10 Coisas que a mulher deve saber sobre o cérebro masculino

Publicado em 26.05.2010

cerebro homem robert deniro

As noções mais populares sobre o cérebro masculino vêm de pesquisas que analisam homens com idades entre 18 e 22 anos – então não é de se surpreender que os estudos digam que eles pensam mais sobre carros, cerveja e sexo. Mas o fato é que o cérebro do homem varia muito de acordo com sua idade. Quer saber mais? Confira 10 coisas que uma mulher deve saber sobre o cérebro de um homem:

1. Meninos são mais emotivos:

Enquanto mulheres são consideradas mais sensíveis do que homens, meninos pequenos são considerados mais emotivos do que as meninas. De acordo com pesquisas não é que homens sejam menos sensíveis quando ficam adultos. Eles apenas aprendem a controlar melhor suas emoções. Segundo estudos, homens demonstram suas emoções até perceberem que os outros estão conscientes de suas reações. Após esse momento eles adotam uma expressão neutra e fingem que não estão nem aí. Isso por que, desde cedo, ensinamos aos meninos que “não é coisa de macho” se emocionar.

2. Homens são mais vulneráveis à solidão:

Homens não são tão extrovertidos quanto mulheres, o que agrava a sensação de solidão. De acordo com especialistas, viver com uma mulher pode ajudar bastante. Segundo estudos, homens que tem um relacionamento estável vivem mais, são mais saudáveis e menos ansiosos.

3. Eles se preocupam com as soluções e não com os problemas:

O mito é que as mulheres sentem mais compaixão do que os homens e se importam mais com problemas. A verdade é que, em vez de ficar se preocupando com o problema, o homem se concentra imediatamente na solução – o que dá a impressão que ele se importa menos. Então quando você e seu namorado estiverem perdidos na estrada e ele não quiser parar para pedir informações, saiba que é porque todo o cérebro dele está se esforçando para achar uma solução por conta própria.

4. Homens são “fabricados” para analisar as mulheres ao seu redor:

Talvez o cientista que descobriu esse fato tenha sido pego pela namorada enquanto olhava uma morena sambando no carnaval. O fato é que, segundo especialistas, por terem seis vezes mais testosterona no sangue do que as mulheres o controle dos impulsos naturais pelo cérebro masculino se torna mais difícil. Então a olhada que seu marido dá para a loira oxigenada que passou por perto não é de propósito – ele estaria no “piloto automático”.

5. Ciúmes:

Os homens, por questões evolutivas, têm uma necessidade de proteger suas parceiras. Enquanto mulheres sentem o ciúme possessivo o homem, mais frequentemente, parte para a violência com o adversário. Isso por que a área do cérebro que estimula essas reações em qualquer mamífero que seja macho é maior do que nas fêmeas.

6. Necessidade de um chefe:

Ou eles são os chefes ou precisam ter um. Estudos mostram que homens que estão em uma hierarquia instável e mal-estabelecida são mais ansiosos e agressivos. Aqueles que participam de organizações nas quais a hierarquia é bem definida, como no exército, têm níveis menores de testosterona e são menos agressivos entre si.

7. O cérebro masculino maduro:

Durante a evolução, machos mais novos se preocuparam em competir por status e por parceiras, enquanto homens mais velhos davam mais importância à comunidade e à cooperação. E isso acontece até hoje. Estudos psicológicos mostram que homens mais velhos são mais dependentes e se preocupam mais com questões sociais, além de trabalharem melhor em equipe.

8. Pai de primeira viagem:

Nos meses que antecedem o nascimento de um filho, o cérebro masculino se torna mais propício para raciocínios cooperativos. Até mesmo os hormônios mudam (a testosterona cai e a prolactina sobe) encorajando o comportamento paterno. Supõe-se que os responsáveis por isso sejam os feromônios de uma mulher grávida, que causariam essas mudanças em seu parceiro.

9. Brincadeiras paternas:

Os pais brincam com os filhos de forma diferente do que as mães. Os pais são mais espontâneos e cientistas acham que esse jeito especial faz com que os filhos tenham facilidade de aprendizado, sejam mais confiantes e mais preparados para o mundo, quando chegam à idade adulta.

10. Homens também querem casar:

A idéia dos solteirões inveterados pode ser um dos maiores mitos sobre a masculinidade. De acordo com estudos, os homens também querem achar a mulher ideal, casar, constituir família e serem felizes para sempre. Alguns homens, claro, têm problemas com o comprometimento, mas 60% da população masculina não teria esse problema (supostamente genético) e deseja se casar. E os que já casaram dizem estar felizes com a escolha e com a vida familiar. [LiveScience]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Revendo os comentários sobre este assunto e seguro que que escrevi anteriormente, faço referências agora ao caso Bruno. Não tem nada relacionado diretamente ao assunto, porém, se analizado profundamente as causas e os efeitos podemos tirar algo de lição.
    Todos os fato que ocorrem ao nosso redor deve ser analisado com imparcialidade, com objetividade e colocado em nossas caixolas cranianas para medirmos palavras e ações que venha contradizer nossos pensamentos.
    Tudo que acontece tem sua origem no modo como julgamos ou vemos as coisas.

    Thumb up 9
  2. Ezio o seu comentário foi infeliz, por generalizar demais. Imagino que seja uma pessoa conservadora, imatura, e acima de tudo com um QI baixíssimo. Imagino que ainda esteja na adolescência e por isso fica difícil comentar sobre questões adultas…

    Thumb up 27
  3. Ezio, lamentável o seu comentário. Isso só prova que os homens realmente demoram mais para amadurecer. E alguns não amadurecem nunca, passam de verdes para podres.

