A macrofotografia é um tipo de fotografia especializada em fotografar o bem pequeno. Quase todo mundo já deve ter examinado sua câmera, encontrado o botão ou o modo de macro, e tentado fotografar uma borboleta, uma flor, um selo, com resultados variáveis.
Para fazer macrofotografias, o fotógrafo russo Alexey Kljatov resolveu usar uma lente de aumento na frente da lente da câmera, algo conhecido como “filtro de close-up”. Só que a lente que ele usou não é uma simples lupa, e sim a lente de outra câmera, uma Helios 44M, das antigas russas Zenith.
A macrofotografia consiste em registrar objetos no sensor com o seu tamanho real, e pode ser feita de várias formas:
- Usando uma lente macro;
- Usando um tubo ou fole de extensão, que afasta a lente da câmera;
- Usando um filtro de close-up, normalmente uma lente comum, na frente da lente da câmera;
- Invertendo a lente da câmera, colocando o elemento frontal apontando para a câmera.
Alexey montou a lente Helios invertida na ponta de um tubo, de forma que ela ficasse a 1 cm da lente da sua Canon A650, firmando todo o conjunto usando uma tabuinha. Usar uma lente normal invertida é uma técnica consagrada para fazer macrofotografia barata.
Para preparar as fotos, Alexey usa um banquinho virado de cabeça para baixo, e sobre ele um vidro onde apoia a câmera sobre seu tema, flocos de neve. Para iluminar os flocos por trás, ele usa uma lanterna com duas camadas do plástico de sacolas para uniformizar o brilho. Para a foto não sair tremida, ele usa o temporizador da câmera.
Na pós-produção, o fotógrafo combina várias fotos idênticas para eliminar o ruído introduzido pelo sensor, e depois acrescenta alguma cor para as fotos não ficarem muito acinzentadas. [Bored Panda, Blog do Alexey, Flickr]