10 maravilhas geológicas que muita gente desconhece

Deserto de sal, curiosas formações rochosas, uma nascente termal que expele água periodicamente. Confira aqui 10 maravilhas geológicas nos mais diversos lugares do mundo.

1 – Pamukkale (Turquia)

Na língua turca, Pamukkale significa Terra de Algodão. As rochas têm uma aparência concêntrica e são quase puro branco, dando à paisagem um aspecto etéreo. As águas termais provocam o derrame de carbonato de cálcio, que se solidifica e forma uma estranha e quase orgânica estrutura. Essa maravilha geológica é um dos grandes destaques da Turquia, e também o local da antiga cidade de Hierápolis.

2 – Torres de gelo do Monte Erebus (Antártica)

Erebus é um dos maiores vulcões ativos na Terra. Ele atinge cerca de quatro quilômetros acima do nível do mar, e é conhecido pelo seu lago de lava persistentemente ativo. Gases quentes viajam através das fissuras do vulcão, transformando-se em gelo ao entrar em contato com as baixas temperaturas da atmosfera. O resultado é um complexo sistema de cavernas de gelo por toda a montanha.

3 – Fly Geyser (Nevada, Estados Unidos)

Para quem não sabe, um géiser é uma nascente termal que entra em erupção de tempos em tempos. Parece coisa de outro planeta ou de algum filme de ficção científica, mas não é preciso ir tão longe: essa maravilha geológica está em uma propriedade particular em Nevada, nos Estados Unidos, e por isso não é tão conhecida. O local foi criado em 1916, quando os proprietários perfuravam um poço e acidentalmente atingiram uma bolsa geotérmica, resultando em um géiser.

4 – Formação rochosa de Kasha Katuwe (Novo México, Estados Unidos)

As imponentes rochas têm formato de cone e são resultado de erupções vulcânicas, entre seis e sete milhões de anos atrás. Embora sejam uniformes em seu formato, as rochas variam em altura de alguns metros a 90 metros.

5 – Vale da Lua (Argentina)

Ischigualasto, que significa “o lugar onde você coloca a Lua”, é um vale remoto, na Argentina. Ele está repleto de formações geológicas e incríveis pedras e pedregulhos, tão arredondados que parecem enormes bolas de gude. A terra já foi fértil, mas agora é árida e rica em fósseis, que atraem paleontólogos de todo mundo.

6 – Acidente geográfico de Danxia (China)

Danxia significa nuvem rósea, e consiste em um relevo formado por arenitos avermelhados, que sofreram erosão ao longo do tempo. O resultado é uma paisagem constituída por montanhas e falésias curvilíneas, além de muitas formações rochosas incomuns. Este fenômeno geológico singular pode ser visto em vários lugares da China.

7 – Poço Encantado – Chapada Diamantina (Brasil)

Localizado na Bahia, o Poço Encantado faz parte do Parque Nacional da Chapada da Diamantina. Esta gigantesca piscina está submersa a 120 metros de profundidade, e a água é tão transparente que as rochas e antigos troncos de árvore são visíveis no fundo.

8 – Floresta de Pedra (China)

A Floresta de Pedra é um exemplo impressionante de topografia cárstica, um tipo de relevo caracterizado pela corrosão das rochas. Suas pedras são feitas de pedra calcária e parecem brotar da terra. A Floresta de Pedra é conhecida desde a dinastia Ming como a Primeira Maravilha do Mundo.

9 – Wulingyan, Hunan (China)

A região de Hunan é repleta de paisagens dramáticas, e Wulingyan é uma de suas maiores atrações. Esta maravilha geológica é composta de mais de 3 mil pedras de calcário, com belas cachoeiras e algumas das maiores grutas de calcário da Ásia.

10 – Salar de Uyuni (Bolívia)

O Salar de Uyuni é um dos ícones da Bolívia, um enorme deserto de sal no meio do altiplano andino. É um deserto praticamente plano, que reflete a luz do sol de forma a criar um espelho do céu. Estima-se que o local contenha aproximadamente 10 bilhões de toneladas de sal, das quais cerca de 25 mil toneladas sejam extraídas anualmente. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)
Curta no Facebook:

69 respostas para “10 maravilhas geológicas que muita gente desconhece”

  1. A natureza, a mãe Gaia, é magnífica mesmo!!, lugares sem igual, construida pelas forças da própria natureza, fazendo o homem” se sentir não digno de tanto esplendor! adorei a matéria .

  2. Realmente os lugares são maravilhosos,e as fotos ficaram magníficas,mas faltaram mais lugares brasileiros na seleção,como o impressionante Sete Cidades no Piaui,o Jalapão no Tocantins,Chapada dos Guimarães no Mato Grosso,A chapada Diamantina na Bahia entre muitos lugares impressionantes e de rara beleza.Mesmo assim é um ótimo post,já tinha conhecimento da maioria dos lugares citados mas é sempre bom rever coisas belas.Abraços

  3. Tudo isso é extremamente LINDO, o tipo de matéria que enriquece a cultura e alivia o espírito. Com tanta beleza porque será que o ser humano é tão destruidor?????????

