Porque a Wikipédia não quer exibir publicidade preferindo viver de doações?

Por , em 20.12.2011

A maioria dos empreendedores quando cria uma empresa tem como maior propósito obter lucro com ela e melhorar a sua vida. Mas a Wikipedia, um dos sites mais acessados do mundo, não. Hoje não existe um internauta no mundo que desconheça a Wikipedia e atualmente não deve haver um estudante que não tenha usado a enciclopédia livre como fonte de trabalhos escolares.

Ela tem versões em 282 idiomas e serve páginas a dezenas de milhões de pessoas todos os dias. Segundo o Alexa a Wikipedia é o sexto site mais acessado do mundo (17º do Brasil) e quase dois milhões de sites na internet tem links apontando para a enciclopédia online.

Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, afirma que publicidade não é malévola, mas não faz parte da Wikipedia. Ano passado fiz uma pequena doação e fiquei me perguntando porque a Wikipedia não deveria exibir publicidade. Depois de algum tempo esqueci e agora eles estão arrecadando fundos novamente, repetindo que a Wikipedia não é lugar de exibir propaganda.

Mas por qual motivo este homem insano não coloca publicidade no site? Porque apenas um dos dez sites mais acessados do mundo não visa lucro? Um único e simples banner do programa de afiliados do Google, por exemplo, poderia render para a Wikipedia centenas de milhares, talvez milhões de dólares em um único dia. Mas o gigante vive, em realidade, de doações e para todo o ano de 2012 os gastos estão estimados em USD 28,3 milhões, um valor pífio perto do que a empresa poderia arrecadar com publicidade pensando no tráfego que possui hoje.

E este ano eu entendi a resistência de colocar propagandas na Wikipedia: porque a sobrevivência da maior enciclopédia do mundo depende disso.

Temos que entender que a Wikipedia foi criada em 2001 como uma organização filantrópica sem fins lucrativos. E é justamente pelo fato de não obter lucro com suas atividades que ela possui um exército de colaboradores que não ganham sequer um tostão para criar seu conteúdo.

Mas alguém pode argumentar que com a receita gerada por publicidade a Wikipedia poderia contratar pessoas que escrevam seus artigos, assim como uma enciclopédia costuma fazer. Neste caso outros problemas indesejados podem surgir: pressões de anunciantes por forçar certo conteúdo aqui, remover algo que não atenda a seus interesses ali, tirar a imparcialidade de alguns artigos acolá… Os redatores, agora funcionários e não voluntários, poderiam pular algumas etapas para maximizar sua produtividade reduzindo a qualidade do conteúdo.

Qualquer editor de TV, jornal, revista ou internet passa por estes problemas com frequência e todos eles adorariam poder viver sem este ‘encosto’ chamado lucro. Jimmy Wales está vivendo o sonho dos editores: colocar no ar conteúdo sem pressões comerciais. E para isto ele só precisa ficar algumas semanas pedindo doações em um dos sites mais acessados do mundo.

Eu uso a Wikipedia semanalmente e doei novamente este ano. Se você também usa, considere doar também.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

32 comentários

  • Jorge Gomes Santos:

    Enquanto isso aqui no brasil temos a globo q faz o q a Wikipédia não faz,
    aqui o q interessa financeiramente é q vai para o ar no momento.

  • Governo Federal de Pinda Juninho:

    mas amigo sabe por que ela não coloca anuncio tambem? Se não talvez muitos não gostariam de anunciar com ela tipo o Lomadee e o Google Adsense pois eles poderiam pensar que o Wikipedia colocaria AJUDE NOS CLICANDO NESSE BANNER e talz…

  • Rafael:

    Já doei, também, mas apenas uma vez, pois sou pobrinho 😉

  • CASTOR:

    top 10 no mundo todo … vive de doações (do mundo todo) pode ter certeza que o dono ta milhonario

    é um exelente site
    eu uso pra tirar todas as duvidas sobre qualquer assunto

  • Silvio L.:

    Viu gente, dúvidem dos sites que exibem conteúdos e fazem anuncio comercial.

    • websuffer:

      hehehe. A piada foi boa, Sílvio.

  • Douglas:

    e muitos dizem q nao é uma fonte segura, principalmente os professores, ela pode ter alguns erros mais nao infulenciada por outras forças

  • Jo Lorib:

    Boa matéria, pode até ser isso mesmo.

  • Angélica M.:

    Realmente a Wikipedia nos ajuda muito. Eu uso várias vezes por dia. Gosto do conteúdo claro!

