10 Criaturas com caras para lá de bizarras

Publicado em 22.01.2011

Alguns animais desse artigo você pode reconhecer de outras listas – provavelmente uma lista de criaturas horrorosas. Fazer o quê, beleza não é para todos. Ainda bem que nem sempre é isso que conta. Confira 10 criaturas que não foram abençoadas com rostos magníficos, mas que podem até ser engraçadinhas, se você estiver se sentindo caridoso:

1) Peixe-machadinha

Esse peixe é um habitante das profundezas do mar. Eles são encontrados em águas tropicais e subtropicais de todo o mundo, e se alimentam de criaturas menores das profundezas, como copépodes (um tipo de crustáceo). E olha que criatura menor que ele é coisa difícil: a maior espécie conhecida tem apenas 12 cm. É totalmente inofensivo, mas, apesar disso, seu rosto é a essência dos pesadelos. O peixe é a prova viva de que você não precisa de longos dentes pontiagudos ou olhos vermelhos para ser assustador.

2) Morcego com nariz de tubo

Também conhecido como “morcego Yoda” (explicações desnecessárias), a espécie ameaçada é encontrada nas florestas tropicais das Filipinas. Certamente, o animal tem um dos rostos mais estranhos entre os mamíferos. Suas orelhas escuras cobertas de manchas amarelas, os olhos cor de laranja e, especialmente, as narinas tubulares, dão-lhe um aspecto quase caricatural. De novo, apesar de feio, o morcego é inofensivo: se alimenta principalmente de figos e outros frutos, e insetos de vez em quando.

3) Axolote

O axolote é uma espécie exclusiva do lago Xochimilco, no México. Seu nome significa “monstro da água” em nahuatl, a língua dos astecas. Felizmente, não é um monstro, é apenas uma espécie de salamandra. Mas que criaturinha esquisita: não só tem uma cara engraçada, mas também um “penteado” vermelho bizarro. Infelizmente, este anfíbio é raro e está em extinção devido à poluição de seu habitat. Também é considerado uma iguaria em algumas partes do México (eu não comeria nem por aposta).

4) Aye-aye

Ao que diz respeito a sua aparência, o aye-aye já inspirou um monstro do tipo “Gremlin” na série sci-fi “Primitivo”, na qual seu proposto parente assombra uma casa abandonada. Provavelmente o mais estranho primata existente (sem contar alguns seres humanos, é claro), o aye-aye tem enormes orelhas de morcego e olhos amarelos. É encontrado em Madagascar e está seriamente ameaçado devido à destruição do seu habitat, e talvez principalmente pelo fato de que as pessoas desse país não são muito fãs da criatura: ela é considerada uma fonte de desgraça.

5) Macaco com nariz arrebitado

O sorrisinho bizarro não é nada. Parece que o macaco de nariz arrebitado resolveu “arrumar” o nariz com o cirurgião do Michael Jackson. Mais uma vez, esta é uma espécie em extinção, encontrada apenas na China (incluindo o Tibete) e no Vietnã. Eles vivem em florestas montanhosas de até 4000 metros, estando entre os poucos primatas adaptados a ambientes frios. Estão ameaçados principalmente por perda de habitat.

6) Toupeira-nariz-de-estrela

Por pouco as garras desse animal não são maiores do que o seu rosto. Esta toupeira recebeu tal nome por causa dos apêndices carnosos em seu nariz, cobertos de receptores sensoriais que aumentam a seu sentido de toque – mas que se compensam com uma visão extremamente pobre. A toupeira-nariz-de-estrela é uma hábil nadadora e mergulhadora, e também escava com eficiência. Ela se alimenta de minhocas, larvas e qualquer animal rastejante que encontrar em seu caminho. Vive no Canadá e no norte dos EUA.

7) Rato-toupeira-pelado

As toupeiras se esforçam para ser esquisitas. Não que essa criatura seja uma, apesar do nome. O rato-toupeira-pelado, encontrado na África, está entre os mamíferos menos “fofinhos”, sendo quase completamente sem pêlos e com olhos muito pequenos. Sua característica facial mais incomum é, naturalmente, aqueles dentes enormes que crescem através dos lábios, para que o roedor não precise abrir a boca em seus caminhos subterrâneos. Os dentes são tão poderosos que os ratos-toupeiras-pelados são capazes de cavar através de concreto.

8 ) Lagartixa-satânica-de-cauda-de-folha

Só pelo nome, ninguém vai esperar nada de bom desse animal. Novamente, esse é um dos que parece ter sido desenhado por um artista de desenhos animados. Talvez ele tenha os olhos mais loucos de todos os animais conhecidos, além do sorriso exagerado (parece que cabe uma cabeça dentro daquela boca). Sua existência pode ser ameaçada pela perda das florestas tropicais de Madagascar.

9) Urutau

Esta ave é encontrada no México, América Central e do Sul. Ela é mais conhecida por suas habilidades incríveis de camuflagem (quase nunca é descoberta). No entanto, também tem uma cara estranha, com um bico muito curto e olhos amarelos enormes e separados que lhe dão um olhar “louco”. É totalmente inofensivo para os seres humanos, mas insetos voadores e até mesmo morcegos devem temer este predador noturno.

10) Peixe de batom vermelho

Este peixe tem uma cara estranha, praticamente plana, com um nariz longo e pontudo e uma boca que parece ter recebido uma boa quantidade de batom. Essa singularidade da natureza é encontrada em Galápagos e tem um parente próximo nas águas da América Central. É um nadador lento e prefere arrastar-se no fundo do mar usando suas nadadeiras como “mãos”. [Listverse]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

57 Comentários

  1. É serio que a lagartixa tem “satânica” no nome?

    Acho que o responsável pela descoberta do animal pediu pro filho adolescente interneteiro batizá-lo.

    Seguindo esse conceito acho que faltou um “lol” ou um “from Hell” no final do nome… ;-]

    Thumb up 3
  2. MUITOS ACREDITAM NA TEORIA DA EVOLUÇÃO QUE TUDO SURGIU POR ACASO.SERÁ QUE ESTAS ESPÉCIES MESMO QUE ESQUISITAS NÃO TIVERAM UM CRIADOR , UM PROJETISTA INTELIGENTE?

    Thumb up 11
    • Evolução por adaptação e/ou seleção natural não é a mesma coisa q. “surgir por acaso”…

      Thumb up 20
    • concordo com vc amigo, isso é uma coisa pra meditar

      Thumb up 1
    • Um criador ? Tipo criado em laboratório ? Ou criado do Barro mesmo ?

      Thumb up 0
  3. É uma pena que essas peculiaridades que habitam o globo estejam tão ameaçadas. Báh, ter toda essa riqueza jogada ao nada, é no mínimo revoltante.

    Thumb up 0
  4. Queria ter todos no meu quarto são muito legais, e os trataria bem ao contrário do peixe que dei descarga depois de assistir nemo.

    Thumb up 0
  5. artigo muito interessante, mas pelamordedeus gente olha o portugues…bicho nao tem ROSTO, tem cara.

    Thumb up 1
  6. Eu gostei do morcego, nao achei ele feio, é bonitinho e fofo, com olhos redondinhos, eu teria um em casa se pudesse.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
nek1
A incrível história de Nek Chand e seu Jardim da Rocha

Durante décadas um h...

Fechar