10 grandes descobertas de 2011

Publicado em 4.01.2012

De abelhas emocionais até partículas voando mais rápido do que permite a teoria da relatividade de Einstein, 2011 foi recheado de descobertas que trouxeram novas questões e expandiram barreiras. Confira algumas:

1 – Neutrinos mais rápidos do que a luz – ou não

Em setembro, pesquisadores do grupo OPERA anunciaram que haviam encontrado neutrinos que voam mais rápido do que a luz, indo contra a teoria de Einstein. A maioria dos físicos descartou esses cálculos, sugerindo erros de análise, mas isso não impediu que várias pessoas pensassem estar testemunhando o começo de uma nova revolução científica.

2 – Animais inteligentes e abelhas emocionais

É difícil passar uma semana sem novas evidências de inteligência animal: ratos empáticos, elefantes cooperativos, peixes que usam ferramentas, e assim por diante.

Rigorosamente testadas e documentadas, as descobertas científicas revelam a riqueza da vida a nossa volta, e talvez uma das mais emblemáticas, medida por padrões rígidos que se baseiam em dados e não em sentimentos confusos, seja a de que as abelhas têm sentimentos. Especificamente, elas demonstram certo pessimismo com o mundo. Isso nos faz refletir: o que significa quando até insetos atingem um ponto de referência emocional que apenas os animais mais “evoluídos” deveriam atingir?

3 – Uma nova ligação entre células e pessoas envelhecidas

Pesquisadores vêm debatendo há décadas se o processo de envelhecimento do organismo está ligado ao envelhecimento em nível celular. O corpo e o metabolismo passam a funcionar mal conforme a pessoa envelhece, porque as células atingem seu limite de replicação, se quebram e interrompem o sistema?

Em novembro, gerontologistas (que estudam o envelhecimento) demonstraram que, ao retirar células velhas de ratos, reduziu-se o nível de enfermidades nos animais. Foi uma incrível evidência de que o envelhecimento celular realmente importa. E apesar do estudo não poder ser realizado com humanos da mesma forma como foi com ratos modificados geneticamente, pode abrir uma nova geração de pesquisas sobre o envelhecimento.

4 – O fim do uso de chimpanzés para pesquisas médicas

Após duas décadas usando chimpanzés para pesquisar doenças infecciosas, apenas uma continuou com justificativas para continuar os experimentos, já que seria impossível fazê-los com humanos: pesquisas sobre a hepatite C, que mata 340 mil pessoas todos os anos e não afeta nenhum outro animal, além dos chimpanzés, precisaram continuar usando os animais.

A hepatite C se transformou no campo de batalha de discussões sobre ética e moralidade nos testes com chimpanzés, permitidos apenas no Gabão e nos Estados Unidos. Pelo menos cientificamente, essa guerra agora parece ter acabado. Em maio, foram aprovados dois novos medicamentos para a hepatite C, ambos muitos superiores aos antigos e desenvolvidos sem testes em animais. Em dezembro, o Instituto de Medicina americano declarou formalmente que os chimpanzés não são mais necessários para o desenvolvimento de medicamentos para a hepatite C. Isso pavimentou o caminho para “libertar” os animais mais próximos do homem.

5 – Ancestrais humanos sobrevivem em nossos genes

Durante anos, os antropologistas suspeitaram que o Homo sapiens se reproduziu com Neandertais antes de nossos ancestrais serem extintos. Essa hipótese foi oficialmente comprovada em 2010, com a primeira evidência concreta de DNA Neandertal em humanos vivos. Em julho do ano passado, novos testes descobriram ainda mais evidência desse cruzamento. Não apenas os Neandertais vivem em nós, mas um primo deles, os Denisovanos, extintos há muito tempo, também estão misturados a nós.

O papel funcional dessas variantes genéticas ainda permanece indeterminado, mas a importância para uma ideia própria do senso humano é clara: o Homo sapiens não é o produto de uma linhagem longa e pura, mas uma mistura de hominídeos.

