Imagens incríveis: macrofotógrafo registra insetos em seu “banho matinal”

Por , em 3.10.2012

Paulo Rodrigues, 32 anos, um arquiteto português que adora macrofotografia, conseguiu tirar algumas fotos incríveis de insetos mundanos que nos oferecem um novo olhar sobre esses bichinhos.

As imagens foram tiradas em Águeda, Portugal. A técnica de macrofotografia usada mostra cada gota de orvalho minúscula sobre os corpos dos insetos em detalhes impressionantes.

Para chegar a esse nível de perfeição, Paulo gasta até 10 horas para fazer a foto. “É um processo extremamente longo. A iluminação é uma das coisas mais difíceis de conseguir em qualquer tipo de fotografia macro. Essas ampliações são um verdadeiro desafio, pois você precisa iluminar o menor dos detalhes”, explica.

A alegria de Paulo é saber que suas fotos fazem algumas pessoas pensar duas vezes antes de esmagar um inseto. “Neste tipo de fotografia, os animais mais comuns que vemos todos os dias podem tornar-se verdadeiros monstros. A imagem revela detalhes impossíveis de serem vistos a olho nu. É realmente fascinante”, diz.

Segundo ele, a maioria das pessoas fica chocada com as imagens, porque não tem ideia da verdadeira beleza que pode ser encontrada nessas criaturas tão odiadas e consideradas “nojentas”.

“Uma das reações mais comuns que eu vejo é as pessoas dizerem-me que o seu respeito pelos insetos aumentou dramaticamente. Agora, quando eles invadem suas casas, ao invés de serem mortos, são apenas levados para fora. É ótimo saber que meu trabalho pode ter um impacto tão profundo sobre as pessoas”, conta.[DailyMail]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Macrofotografia Rocco Ribeiro:

    Esses trabalhos, provavelmente, para não afirmar são empilhamento de foco, ou seja, várias fotos que resultaram apenas em uma. Essa técnica é usada para compensar a profundidade de campo na macrofotografia que é milimétrica. Ou seja, o macrofotógrafo vem realizando exposições da parte mais profunda do ser ( a quele deseja) até a parte frontal do inseto, aracnídeo, etc. Assim consegue uma ampla área de foco e definição. Com uma única exposição é impossível conseguir essa quantidade de região focada. Para fazer esse trabalho, o ser tem que estar morto ou então hibernado, por tanto não existe banho matinal.

  • Clara Telis:

    São lindas mesmo,quem diria que uns bichinhos desses “tomavam banho” ,são bem menos assustadores de perto com esses olhos bonitos 🙂

  • Murilo Mazzolo:

    São realmente Lindas!!!! Mas vou continuar matando esses desgraçadinhos que enche meu saco!!! kkkkkkkkk

  • Henrique Telles Dos Santos:

    o paulo está certo,devemos respeitar mto mais os insetos sempre me divirto ao olhar uma mosca se limpando e vejo q elas tem bastante higiene. é fascinante,antes de acharem um inseto mesmo sendo uma mosca pense 2x antes de esmaga-las.

  • Raphael Saunders:

    Caramba que massa! que camêra será essa que esse cara usa?

  • Gargwlas Gargw Gargwlas:

    toda vez q vejo isso, nao consigo parar de pensar que ou eles ou nós podemos ser alienigenas kkkkk

    a diferença de anatomia é enorme

Deixe seu comentário!