como um rei, almoçar como um principe, e jantar como um mendigo.”
    vc precisa comer bem no café da manha e almoço, para ter energia durante o dia, e a noite, nao precisa de tanto assim, por isso se deve comer menos, a fim de nao engordar.

  • Luciene Senne:

    Realmente não importa o horário, mas sim a quantidade de calorias. Não adianta comer 3.000 calorias até a hora do almoço e não comer mais nada depois, vai engordar do msm jeito. O melhor msm é consumir pouca caloria e dividir durante todo o dia para evitar a fome excessiva.

  • Gladis nutri:

    Era só oq faltava agora médicos querendo prescrever dieta…
    Vao cursar nutrição entao…
    Cada um tem um metabolismo diferente e é por isso
    q uma dieta dessas não serve pra todo mundo..

    • Lia:

      nao vejo o menor problema em um medico criar qualquer tipo de dieta. Eu li o livro, sou medica e estou fazendo a dieta com sucesso. As informacoes que o dr. Moreno passa em seu livro são, em sua maioria, comprovadas por publicações cientificas serias, basta ir na referencia bibiografica e buscar o artigo para conferir. Nao sei porque essa briga sua com o medico, pois a nutrição e a medicina caminham juntas. Deveríamos ser parceiros e nao ficar abrindo este tipo de discussão por aqui. Nao leia informações pela metade. Conheça o livro antes de emitir qualquer opinião.

  • Guilherme Euripedes:

    E tem gente que ainda dá valor a esse tipo de dieta de revista TiTiTi….

    • Luciana:

      Bem, creio que provavelmente quem está criticando o livro nunca leu. e acho que antes de emitir qualquer comentário, deveria ao menos se dá ao trbalho. \estou lendo o livro e particulamente, AMEI. E pelo contrario dos comentarios aqui a dieta nao pretende que voce perca quilos extremamente rapido, pelo contrario. Ele ensina uma verdadeira reeducação alimentar, sem contar que é um pouco auto-ajuda! O que tem escrito no livro não é nada mais do que todos os nutricionista que já passei me falaram! Parem de criticar tudo sem saber! aff!

Deixe seu comentário!