10 Incríveis bizarrices da natureza

Por , em 4.01.2009

De plantas que se movem visivelmente a olho nu até insetos que se utilizam de armas aquímicas que desafiam a evolução, saiba de dez incríveis fatos sobre algumas das maiores bizarrices da natureza.

Camundongo multitarefa
camundongo

Fato estranho: Camundongos passam por fendas da largura de um lápis

Os camundongos não precisam entrar em nossas casas através de uma porta aberta, eles conseguem passar por baixo dela. Os pequenos roedores conseguem passar por uma abertura da largura de um lápis (6mm), devido ao seu crânio flexível. Quando eles entram mastigam qualquer coisa inclusive cabos elétricos, concreto, plástico, couro, etc., pois isto evita que seus dentes (que nunca param de crescer) fiquem demasiadamente longos. Recentemente um estudo demonstrou que eles não gostam especialmente de queijo, pois preferem carboidratos à proteína e gordura. Os camundongos também conseguem andar na vertical ou de cabeça para baixo, pular quase meio metro e nadar. Uma vez que um e outro camundongo do grupo morre depois de comer veneno ou em uma ratoeira eles não caem mais na mesma armadilha. Para evitar que eles entrem use um lápis para testar todas as frestas em sua casa.

Olhos retangulares
cabra

Fato estranho: Cabras têm pupilas retangulares

As pupilas redondas são as mais comuns, mas muitos animais possuem pupilas retangulares horizontais. As cabras, por exemplo, tem visão de até 340o. Isso significa que eles podem ver ao seu redor, diferente de nós que vemos a nossa frente. Outra curiosidade: Polvos também têm pupilas retangulares.

Cavalos cegos
cavalo

Fato estranho: Cavalos não podem ver diretamente em frente

Os cavalos têm os maiores olhos de qualquer mamífero terrestre e uma visão extremamente ampla de 350o. Mesmo assim eles têm dois pontos cegos: o primeiro diretamente em frente e outro logo atrás da cabeça. Eles não conseguem ver a cor vermelha e tem visão 20/33 (em comparação com a visão humana 20/20).

Ratos nauseados
rato

Fato estranho: Ratos não conseguem vomitar

Ratos não conseguem regurgitar por causa de uma parede entre as duas cavidades de seu estômago e a inabilidade de controlar o diafragma, necessário para a ação. Ratos e porquinhos da Índia também não regurgitam. Isso torna os ratos mais suscetíveis ao envenenamento (por isso é o método mais popular de controle). Como eles não podem regurgitar eles sempre degustam o alimento para verificar se não se sentirão mal.

Gorilla gorilla gorilla
gorila

Fato estranho: Uma subespécie do gorila ocidental tem o nome científico Gorilla gorilla gorilla

O Gorilla gorilla gorilla é a subespécie de gorila mais comum encontrado pelo mundo, inclusive nos zoológicos. Por alguma razão os gorilas acabaram com alguns dos nomes científicos mais estranhos como o Gorilla gorilla gorilla, Gorilla gorilla diehli, Gorilla beringei beringei ou Gorilla beringei graueri.

Cisne perigoso
cisne

Fato estranho: Cisnes podem quebrar pernas de pessoas

Da próxima vez que estiver dando pão velho para um bando de belos cisnes e decidir fazer um carinho neles, não faça! Cisnes são extremamente protetores dos seus filhotes e usam as suas asas poderosas, de quase 3m de envergadura, para defender-se de cães e até humanos. Em 2001 um jovem irlandês teve a sua perna quebrada por um cisne enquanto o provocava. No ano seguinte uma pessoa teve o braço quebrado.

Aranha frágil
tarântula

Fato estranho: Uma tarântula se despedaça ao ser derrubada

Apesar da picada dolorida as tarântulas são inócuas para os humanos. Algumas delas soltam seus pelos extremamente alergênicos que se aderem ao nosso tecido podendo causar severa irritação na pele ou respiratória. Como os aracnídeos possuem exoesqueleto (esqueleto do lado de fora do corpo) e este é um tanto frágil, se ela cair de uma pequena altura irá se despedaçar e morrer.