    Thumb up 21
    • “Passam de verdes para podres”, kkk, que sacana!

      Thumb up 14
  4. ezio, como vc foi generalista… sinceramente, falou um monte de besteira! nao sei explicar o pq, mas vejo muitos “homens” de quase 30 anos se matando por causa de um video game, enqto muitas mulheres estao batalhando, estudando e trabalhando… falar que meninas de 13 anos estao loucas a procura de filhos na balada foi d+, nao exagere e nao generalize tanto, PELAMOR!

    Thumb up 29
  5. BRUNA, não é que os homens amadurece mais tarde. Os homens são seguros em seus ciclos da vida e vivem moderadamente com raciocínio lógico. As mulheres vivem mais sonhos e nunca estão com os pés no chão. Elas bricam com bonecas, seguram nenês das colegas da mães e etc, sendo que isto estimulam viver a maioridade quando ainda estão com seus treze anos.
    Na idade de treze anos já saem para as baladas e transam sem medirem consequências. Dessa atitude surgem uma gravidez e sua liberdade é tosada com as responsabilidades de se ter um filho, mesmo que os avós cuidem enquanto elas buscam fazer mais outro imaginando que os avós podem ser gnomos (não morrem um dia). Para um relacionamento sério, firme e com propósitos essa atitude lhes retira mais de 50% de chnaces, pois, são poucos homens que tendem a criar filhos dos outros com carinho especial. Os ex sempre aparecem com motivos e o clima gera desconfiança levando ao gelo qualquer relacionamento. Há sempre intimidadades entre o presente eo passado.

    Thumb up 14
  6. A mais incrível q eu achei foi saber q homem tem cérebro.. :O. hausuhaushas
    brincadeira homens, calma, calma tô brincando kkkkkkkk
    Interessante mesmo. =)
    Eu acho mesmo q os homens sofrem mais quando ficam sozinhos, sofrem bem mais por amor tbm.
    Mulher fica triste e tudo, mas depois tenta eskecer, homem fica em depressão kkkkkk pelo menos meus amigos

    Thumb up 5
    • Cara Isis, é claro que eu respeito sua opinião, mas claro que preciso te falar que pensar assim é uma lástima, mas ainda assim é problema seu.
      Ser homem ou ser mulher não é como pertencer torcer para um time de futebol, onde vc precisa rebaixar o outro para sentir que o seu é melhor. Claro que homens não são perfeitos,mulheres igualmente não são.
      Tenho orgulho de ser homem e tenho meus defeitos sim, e jamais pretendo pedir desculpas por ter nascido homem. Cada defeito do homem, assim como os da mulher são perfeitamente explicáveis e reconhecível para quem tem pretende ter uma visão ampla e das coisas.
      Homem tem cérebro sim, afinal, os defeitos que hoje veem nos homens, e que tentam os rebaixar ao nivel dos animais por comparação ou por piadas idiotas como a sua, foram até a pouco séculos atrás responsáveis pela sobrevivência da espécie. Eu acho que os homens não podem deixar de ter orgulho do que são, e jamais deverão se deixar submeter ao que esse tipo de mulher pensa de nós.

      Thumb up 8
  7. Muito legal a matéria!
    mas faltou uma coisa que eu gostaria de saber:

    É verdade que os homens amadurecem mais tarde que as mulheres?
    (psicológicamente?)

    Thumb up 6
    • Amadurecimento masculino e feminino não podem ser comparados, por serem diferentes. Há diferentes habilidades exigidas de homens e mulheres adultos. Essa questão é tão sem solução quanto “que ovo é mais ovo, o de galinha ou o de tubarão?”.

      Thumb up 1
  8. adorei.A materia é otima,faz com que possamos olhar as coisas de outra forma.
    EU E minhas amigas adoramos!!!!!!

    Thumb up 1
  9. Muito boa matéria;agora quanto a “10 coisas que o homem deve
    saber sobre o cérebro da mulher”; eu pergunto: Que cérebro da mulher?????
    Brincadeira,tá gente!
    Rzsrrzsrzss

    Thumb up 4
  10. Apesar dos diversos erros de português (como “por que” em respostas, quando deve ser grafado “porque”) o artigo contém algumas informações interessantes.

    Algumas conclusões são irracionais, ilógicas e meramente filosóficas (portanto nada científicas), como atribuir o ciúme a “questões evolutivas”. Ingressei na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em 2003, e tivemos discussões acaloradas, porque o Evolucionismo é uma “religião” calcada numa mera teoria, que tem mais furos que uma peneira. No entanto, os adeptos dessa “religião” são radicais como todos os outros fanáticos, e não admitem nem mesmo discussão sobre a sua validade.

    Thumb up 13
  11. O livro “pq os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?” na minha opinião e parcial, pejorativo, simplista e tendencioso. A matéria e ótima!

    Thumb up 6
  12. Boa matéria. Parabéns!
    Bem que poderiam fazer ao contrário né?
    “10 coisas que um homem deve saber sobre o cérebro de uma mulher”. Talvez, fique hilário!
    ;D

    Thumb up 0
  13. Sei não, mas acho que a matéria foi uma sinopse do livro:

    “Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?”

    Ou, pelo menos, o descrito acima foi baseado no livro.
    Eu li e recomendo.

    Thumb up 2
  14. Muito bom o artigo, a quebra de paradigmas nos faz olhar de maneira diferente. Muito obrigada.
    Beatriz Helena.

    Thumb up 1

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 Coisas que uma mulher deve saber sobre o cérebro masculino « Vitrinando - [...] Vi no blog Acidez MentalFonte: [Hypescience] [...]

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Amityvill
Horror em Amityville – a casa é realmente assombrada?

A casa de número 112...

Fechar