6 – A humanidade chega aos 7 bilhões

Em outubro, a população humana atingiu a marca dos 7 bilhões. Isso aconteceu apenas 12 anos depois de termos atingido 6 bilhões. Em contrate, a humanidade levou cerca de 72 mil anos para atingir o primeiro bilhão.

O momento com certeza merece uma reflexão: de que forma nós, como civilização, queremos viver?

7 – Desregulação e especulação no mercado dos alimentos

Primeiro em 2008, e agora em 2011: o preço mundial dos alimentos variou muito. Não houve razão específica: a demanda não aumentou tanto, nem a produção caiu. O preço para manter o básico das necessidades humanas não parece estar conectado com a lógica econômica atual.

Muitas explicações foram propostas, do clima ruim ao aumento da sensitividade do mercado até a conversão de colheitas de alimentos em combustíveis biológicos. Mas pesquisadores ingleses aplicaram modelos matemáticos nos mercados de comida globais e encontraram algo diferente: os combustíveis biológicos realmente tiveram um papel no aumento do preço dos alimentos – mas as flutuações e a inflação se mostraram causas de especuladores que entraram nesse mercado no fim dos anos 90. As mesmas forças que quase colapsaram a economia global em 2008 têm se virado para o mercado da comida.

8 – O pesadelo da gripe aviária em laboratório

Desde o aparecimento da gripe aviária (H5N1), no fim dos anos 90, que infectou bilhões de pássaros no mundo inteiro, cientistas alertaram para um problema mundial em potencial. A doença não é altamente contagiosa entre as pessoas, mas mata cerca de 60% dos que a contraem. Se a H5N1 se tornar uma gripe sazonal como muitas outras, a civilização pode entrar em um processo de contágio muito perigoso.

Em dezembro, uma comissão de segurança americana anunciou que duas equipes de pesquisadores, uma na Holanda e outra em Wisconsin, haviam produzido o vírus em laboratório. Ao entender como a gripe aviária passa para os humanos, os cientistas esperam poder prever os acontecimentos, e fabricar medicamentos e vacinas para isso.

Alguns cientistas apoiaram o trabalho. Outros o consideraram uma abominação, por dois motivos: pelos terroristas, que podem utilizar pesquisas como essa para fabricar armas, ou porque laboratórios de alta segurança às vezes falham em não deixar uma doença escapar.

Apesar de a publicação oficial ser aguardada para 2012, os detalhes da pesquisa já foram divididos com centenas de cientistas. Para o bem ou para o mal, essa pesquisa pode ser uma descoberta importante de 2011.

9 – Um planeta como a Terra, possivelmente habitável

Através do telescópio Kepler, da NASA, astrônomos descobriram o planeta mais próximo com chances de ser nossa segunda Terra. O exoplaneta, chamado de Kepler 22-b, tem uma massa 2,4 vezes maior do que a da Terra, e orbita sua estrela central na chamada “zona habitável”, oferecendo um clima temperado e boas condições para a vida.

10 – Sinais do bóson de Higgs

O bilionário Grande Colisor de Hádrons talvez tenha provado o valor de seu investimento em dezembro, quando os resultados de dois experimentos revelaram dados que talvez correspondam ao tão aguardado bóson de Higgs. Se esse for o caso, a descoberta do bóson será considerada uma das maiores do século 21. [Wired]

Autor: Bernardo Staut

é estudante de jornalismo e interessado por povos, culturas e artes.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

41 Comentários

  1. ABELHAS SENTIMENTAIS!!!
    O que significa quando até insetos atingem um ponto de referência emocional que apenas os animais mais “evoluídos” deveriam atingir?

    Fico pessimista, como as abelhas (que, aliás, estão diminuindo de população pelo mundo afora), quando vejo pessoas mais entusiasmadas com o Bóson de Higgs do que com o fato de animais e insetos demonstrarem emoções.

    Definitivamente, estamos, nós os seres humanos, nos transformando em frios robôs a serviço do consumismo genocida neo-liberal.