Terrível tempero
noz-moscada

Fato estranho: A noz-moscada é venenosa

Apesar de ser um tempero agradável em certos alimentos a noz-moscada é um veneno que pode ser fatal enquanto você sofre uma variedade de terríveis efeitos colaterais. Ingerir apenas dois gramas de noz-moscada dará efeitos similares ao da ingestão de meta-anfetamina, náusea, febre e dor de cabeça. A ingestão de 7,5g poderá causar convulsões e 10g causam alucinações. Comer uma noz-moscada inteira poderá levar à “psicose por noz-moscada” com sentimentos de morte iminente, confusão e agitação. Houve duas fatalidades por noz-moscada registradas; uma em 1908 e outra em 2001.

Vegetais velozes

Fato estranho: Alguns poucos vegetais são capazes de movimentos rápidos, mesmo na ausência de vento.

A planta asiática conhecida como telégrafo (Desmodium motorium, syn. Desmodium gyrans, Codariocalyx motorius) é uma das poucas que possui movimentos bruscos. As folhas giram em seus eixos em períodos de três a cinco minutos e sacodem para cima e para baixo.

Arma química

Fato estranho: O besouro bombardeiro atira um líquido fervente como mecanismo de defesa

O incrível e complexo besouro bombardeiro (Bombardier beetle, em inglês) tem uma habilidade única: atira componentes químicos ferventes em seus inimigos através de seu abdômen. O líquido é uma combinação de peróxido de hidrogênio e hidroquinonas que se misturam no interior do inseto causando uma reação química. O líquido é fatal para pequenos insetos e outras criaturas e pode ser muito doloroso para os humanos. [Listverse, Wikipedia]

38 comentários

  • Ricardo:

    Nossaa o q eu achei bem interessante foi a pupila retangulass
    deve ser muito legal enchergar masi de 300º nehhh rrs

  • Fernando:

    NOZ MOSCADA EH O
    EU COMI 2 NOZES INTEIRAS DAKELAS Q VENDE NO MERCADO NAQUELES TUBINHOS Q PARECE UM TUBO DE ENSAIO E NAO DEU NADA
    SEM NAUSEAS, SEM ALUCINAÇOES, SEM BRISA.

    mito ou verdade? MITO.

    • Vinicius:

      Se não deu nada, então não era Noz Moscada. Nozes simples são diferentes das Moscadas, que são normalmente vendidas em pó.

  • Adrielle_p:

    Sempre que estou com dor de cabeça, raspo um pouquinho de noz-moscada e faço chá, às vezes raspo um pouco e engulo e às até mordo um pedacinho, mastigo e engulo, eu quando vi a matéria pensei que estava sendo perigoso demais, mas minha mãe e minha avó me disseram de que aquela quantidade que eu tomo é só alguns miligramas. 😉

    • elenice:

      em casa usamos noz moscada raspamos um pouquinho e fazemos infusão geralmente em casos de dor no estomago ou ate mesmo vomitos é umpé na roda sempre melhoramos tambem acho essa estoria MITO’

  • dayana:

    EU FIQUEI INPRECIONADA COM ISTO NUCA TINHA VISTO UMA TARANTULA DESSA MANEIRA ADOREI E EU QUE RIA SABER MAIS SOBREISTO BEIJOOOSSS

  • Dj Braguinha:

    essa do rato é verdade verdadeira (rsrsr)
    já aconteceu comigo qd fiquei altamente impressionado ao ver um rato passar pelo buraco da fechadura do meu quarto! Sério! Achei incrível ele passar por um buraquinho que nem barata nem rã tinham conseguido!