  4. É lamentável que ainda se atribua ao acaso o surgimento dessas maravilhas!Um projetista infinitamente inteligente é o responsável por essas e outras tantas maravilhas do nosso planeta!

  5. O lugar é unico, pena que fica na bolivia onde o indio boliviano que explora aquela riqueza é tratado como escravo não possuem uma minima estrutura e morrem sem nenhum recurso devido ao trabalho ensalubre.

  6. Lugares como estes são recursos para motivação – o planeta terra é lindo! Devemos sim, respeitar e manter estas maravilhas, sem impactar. O Brasil é rico em paisagens assim! As veredas do Cerrado: águas cristalinas, quentinhas, araras coloridas e flores de raro perfume. Sugiro uma matéria somente sobre as belezas brasileiras! Exemplos: O Rio Amazonas, que parece um mar rosado e o verde denso “inigualável” da floresta. O litoral da Costa Brasileira: único repouso de cor azul esverdeado do mar Atlântico, repleto de coqueiros nas areias finas amareladas. Os pampas: cheiro de mato (quase doce), com o canto dos ventos. Enfim, só temos motivo para agradecer a Deus pela “Aquarela Brasileira”. Muitas pessoas, na China e na Europa, gostariam de conhecer essas riquezas do Brasil. Aconselho-os a visitarem os parques nacionais e estaduais.

  7. Me chamou a atenção a 8-floresta de pedra na china, na segunda figura tem uma imagem identica de um elefante de lado. O da chapada Diamantina tem uma moça sentada mesmo ou foi so ilusão por rocha como a do elefante? as aguas la são tão puras que da ate pra ver o fundo.Achel legal tambem do danxia e a primeira foto do Fly Geyser

  8. Realmente são belas maravilhas da natureza , esses lugares servem de aviso pra todos que devemos cuidar melhor deste planeta , não jogar lixo por ai, como latas e sacolas de plásticos etc, não jogar esgoto em qualquer lugar , vamos pensar melhor em conservar a natureza que sofre muito com a ação do homem , se todos não contribuírem com a conservação da natureza e só ficar extraindo , vai desaparecer tudo isso em poucos anos .

  9. Muito lindo,tomara que não poluam nunca uma maravílha dessas que a natureza levou bilhões de anos pra esculpir,o Poço Encantado é lindíssimo, viva o Brasil!!!!

  10. É tdo simplesmente magnifico, como a natureza é bondoza em nos proporcionar tantas belezas, as quais enchem nossos olhos e embelezam nosso planeta. E pensar q existam pessoas capazes de destruir e explorar de forma agressiva essas maravilhas deixadas p/ a humanidade, eu nao entendo …

  11. simplesmente maravilhoso, gostaria de ter dinheiro pra olhar tudo isso de perto….já pensou ??!!! estas imagens são para sempre….dá até dó e medo de pensar qu isso pode acabar ou ser destruido.

  12. Olá! Fantástico! Fanástico mesmo! Nem sabia que existia maravilhas como estas.Já tinha visto muita coisa, mas nada se compara com estas fotos.Adorei! Parabéns a quem tirou as fotos.

  13. Que lindo! Fico feliz em saber que a natureza, mesmo depois de suportar toda as transformações feitas pelo homem continua bela e deixando seus espetaculos na história de cada ser que nela hábita. Fiquei impresionada com o número 3 e 6, o número 1 e 7 são lindos. Porém todas essas fotos são lindíssimas.Só espero que o homem com toda sua evolução, não acabe destruindo toda a natureza e seus efeitos de vez. Que maravilha Deus nós deu, nos proporcionor!!! Abraço!

  14. Boa tarde, Existem locais bonitos no Brasil, não precisamos ir para o exterior para ver, se vc for na minha cidade natal, chama-se Alto Paraiso GO, lá no parque nacional Chapada dos Veadeiros, Procura o Vale da Lua, vcs vão se imprecionar, e expetacular…
    Não so o vale da lua, todo o parque e muito bonito. (merece uma materia)
    Att

  15. Estive no Poço Encantado aqui na Bahia no mês de janeiro, mas a entrada da luz solar, só pode ser apreciada entre os meses de maio a setembro por isso não tive o prazer de ver ao vivo essa maravilha da natureza. Mas valeu a pena saber que já visitei um desses lugares. Qualquer informação de como chegar é só me pedir. Valeu.

  16. É muito linda a Criação onde se vê uma força maior administrando tudo.Como não falar de um Criador como não crer
    que existe um Deus acima de Todas as Coisas.
    Paulo fala dessa aparência de Deus em Romanos, Evidencias claras que muitos não querem enxergar.

  17. E a media coloca na cabeça do povo pra viajar para o USA para visitar a disney 🙁

    Nosso planeta tem locais maravilhosos. moro em Pernambuco a 50 km de Porto de Galinhas. eu morro onde muitos passam as ferias! 🙂

Deixe uma resposta