    Thumb up 4
  2. DEUS ao criar todas as coisas, desde o princípio criou tambem toda a tcnologia, nós é que sabemos muito pouco a respeito dela. Foi colocado em cada um de nós a máquina sufisticada, mais moderna de todos os tempos, o nosso CÉREBRO. Com certeza fomos presentiados com esta máquina para podermos darmos cotinuidade à criação fazendo tantas descobertas como vemos hoje. Mas tem um probleminha, a maioria das pessoas não tem conhecimento do potencial da máquina que possui, e tambem a ciência ainda sabe muito pouco sobre ela, só quando conhecermos 90% dela é podemos de verdede fazermos grandes descoberta(é pena não dar tempo a presenciarmos esses grandes acontecimentos).

    Thumb up 1
  3. que louco cara o planeta verde .. primeiro querem vender lotes na lua , agora este planeta , então a lua vai cair de peço isso é bom , eu achava que já tinham fotos de um buraco negro se eu tirasee uma foto de um buraco negro eu taria rico

    Thumb up 3
  4. Muito interessante a lista de grandes descobertas de 2011.
    O item 06 – A humanidade chega aos 7 bilhões
    O item 09 – Um planeta como a Terra, possivelmente habitável.
    Lendo-os na sequência, dá para notar uma mensagem implícita. Útil para meditar sobre os dois temas.

    Thumb up 12
  5. O ITEM 7 É UM ABSURDO!!!!!!!!!!

    Eu trabalho com mercado agropecuário, e sei bem o que acontece.

    E historicamente praticamente todos os itens estão subindo MUITO DE PREÇO. A inflação é menor, porque o Governo ainda age subsidiando muito os produtores; o preço real dos alimentos era para chegar muito mais caro ao consumidor final.

    O principal motivo é simples: MUITA DEMANDA. E DEMANDA AUMENTANDO. Ao mesmo tempo que a produção não tem seguido ao mesmo nivel. ALias, um dos principais motivos é “porque não tem mais AREA para produzir”.

    Alias, o GOverno Brasileiros está incentivando a Agropecuária, financia tratores, grãos, com quase 0 de juros para pagar em n anos. E não tem combatido muito a destruição da Amazonia (que é o unico lugar que sobrou), para aumentar a area de cultivo e de pastagens.

    E a demanda do mundo está aumentando. A previsão para as próximas décadas é uma grave crise alimenticia. Provavelmente haverá racionamento de alimentos.

    Além disso, a produção está sendo preojudicada, pela agricultura intensiva, que está prejudicando muito o solo, e a cada safra, ficando ‘mais dificil’ vamos assim dizer, e precisando recorrer mais a industria quimica com fertilizantes, e nutrientes sintéticos para o solo.

    Além disso, muitas catastrofres naturais. De modo, que a falta de matas, deixa as plantações totalmente expostas, muito sol, pouca chuva, ou muita chuva, e praticamente está tudo a perder. Este ano mesmo, já estamos tendo uma grande perda da safra no Sul.

    Bem… apenas informo, que daqui 1 ou 2 décadas, comer carne será coisa de muito luxo. De tão caro que vai estar. E não por ESPECULAÇÃO como diz a noticia. É a tendencia. E aqui no Brasil, o preço ainda não subiu TANTO quanto deveria, porque, o Governo novamente ajuda.

    Thumb up 10
    • Evandro o aumento nos valores alimentícios está mais atrelado as especulações de mercado que da escassez propriamente dita dados da Embrapa revelam que desperdiçamos 26,3 milhões de toneladas de alimentos anualmente: http://www.bancodealimentos.org.br/o-desperdicio-de-alimentos-no-brasil/ . Além deste desperdício temos enormes àreas no Brasil improdutivas perfazendo um total de 228,5 milhões de hectares segundo dados do Incra: http://www.mst.org.br/A-concentracao-de-terras-no-Brasil.-Entrevista-com-Gerson-Luiz-Mendes-Teixeira , logo a nivel de Brasil é falácia tais afirmações de que a fome é devido a muita procura e pouca oferta. Se não pode comer carne troca-se a carne por outra fonte de carboidrato… A solução está no incentivo que o governo deve dar para a agricultura familiar fortalecendo as bases da civilização! Poder é ter terra, isto sabemos desde que a humanidade deixou de ser nômade. Países como a China e grandes empresas multinacionais têm comprado muitas terras em todo o globo inclusive no Brasil.

