10 logotipos dos cientistas mais famosos do mundo

Por , em 22.07.2013

Não seria possível fazer uma lista com todos os grandes cientistas famosos, pois são vários e de diversas áreas do conhecimento importantes. Porém, dá para se divertir com essa seleção de logotipos criativos, que usam elementos tipográficos de nomes, aparência e descobertas de alguns dos cientistas mais famosos do mundo para representá-los. Escolha o seu favorito!

1. Albert Einstein

einstein
Albert Einstein (1879 – 1955) foi um físico teórico alemão, que tornou-se mundialmente conhecido após a formulação da teoria da relatividade geral, algo pouco comum para um cientista. Visto como sinônimo de gênio, em seus últimos anos sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. Seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar dele próprio não ter previsto tal possibilidade.

O logotipo com o nome de Enstein está representando a geodésica no espaço-tempo de uma partícula parada no plano x-y. Não é possível a um corpo se mover nas dimensões do espaço sem se deslocar no tempo, a quarta dimensão.

2. Gregor Mendel

mendel
Gregor Johann Mendel (1822 – 1884) foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Durante sua vida, publicou dois grandes trabalhos, hoje clássicos: “Ensaios com plantas híbridas” e “Hierácias obtidas pela fecundação artificial”. Formulou as leis da hereditariedade genética, que regem a transmissão de caracteres hereditários, hoje conhecidas como Leis de Mendel. É conhecido como o pai da genética.

O logotipo faz alusão ao campo da genética e seu trabalho com plantas.

3. Nikola Tesla

tesla
Nikola Tesla (1856 – 1943) nasceu num território da atual Croácia, e foi súdito do Império Austríaco. Foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. Ficou muito conhecido por suas muitas contribuições revolucionárias no campo do electromagnetismo, e seu trabalho teórico forma as bases dos sistemas modernos de potências elétricas e correntes alternadas – bases que ajudaram na introdução da Segunda Revolução Industrial.

O logotipo representa a famosa Descarga de Tesla, um circuito transformador ressonante.

4. William Thomson

kelvin
William Thomson (1824 – 1907) foi um físico-matemático e engenheiro britânico, considerado um líder nas ciências físicas no século XIX. Contribuiu de forma importante na análise da eletricidade e termodinâmica, e para unificar as disciplinas emergentes da física em sua forma moderna.

Ficou conhecido por desenvolver uma escala de temperatura absoluta, a escala Kelvin, que lhe deu o título de Barão Kelvin e está representada neste logotipo.

5. Louis Pasteur

pasteur
Louis Pasteur (1822 – 1895) foi um cientista francês, autor de descobertas de grande importância na história da química e da medicina, como causas e prevenções de doenças. Criou a primeira vacina contra a raiva, reduziu a mortalidade por febre puerperal, e ficou mais conhecido por inventar um método para impedir que leite e vinho causem doenças, hoje conhecido como pasteurização.

Foi um dos três principais fundadores da microbiologia, e esse logotipo representa seu estilo (como a gravata borboleta), a vacinação e suas pesquisas químicas – pasteurização.

6. Charles Darwin

darwin
Charles Robert Darwin (1809 – 1882) foi um naturalista britânico famoso por convencer definitivamente a comunidade científica da existência da evolução das espécies, com uma teoria para explicar o processo: a seleção natural. A teoria tornou-se a base central da explicação de diversos fenômenos biológicos.

O logotipo representa a Árvore Filogenética da Vida, uma demonstração gráfica das relações entre várias espécies ou outras entidades com ancestrais comuns – esse desenho e essa frase são de uma página muito popular de seu diário: “I think”, “Eu penso”.

7. Johannes Kepler

kepler
Johannes Kepler (1571 – 1630) foi um astrônomo, matemático e astrônomo alemão, peça-chave da revolução científica do século XVII. Ficou conhecido por formular as três leis fundamentais da mecânica celeste, conhecidas como Leis de Kepler, base de obras e posteriores fundamentos do conhecimento astronômico.

O logotipo está representando a Segunda Lei de Kepler: “A linha que liga o planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais”.

8. Isaac Newton

newton
Isaac Newton (1643 – 1727) foi um cientista inglês, físico e matemático, visto também como astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”, é considerada uma das mais influentes na história da ciência e descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, fundamentos da mecânica clássica.

O logotipo é inspirado na história mais popular que cerca sua vida, a da maçã de Newton, em que ela cai de uma árvore em sua cabeça provocando o momento “Eureca!” da sua ideia da força da gravidade. É um mito, mas também um símbolo.

9. Max Planck

plank
Max Karl Ernst Ludwig Planck (1858 – 1947) foi um físico alemão. É considerado o pai da Física Quântica e um dos físicos mais importantes do século XX. Suas descobertas deram nascimento a um campo totalmente novo na física moderna, a base para a investigação de áreas pouco exploradas até então, como a energia nuclear.

O logotipo é uma lembrança ao seu visual e a Constante de Planck, uma das constantes fundamentais na Física Quântica.

10. Pitágoras de Samos

pitagoras
Pitágoras de Samos (570 a.C. – 496 a.C.) foi um filósofo e matemático grego, e, apesar de sua popularidade, tem uma biografia envolta em lendas.

Pitágoras fundou uma escola de pensadores com a filosofia de que o número é a essência de todas as coisas. Os pitagóricos, além de místicos, eram grandes matemáticos. Por isso, quando falamos de Pitágoras, estamos falando não de apenas um homem, mas de vários. Eles estudaram e demonstraram várias propriedades dos números figurados, números perfeitos e o conhecido Teorema de Pitágoras.

O logotipo é um conjunto de sentidos, pois usa tanto letras gregas quanto símbolos matemáticos formando o nome “Pitágoras”. No meio, o famoso triângulo-retângulo.

Abaixo, confira esses ainda outros logotipos sobre cientistas famosos. Reconhece algum? [Visual.li]

todos

• Eric Saboia:

Faltou o Albert Hofmann

• Renata:

Excelente… Muito bons os logotipos, muito bem desenvolvidos…
    – Mas é claro que eu escolho como favoritos os de Tesla, e kepler… todos muitos bons! 🙂

• Eduardo B. Ozorio:

Ficou excelente!!

• Jéssica Reis:

Mendel é o mais legal…mas sou suspeita pra falar

• Arlete Scheleider:

Concordo em número, gênero e grau com o Colega Antônio, mas meu escolhido como predileto fica sendo o de Pitágoras… 😉

• Antonio Costa:

Jonatas. Todos os logotipos estão perfeitos, pois unem criação com conhecimento das áreas de atuação dos cientistas.O de Heisenberg (Teorema da Incerteza) por exemplo, está excelente. Quem os elaborou ?

• Jonatas Almeida da Silva:

Esse site aqui

🙂

• Vitor Barbosa:

Caro Antônio,o certo é princípio da incerteza e não teorema!