  • tatiana:

    adorei, bem feito que a aranha se despedaça ao ser derrubada,pois tenho pavor de aranha.
    mais acho os outros animais muitissimo enteressante

  • paulo:

    muito boa a lista.
    tem uma planta aqui na minha cidade,acho que tem em todo o brasil,é apelidada de dorme-dorme,pois toda vez que você chega perto ou encosta nela,em 3 segundos ela se fecha,é um tipo de matinho.
    me impressionei com a noz moscada e o cisne,é chocante!
    nunca eu ia saber que um animal de aparencia forte e poderosa como a aranha se despeça por 1 quedinha no chão.
    e tambám tem as coisas comums,como os olhos da cabra.
    o amigo do meu tio cria cabras,e eu nunca tinha reparado nos olhos delas.

  • JACIRA:

    Oi gente!
    Esse sait é ótimo,e eu não sei como o encontrei!Não como acessei!Mas que é muuuuuuuuuito bom isto eu sei!!!!!!
    Obrigada.

  • 10 Listas que valem a pena ler de novo (3) | Lista10.org | As melhores e piores listas do mundo.:

    […] adaptações de livros para o cinema 6º. As 10 maiores preocupações da população mundial 7º. 10 Incríveis bizarrices da natureza 8º. Os 10 Países com maior densidade de robôs 9º. Top 500 senhas mais utilizadas 10º. Os 10 […]

  • Elisa Borba Ferreira:

    a aranha pode ser frágil mais ainda continuou morrendo de medo dela
    asjashuas (sério)

  • Ayzengard:

    Faço muitas pesquisas para saber a fonte de tais artigos e informações para evitar agregar conhecimentos/informação não comprovada! Esse artigo realmente a maioria do que pesquisei é verídico, mas já teve muitos artigos que não são verídicos, mas mesmo assim, é o primeiro passo para minhas pesquisas. Obrigado!!!

  • Pedrowsky:

    Artigo muito bom, vou divulgar.
    Aproveito para parabenizar o César (nº 4) por seu ‘brilhante’ comentário. Essa prova que vc apresentou é indiscutível!
    Finalmente a polêmica chega ao fim: seus ancestrais foram de fato macacos e ponto final.

  • Renato Ludvig:

    Tenho percebido uma tendência para chamar as aranhas caranguejeiras também de tarântulas. Esta confusão de atribuição deste nome parece ter influência americana, onde é mais difundido o hobby de criar aranhas de grande porte. Acontece que, há tempos atrás, o termo “tarântula” era aplicado somente às aranhas da família Lycosidae, que são aranhas de porte médio, de 6 a 7 cm de envergadura, habitantes de jardins e gramados.
    Quanto à planta Dormideira, mencionada nos outros comentários, aqui no RS também tem.

  • Maria do Socorro:

    Incrível essa da noz moscada, dizem os mais velhos que ela é boa para prevenir contra derrame, eu mesma quando estou com dor de cabeça ou mal estar, ralo e coloco debaixo da língua é tiro e queda, agora vou ter mais cuidado ao usar.

  • Eu:

    d+
    o sapinho ali no final du video
    hahaha
    nunka mais vai tenta come um besouro desse aew!!
    kkk

    muito bom esse site 😉

  • Júnior:

    Nunca comi noz-moscada, se já pensei em comer esse pensamento não existe mais. hehe

    E esse besouro bombardeiro, demais!!

  • Rodrigo 420:

    NOZZZZ AAAAA …moscada então , rsrs excelente informção. estou indo pra feira.

  • denise torquato:

    muito interessante esses artigos..
    ahsuahuaa e nao conhecia esse negócio da noz moscada :O
    aqui no interior de Sao Paulo, também tem essa plantinha que fecha
    quando eu ía no sítio da minha amiga, ficavamos a tarde procurando e fechando, procurando e fechando … chamamos aqui, de Dorme Dorme :DD

  • Biobaldo:

    Muito bom o Post, várias curiosidades muito interessantes, e mais um site novo pra eu ler todo dia. Não sei se interessa, mas a titulo de curiosidade, em relação as tarântulas que se despedaçam, embora seja fato o que foi postado, algumas espécies que são arborículas (vivem em árvores) podem suportar quedas bem altas, chegando a 4 ou 5x a altura que uma tarântula terrestre.