      Thumb up 2
  6. Você está certo Elismar!

    A maioria das religiões (leia-se VATICANO como exemplo) procuram por todos os meios, manter um DEUS misterioso e, através desse mistério auferirem altos lucros destinados à manutenção de suas associações religiosas. Razão pela qual, não podem mesmo aprovar tais conquistas científicas!

    Thumb up 3
  7. So pra completar, daqui a pouco acaba os recursos daqui e vai o homem la nesse planeta, se é q é possivel ir la e acaba com tudo tambem kkkkkkkkkkk

    Thumb up 4
    • A imagem é ilustrativa. Á essa distância é impossível obter imagens reais e tão nítidas assim. Esse planeta foi detectado somente por cálculos!

      Thumb up 7
    • não amigo, ele é assim mesmo realmente foi detectado por cálculos mais tabém pelo telescópio kepler e eles não iriam colocar uma cor diferente da que eles olharam.

      Thumb up 2
  8. Galera, já que estamos todos curtindo as boas informações deste artigo, as descobertas mais interessantes de 2011, que tá direcionarmos um minuto da nossa leitura para votarmos nesta causa:

    Me ajudem com a campanha para arrecadar votos para que o meu gatinho, que está paraplégico, ganhe 400,00 em produtos veterinários?

    Para ajudar basta votar no link (https://apps.facebook.com/easypromos/voteme/23071/614432693) e, se puder, compartilhar o pedido em seu mural. Pronto! Fez um gato feliz…

    Muito obrigada a todos e Feliz Ano Novo.

    Sabrina Maria de Souza

    Thumb up 3
    • Votei no seu bichano. Boa sorte para vocês dois. ;)

      Thumb up 1
    • votei, boa sorte.

      Thumb up 1
    • Posta no 9gag, com certeza vai ajudar MUITO!

      Thumb up 1
  9. A maior ignorancia humana é se colocar como ser dominante no critério sentimentos.

    NO meu critérios as outras especimes tem relações, sentimentos eu não sei como cientistas premiados, biologos imaginam que os seres chamados irracionais são robos?

    Thumb up 1
    • Olá Carlos, sou estudante de biologia.Não me recordo de ter ouvido, em meio acadêmico atualmente, alguém afirmando que outras espécies de animais não possuem sentimentos. Quem possui um animal de estimação pode ver claramente que possuem sentimentos sim. Mas a dúvida é quanto a determinados tipo de animais, com um corpo rudimentar. Por exemplo, o que leva um animal a ter sentimentos ? Essa descoberta nos leva a pensar que não necessariamente precisa-se de um cerebro para desenvolver sentimentos, mas tudo gira em torno da pergunta principal, o que é necessário em nosso corpo para que sejamos dotado de sentimentos ? Uma planária possui sentimentos? Muitos estudos afirmam que ela não chega nem perto d algo assim. É de se fazer pensar e pesquisar.

      Thumb up 0
  10. Uma das mais interessante é a 5, será muito interessante nas futuras pesquisas antropológicas mapear como a nossa espécie se formou. Eu acredito que justamente esses cruzamentos entre espécies e subespécies tenha sido fundamental para o desenvolvimento de nossa inteligência: A combinação de qualidades, a organização social do sapiens com a esperteza individual do neandertal, e por aí vai, incluindo outros hominídeos.

    Thumb up 12
  11. Incrível esta alusão a partícula de deus porque não somente bóson de Higgs que insanidade em beatificar tudo , Também achei interessante a não usar nossos primos em experiências para pesquisas da Hepatite ,quanto a pesquisas também em camundongos para reaplicação celular muito interessante ,foram conquistas bem vindas a humanidade em geral..Valeu..