  • Lindemberg Shaws:

    Parabéns pelo texto. Está claro e objetivo.
    Encorajo todos a doarem sempre. E faço o mesmo.

  • Ze da Feira:

    Já doei algumas vezes , mas sempre que eu doo eles mandam alguns emails pedindo mais , acho um pouco ostensivo , mas mesmo assim não deixo de doar , doo uns 20 dolares por ano , acho que é muito importante manter um site isento como a wiki. doe tambem.

    • LUCIMARA:

      Eu me omiti apesar de ter feito uma tradução e uma biografia para a Wiki, que até hoje estão lá. Vou doar.

  • Marte:

    A Wikipedia é uma das grandes ideias da internet. Vale a doação, mais do que merecida.

  • Garcia da montana:

    Nunca doei por não saber como

    • RC:

      Pergunte à Wikipedia e ela dirá a você como doar. 🙂

    • LUCIMARA:

      Preciso saber como doar por transferencia bancária do Banco do Brasil, não tenho e nem quero cartão de crédito.

  • Emerson Brito:

    Um exemplo para o Hype Science seguir…

    • websuffer:

      Boa, Emerson!

    • Marco:

      Quanto você doaria para ajudar o Hype, caso fizessem isso?

  • Cristiano M. G.:

    O fato da Wikipedia ser uma organização filantrópica não é impeditivo para que se obtenha lucros.
    O diferencial de uma entidade sem fins lucrativos é que todo o excedente arrecadado não seja em proveito de terceiros, ou seja, que o lucro obtido seja revertido em proveito da própria organização.
    Acredito que chegará uma hora em que a Wikipedia não conseguirá sobreviver apenas com meras doações, e que esta política terá que ser repensada.
    Já trabalhei com associações filantrópicas, e, salvo melhor juízo, acredito ser possível encontrar um modelo em que a Wikipedia obtenha alguma receita de publicidade, ou mesmo junto à orgãos internacionais e outras associações filantrópicas, sem prejudicar sua independência.

    • danielrib3:

      bem pensado. ela poderia escolher os anunciantes que quisesse.

    • Jorge Stolfi:

      Contribuí mais de 100 artigos para a Wikipedia em 5-6 anos. Não teria contribuído se tirasse dinheiro de anúncios. E isso vale, creio eu, para a maioria dos editores.

      Um site que ganha dinheiro com anúncios é um site comercial. Porque eu trabalharia de graça para um site comercial?

      A maior contribuição da Wikipédia foi ter provado que é possível construir o segundo serviço mais útil da internet totalmente com trabalho voluntário e auto-organizado. Bastou uma idéia simples, princípios claros, espírito desinteressado, e credibilidade perante a humanidade. Não publicar anúncios é parte deste último ingrediente.

    • João Mendonça:

      Sim, mas não se esqueça dos milhares de servidores e infraestrutura pra se manter o wikipedia, só trabalho voluntário e doações em uma organização deste tamanho não são suficientes.

  • João:

    Me surgiu uma dúvida agora, de repente algum leitor saiba responder. A lei de incentivo a cultura não permite que uma empresa faça doação para o Wikipedia para deduzir do seu Importo de Renda? Ou esta lei só vale para projetos brasileiros?

    • Daniel I.:

      Você pode doar à Fundação Wikimedia que é a dona do projeto Wikipédia, em sua versão brasileira, a Wikimedia Brasil. Aí então deduzir dos impostos com base na Lei de Incentivos.

    • LUCIMARA:

      Não sei responder mas DESTACO sua pergunta. Alguém saberá. Vc conhece o Yahoo! Respostas?

  • CASTOR:

    se eu não tivesse tão duro utimamente … rs

  • Andre:

    Eu tenho doado nos últimos anos. Uso bastante a Wikipedia, ela é minha principal fonte de pesquisas na Internet. Continuarei doando e encorajo a todos a fazerem o mesmo.

    • LUCIMARA:

      Como eu faço a doação via transferencia bancária do Banco do Brasil?

  • Carlos:

    É fundamental que continue livre e sem pressões políticas ou filosóficas para publicar conteúdo que interesse a qualquer linha de pensamento.

  • Abracadabra:

    Wikipédia é um ícone da internet.

    • LUCIMARA:

      É um paradigma de como usar a internet para unir, esclarecer, elevar, enfim… humanizar a humanidade.

Deixe seu comentário!