10 maneiras de ficar mais inteligente

Publicado em 15.05.2008

Revista HypeScience

Enquanto o seu Q.I. parece ser determinado geneticamente, portanto imutável, há ainda várias maneiras ficar mais inteligente, maximizando a sua inteligência funcional. Use bem a lista abaixo, pois estará investindo no seu maior patrimônio, sua mente.

10. Coma peixe

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

9. Beba chá

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

8. Sem pânico

Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

7. Mais devagar

Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

6. Mantenha-se afiado

Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

5. Pratique

Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

4. Zzzzzz

Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado?Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

3. Jogue videogame

Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

2. Exercícios

Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

1. Descubra

Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.

Bônus

Leia sempre o HypeScience. É impossível sair deste site com o status quo da mente inalterado. [Obrigado, Marcos, pela lembrança]

[Fontes: 1 2 3 4 5 6 7 8 9]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

40 Comentários

  1. “limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima” ainda é muito mais do que o normal.

    Thumb up 6
    • A Leitura Dinâmica não deve ser utilizada para ler; ela deve ser utilizada para buscar o que se pretende ler.

      Thumb up 17
  2. ………… Uma pessoa que cria robôs, Desenha,canta,toca violão,teclado. etc.

    é considerada INTELIGENTE? bom com apenas 16 anos de idade..
    é pq eu faço isso . e não sou muito inteligente (eu acho)

    Thumb up 22
    • se ta se considerando burro menino ?

      Thumb up 18
    • Existem 7 tipos de inteligencias. Pra ser inteligente, não quer dizer que vc tenha que ter um bom raciocínio lógico, ou uma boa memória, ou até mesmo ser um ‘nerd’.

      Vai ai os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner.

      * Inteligência Linguística

      As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tanto oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibilidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

      * Inteligência Lógica

      Pessoas com esse perfil de inteligência tem uma alta capacidade de memória e um grande talento para lidar com matemática e lógica em geral. Elas tem facilidade para encontrar solução de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em problemas menores e ir os resolvendo até chegar a resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligência fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

      * Inteligência Motora

      Pessoas com este tipo de inteligência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma noção espantosa de espaço, distância e profundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de realizar movimentos complexos, graciosos ou então fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movimentos voluntários do corpo. Presente em esportistas olímpicos e de alta performance. É um dos tipos de inteligência diretamente relacionado a coordenação e capacidade motora.

      * Inteligência Espacial

      Pessoas com este perfil de inteligência, tem uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capacidade de criação em geral mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência tem como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

      * Inteligência Musical

      É um dos tipo raros de inteligência. Pessoas com este perfil tem uma grande facilidade para escutar músicas ou sons em geral e identificar diferentes padrões e notas musicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas consegue, sendo capazes também de criar novas músicas e harmonias inéditas. Pessoas com este perfil é como se conseguissem “enxergar” através dos sons. Algumas pessoas tem esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instrumentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente relacionados a criatividade.

      * Inteligência Interpessoal

      Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de liderança. Pessoas com este perfil de inteligência são extremamente ativas e em geral causam uma grande admiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, diretos e tem uma enorme capacidade para convencer as pessoas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São capazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organizando equipes e coordenando trabalho em conjunto.

      * Inteligência Intrapessoal

      É um tipo raro de inteligência, também relacionado a liderança. Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos líderes interpessoais que são ativos, os líderes intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas através de idéias e não de ações. Entre os tipos de inteligência, este é considerado o mais raro.

      Thumb up 4
  3. Bom, eu deixei de fazer as coias que eu tinha vicio.
    Exemplo: sai do computador o dia todo e passei a procurar livros e desafias de matemática para fazer, leio a bíblia frequentemente e isso me ajuda a ficar mais focado e concentrado!
    Mais o que mais me ajudou foi quando eu parei de usar as minhas forças e comecei a deixar DEUS agir, muitos podem ate dizer que não mas, dedes o momento em que assumi compromisso com DEUS passei a ter outra visão da vida e larguei a brincadeira e as festa e me foquei nos estudos, pois como todos eu também tenho sonho para realizar e preciso correr atras dele pois não cairá do céu.