    Thumb up 10
    • Ninguém beatificou nem santificou nada. Estude como surgiu o nome, antes de sair disparando o ódio contra as crenças e religiões.

      Thumb up 2
  12. A matéria é excelente, em observação às narrativas ” os cientistas esperam poder prever os acontecimentos, e fabricar medicamentos e vacinas para isso. Alguns cientistas apoiaram o trabalho”. e ” Outros o consideraram uma abominação, por dois motivos: pelos terroristas, que podem utilizar pesquisas como essa para fabricar armas, ou porque laboratórios de alta segurança às vezes falham em não deixar uma doença escapar”. Pergunto agora: o que é melhor, parar a pesquisa por causa da 2ª afirmativa ou desenvolver a longo ou curto prazo a vacina para imunizar todo mundo? Esses inteligentes de falhas são demais, não acham?

    Thumb up 0
  13. Em relação ao item 10: Sinais do boson de Higgs


    Prevista pelo Modelo Padrão, lá estava a nova partícula, exatamente onde se esperava, formada por um quark beleza e um anti-quark beleza, devidamente ligados pela força nuclear forte.

    O fato é que a nova partícula não vem acrescentar nada em termos de entendimento ou compreensão da “física-como-a-conhecemos” e, menos ainda, de alguma “eventual-nova-física”.

    Teria sido um achado digno de nota se tivesse sido feito por um laboratório menor, mas veio marcar um fim de ano sem nenhum gosto de festa para o maior laboratório científico do mundo …

    Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

    Thumb up 5
    • Esta partícula da qual você está falando também é um bóson, mais é o bóson Chi-b (3P), e não o bóson de Higgs, por isso a pouca atenção dada à descoberta dessa partícula.

      Essa é a fonte completa: http://migre.me/7pDfw

      Thumb up 6
  14. A foto dos chimpanzés ficou muito legal, dá pra ver qe eles tb tem sentimentos.

    Thumb up 10
    • O filhote está bem feliz.

      Thumb up 4
  15. O ser humano e uma soma fantastica de hominidios gostaria que todos Neonazistas Racistas apreendemsem algo com estas descobertas Quanto a humanidade evoluiria com estas informaçoes

    Thumb up 4
  16. O que mais me chama a atenção na questão dos neutrinos é a qualidade da equipe do OPERA. Aqueles cientistas não se permitiriam incorrer em erros primários, com o mundo todo olhando pra eles. Talvez 2011 seja o ano do nascimento de uma nova Física.

    Thumb up 9
    • Também não entendo como cientistas tão inteligentes e esforçados puderam ter errado cálculos básicos.

      Thumb up 3
  17. O item 7, sobre os preços dos alimentos, não parece merecer estar entre as maiores descobretas científicas do ano.

    Thumb up 16
    • Assim como a 4 e a 6.
      Não estou ignorando a importância destes acontecimentos, mas definitivamente não são descobertas…

      Thumb up 6
  18. Concordo com você Ísis.
    Inclusive a descobera dessa partícula incomoda os religiosos que dizem que a ciencia nao explica nada do universo.
    Prova de que esses fanáticos religiosos so querem mesmo persuadir as pessoas pra aumentar seu poderio economico, tal como mostra a história da humanidade.

    Thumb up 14
    • Blá, blá… fanáticos religiosos… blá, blá… ciência explica tudo…

      Você incorre no mesmíssimo erro daqueles a quem tu classificas insanos alienados.

      Thumb up 2
  19. De todas as descobertas descritas, a do Bóson de Higgs de longo é a que mais me impressiona. A descoberta da famosa “partícula de Deus” pode nos levar a grandes níveis de compreensão física e astronômica.

    Thumb up 16

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Atmospheric_Energy_Balance
Humanidade pode ser responsável por 74% do aquecimento global

Será que é possível ...

Fechar