Vórtice em formato inusitado é encontrado em Vênus

Por , em 17.04.2011

Astrônomos portugueses da Agência Espacial Europeia observaram no Pólo Sul de Vênus um vórtice peculiar, em um formato bizarro, que se assemelha ou a uma letra “S” ou ao número “8”. Um vórtice nada mais é do que uma corrente circular em torno de um ponto central de rotação. Um furacão é um vórtice, bem como o é um tufão, uma xícara de café sendo mexida ou a água acumulada na pia descendo circularmente pelo ralo.

Neste caso, os vórtices são de nuvens gigantescas, provenientes da grande temperatura e outras condições que o segundo planeta mais próximo do Sol apresenta. Devido ao calor, a atmosfera de Vênus circula em uma velocidade muito maior do que a terrestre – para ser mais exato, 60 vezes mais rápido.

Todas essas nuvens se concentram em certos pontos, formando vórtices, mas isso nem sempre acontece de maneira circular, como foi descoberto. A princípio, pensava-se que estes vórtices venusianos estivessem apenas na forma oval, como não seria de se espantar. Mas recentes observações, feitas com um novo sistema telescópico, gravaram a movimentação do vórtice por mais de dez dias, ininterruptamente.

Além de descobrirem que os vórtices em questão, no Pólo Sul, têm formatos irregulares, notaram que estes formatos foram mutáveis ao longo do período de observação e são diferentes do que se observa em outras áreas de Vênus. Isso dará embasamento para que os astrônomos busquem respostas mais precisas sobre a atmosfera do planeta. [msnbc]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Rafael:

    Enquanto o homem manter a crença que é limitado a esta dimensão, nunca vai contactar com a vida que existe fora daqui.

    • tempo:

      Rafael, apesar de concordar com seu ponto de vista tenho dque perguntar:qual a relação disso com a matéria acima?

    • Peres:

      Não tenho duvidas que o homem tem feito descobertas fantasticas em nosso universo , mas acredito que temos muito mais a descobrir aqui dentro de nosso planete e até mesmo dentro de nós.

  • Eduardo:

    “Mas recentes observações, feitas com um novo sistema telescópico[…]”

    “23-5-2007” (em baixo da imagem): faz tempo que eles observaram isso hein?

  • eduardo:

    Parece com a letra “S”? Não é Vênus, é Kripton… é o S de Superman… kkkkkkk

  • Carlos Machado:

    Queria apenas estar vivo para conhecer outras formas de vida, ou para ver o dia em que eles iram aterrisar em nosso planeta e fazer um contato oficialmente e nao só por mitos…

  • EP:

    Nossa, isso ainda é tão abstrato. 🙁
    Espero estar vivo quando os humanos terem tecnologia para ir rapidamente a outros planetas.

    • Rodrigo:

      e você vai ficar esperando encontrarem um meio de te levarem até outros planetas? assim é mole.. “Não pergunte o que o mundo pode fazer por você, e sim, o que você pode fazer para o mundo”. Se realmente quer ir à outros planetas ao menos ajude numa pesquisa a respeito, e não fique sentado esperando fazerem por você, a não ser que esteja falando da boca pra fora, se for assim, ignore tudo que falei.

Deixe seu comentário!