    Thumb up 62
    • deus agiu mesmo pq trocar pc pelos livros e dificil

      Thumb up 10
  4. fico em todas materias mais eu nao sei como,e tipo isso nao adianta vou ficar burro mais ainda ,mandei uma carta dizendo nao deveria ter existido ai parou numa casa muito longe quem ler vai saber pq eu mandei entao nao adianta o que adianta e estudar e eu nao sei estudar

    Thumb up 6
  5. meu prblema e que eu nao consigo pegar as coisas para as provas tarefas e etc. meus professores estao sem confiança em mim e fico com mas medo ainda

    Thumb up 13
  6. e meu problema e que alem de nao ser inteligente sou muito ruim nas materias e muito ruim para gravar alguma coisa na cabeça oque eu faço

    Thumb up 41
  7. tenho dificuldades de aprender em sala de aula, qunado os monitores estao explicando mim da vontade de ficar so foleando livros e revistas.o que fazer mande a resposta para meu email por favor,preciso de ajuda

    Thumb up 12
  8. Boa noite.

    Adorei as dez maneiras de ficar mais inteligente.
    Gostaria de receber mais matérias com ótimas dicas como essa por email se possível.

    Muito obrigado
    Cristiane

    Thumb up 10
  9. Nossa adorei esta lista!!!
    Queria mto ficar um pouco mais inteligente, vou seguir tudo o q está acima!!!!!!!
    valeu…

    Thumb up 7
  10. Bem como escritor saio sempre em busca de novidades e vcs são shou de bola mesmo!Parabens!

    Thumb up 3
  11. O maior problema de se exercitar a memória é que, na maioria das vezes, as pessoas tem preguiça de exercitar a mente.
    Alguma pessoas acham que combatem o stress melhor na mesinha do bar com os amigos. Quando a coisa fica feia, aí, descobre que o stress vem dez vezes mais forte, os maigos do barzinho não vão ajudar.

    Thumb up 11
  12. Agora eu entendo… sempre gostei muito de chá… hehehe, talvez é por isso.
    E é por isso e outros motivos que todos nós estamos aqui…
    Existe ainda mais uma dica para ficar inteligente e ver o mundo de outra forma – é só ler as páginas desse site – você sai diferente daqui.

    Thumb up 13
  13. muito boas dicas, é uma boa pra que quer ficar um pouco mais inteligente, apesar de que o qi é definido geneticamente. o meu é 136, e eu não me canso de estudar assuntos que me deixam curioso como por exemplo alguns assuntos de matemática, física, química, anatomia e biologia, que são as matérias que me deixam mais curioso, o que me faz procurar o saber..

    Thumb up 2
  14. Caraca….sera mesmo?! … minhas boas notas na escola tempos atraz..devem ter sido entao por causa do vicio em coca cola, chocolate, cha gelado…e video games e musica hahahha

    Thumb up 3
  15. Interessante essa colocação sobre a leitura dinâmica.
    Eu sempre desconfiei que tal prática tinha alguma coisa
    de errada. Como pode alguém ler tão rápido e entender
    melhor do que quem lê mais devagar… E isso era o que
    os defensores da leitura “a jato” apregoavam.

    Thumb up 1
  16. Adorei a matéria….
    cada dia q passa eu vou aprendendo mais com vocês…
    Parabéns pelo site…

    Thumb up 1
  17. foi o unico site q valeu a pena eu me registrar p receber informação diaria!!
    valeu msm

    Thumb up 3
  18. Parabéns pela matéria!!!!
    A cada dia aprendo mais com vocês…..
    Parabéns!!!!!!

    Thumb up 1
  19. Aborda temas muito interessantes e diversificados. Colabora na aprendizagem contínua do ser humano, parabéns.

    Thumb up 3
  20. Parabéns pelo site, muito bom mesmo.

    Como disse o Liverig acima este blog mostra matérias realmente interessantes, continuem assim.

    Thumb up 1
  21. Excelente, muito bem elaborado e bem explicado.

    Fico perplexo de ver como este blog publica estas notícias tão interessantes, meus parabéns :-D

    Thumb up 0
  22. Só agora eu entendo porque eu tirava notas boas nas provas quando eu era mais novo. Minha mãe me mandava estudar, mas ao invés disso eu ia jogar vídeo game! Hehe. Agora tudo faz sentido… rsrs…

    Thumb up 5
    • …… uma pessoa que : cria robôs,desenha,canta,toca,faz plantas de casas sem ter passado pela facu,,
      é considerada INTELIGENTE?
      é pq eu faço isso.. e naaum me acho inteligente..
      rsrs para queem tem 16 anos como eu’ kk’

      Thumb up 4

Trackbacks/Pingbacks

  1. As 5 mais simples maneiras de desestressar - [...] Ouça uma música que traga boas memórias. “Muitas pessoas sentem uma reação visceral a algo que ouviam na sua …

Envie um comentário

Leia o post anterior:
exame-de-mama-g
Como prevenir câncer de mama

Há ações que possam ...

Fechar