10 curiosos fatos sobre a onça-pintada

Publicado em 6.03.2013

onça-pintada curiosidades

A onça-pintada é inconfundível, com seus pelos amarelados cheios de manchas e anéis negros. O grande felino vive no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina – apesar de estar, hoje, extinta em várias partes dessa região.

No Brasil, o grande felino é encontrado em maior número na Amazônia e no Pantanal. Quer conhecer mais curiosidades sobre a onça-pintada?

Confira abaixo 10 fatos sobre a onça-pintada, esse belo animal:

  1. A onça-pintada, também conhecida como jaguar, é o terceiro maior felino do mundo, atrás do tigre e do leão, e é o maior do continente americano.
  2. As onças têm mandíbulas tão fortes que suas mordidas podem quebrar até mesmo ossos e cascos de tartaruga. A mordida das onças é duas vezes mais poderosa do que a de um leão!
  3. Como a maioria dos grande felinos, as onças são solitárias e preferem caçar ao entardecer, ou à noite. O cardápio desses animais inclui cerca de 80 espécies, incluindo veados, antas, capivaras, raposas, peixes, sapos e cobras.
  4. Apesar de temidas, as onças costumam fugir de seres humanos. São raros os relatos de ataques ao homem, e quando eles acontecem, normalmente estão relacionados com a defesa de seus filhotes.
  5. Em antigas civilizações da América Central e do Sul, a onça-pintada é considerada um símbolo de força. Os astecas, por exemplo, nomearam uma classe de guerreiros de elite como “Cavaleiros Jaguar”.
  6. As onças estão sendo extintas em muitas regiões devido à perda de habitat em florestas tropicais da América do Sul e da caça pela sua pele.
  7. Quem vê as poderosas onças adultas dificilmente consegue imaginar que os filhotes nascem cegos e indefesos. Eles precisam ficar perto da mãe por cerca de dois anos aprendendo a caçar.
  8. As onças-pintadas eram encontradas no oeste e sul dos Estados Unidos, incluindo Texas, Califórnia, Arizona e Novo México. Entretanto, o felino foi rapidamente eliminado do país, e muito poucas aparições foram registradas desde os anos 1960.
  9. O termo “jaguar” vem do tupi-guarani, e significa “que mata com um salto”.
  10. A onça segue uma dieta adorada pela maioria dos grandes felinos, conhecida como “feast or famine” (banquete ou fome). O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar até 20 kg de carne em um único dia. [LiveScience/HowStuffWorks]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Os Mestres, grandes seres que têm vida física na terra, sempre amam e protegem todos os animais, usando até os seus poderes, que chamamos sobrenaturais. Li que Sai Baba,recentemente falecido, quando criança, usou seus poderes, enguiçando o carro de um caçador para que o mesmo voltasse ao local onde havia matado um felino para tirar o couro, e pegasse os dois filhotes indefesos e os levasse para o jardim zoológico.
    Quando intimado a fazer isso, o caçador e seu mecânico responderam: Gostaríamos de fazê-lo, porém, nosso carro está enguiçado, conserte-o para nós. O carro está perfeito, respondeu o menino, só parei vocês aqui para isso.

    Thumb up 2
  2. Eu havia lido muito tempo atrás que a onça mata bois do jeito mais difícil, mais “força bruta” que tem: ela morde no alto do crânio, entre os chifres, na “mossa”, atingindo o cérebro do boi. Mas para isto tem que ter MUITA FORÇA na mandíbula. E ela tem.

    Thumb up 20
  3. Eu realmente amo felinos, em especial a Onça-pintada.

    Tenho uma historia que estou escrevendo e o protagonista é “meio onça” justamente para dar a ele um ar de nacionalidade e força.

    Precisamos de mais matérias sobre grandes felinos!!!

    Thumb up 11
    • Coloca a Harpia, ou Gavião -Real, junto em sua obra. É brasileira e é a maior e mais forte ave de rapina do mundo, mais poderosa que qualquer águia/ :)

      Thumb up 8
    • A Harpia já está incluída também :), mas essa é vilã.

      Dentre os brasileiros eu dou destaque para os personagens que são meio: Jacaré Açu, Aranha Golias, Sucuri, Poraquê, jaguatirica e Lobo guará. Mas vários outros brasileiros passam pela história…

      Um dia essa história será lançada! Daqui uns dez anos! Rsrs

      Thumb up 2
  4. Uma 11ª curiosidade: Onça Preta é um caso de Melanismo, uma variante na pelagem que da origem à uma onça de pêlos negros (linda, diga-se de passagem), que na verdade não é nada mais que a mesma onça, assim como temos gatos de várias cores – detalhe porém é que o melanismo nos gatos é bem mais comum. Não confundir com a Pantera-Negra, que na verdade é a mesma versão “black” dos leopardos.
    Fantástica reportagem, parabéns. São nossos magníficos felinos, “gigantes pela própria natureza”, que todos os brasileiros devem conhecer, proteger e preservar.

    Thumb up 36
    • É pena que existam pessoas gananciosas ao ponto de matar animais como esse tão graciosos por dinheiro. E pior ainda são aqueles que compram, pois sem esses não haveriam os outros

      Thumb up 10
    • Na verdade, Jonatas, “pantera negra” não é um animal específico, e sim um termo genérico para designar o fenômeno melanístico que ocorre em felinos do gênero panthera. Tanto a Onça-Pintada quanto o Leopardo pertencem a esse gênero (Panthera Onca e Panthera Pardus, respectivamente), e nas duas espécies ocorre a variação melanística, sendo assim, o leopardo negro e a onça preta são ambos “panteras negras”.

      Thumb up 1

Envie um comentário

Leia o post anterior:
comet
Cometas trouxeram a vida para a Terra?

Cometas podem ter si...

Fechar