  • Roh:

    Incrivel não sabia dessas coisas, realmente bizarro

  • ianny:

    A natureza é criativa e surpreendente.Existem miríades de formas de vida
    bizarras e inusitadas.É a riqueza da natureza!!!!

  • David:

    Parece que essa plantinha ocorre no Brasil inteiro. Aqui no Rio chamamos de “Durmideira” faz parte até do folclore quase…
    cantamos uma musiquinha quando fazemos ela fechar: “Dorme, dorme durmideira, dorme até segunda feira” hauhauhau
    cresci fazendo isso.

  • Cristhian:

    Só pra constar, moro em Santa Catarina e aqui também tem essa plantinha que se fecha com quaquer toque. Bem legal.

  • Edson R. da Silva:

    Não me lembro como encontrei este site, mas a maioria do seu conteúdo são muito interessantes e importantes. Me agregam valor e me mantem atualizado, parabéns!

  • Rodrigo Castro:

    Esse papo da noz moscada é exagero. Uma vez eu comi 6 e meu amigo comeu 4, pra se chapar mesmo, ninguém teve nada, absolutamente nada de anormal.

  • liz coelho:

    Sobre a Noz-moscada….uma pessoa conhecida, muito acostumada com estes remedios caseiros, raspou um pouco da NOZ e colocou na lingua, Foi dormir quando acordou estava com a lingua tao inchada que nem cabia na boca, algo espantoso e passou muito tempo , várias coisas que comia inchava, Em fim se tornou uma pessoa extremamente alergica.

  • thunder:

    realmente muito bom o artigo.

    a do camundongo eu sabia, mas o resto não, e essa da noz moscada me impressionou

    um abraço

  • FranChico – Hora de Relaxar:

    Vamos encher a cara de noz moscada

  • Dudu:

    Davi Camelier aqui em Minas Gerais também possuim muito dessa planta que você esta dizendo…ela fica em pastos ,quando passamos o pé ou a mão nas folhas delas elas fecham rapidamente.muito interessante

  • Davi Camelier:

    Rapaz, não sei pelo sul do Brasil, mas aqui na bahia tem uma plantinha chamada maria-fecha-porta (ahh lembro não, é algo assim) e o nome científico é mimosa pudica (pesquisei agora na net), que se fecha ao perceber qualquer toque… e é, muito mais rápido que essa plantinha aí em cima… será que tem vídeo?

  • Mariana:

    ameiiii esse artigo
    sensacional!

  • VERBENIA ARAUJO:

    Tudo muito interessante. Meu irmão que me indicou esse site e ele é maravilhoso…..sempre aprendemos muita coisa boa……Gosto muito por que tem textos curtos e fotos que chamam muito a atenção.

  • Cesar:

    O besouro bombardeiro foi, por muito tempo, o queridinho dos criacionistas, eles alegavam que era impossível a evolução do animal, já que as duas substâncias são guardadas em câmaras separadas até a mistura. Em outras palavras, o conjunto teria que ter “surgido” pronto.

    Até que foi encontrado fósseis deste besouro com cãmara para uma das substâncias apenas, a outra ficava no corpo do besouro…

  • marion saraiva:

    òtimo artigo, agora sei porque passou mal quando como algo com noz moscada, me dá uma azia violenta……
    obrigada, sucesso p/ vcs.

  • Tony:

    Muito legal o artigo, só esqueceram de incluir o peixe elétrico, afinal não é muito comum no reino animal o uso da eletricidade como arma…

  • Cristhian:

    Muito bom o artigo, em especial os três últimos itens.
    O lance da noz-moscada me impressionou pelo fato de ocorrerem poucos acidentes.

Deixe seu comentário!