10 mistérios sobre os primeiros humanos

Publicado em 24.02.2011

Da onde viemos? Por que evoluímos desta forma? Por que somos a única espécie humana que sobrou? Que outros caminhos poderíamos ter tido na evolução? Quando se trata da história da humanidade, as perguntas são muito mais abundantes do que as respostas. É por isso que só podemos reunir 10 mistérios sobre os primeiros humanos (que mal servem para juntar pedaços do passado).

1) Porque evoluímos com cérebros maiores?

Não há dúvida de que os nossos grandes cérebros são uma vantagem extraordinária no mundo animal. Ainda assim, o cérebro humano é um órgão incrivelmente caro ao corpo, ocupando apenas cerca de 2% da massa, mas usando mais de um quinto da energia. Até cerca de 2 milhões de anos atrás, nenhum de nossos ancestrais tinha um cérebro maior do que um macaco quando comparado ao tamanho do corpo. O que nos fez aumentar esse tamanho? Uma possibilidade é que o aumento ajudou a população a fazer melhores ferramentas. Outro é que os cérebros maiores nos ajudaram a interagir melhor uns com os outros. Talvez as mudanças radicais no ambiente também exigiram que nossos antepassados lidassem com um mundo em transformação.

2) Porque andamos sobre duas pernas?

Nossos ancestrais evoluíram para uma postura ereta antes mesmo de ferramentas de pedra aparecerem. A pergunta, então: por que andar sobre duas pernas? A ideia é de que andar como bípede ajuda a gastar menos energia do que se movimentar em quatro membros. Libertar os braços também poderia ter possibilitado que nossos antepassados transportassem mais alimentos. Ficar em pé pode até ter ajudado os primeiros humanos a controlarem melhor a temperatura, reduzindo a quantidade de pele diretamente exposta ao sol.

3) Cadê todo aquele pêlo?

Os seres humanos parecem bastante pelados em comparação aos seus primos macacos. Como isso aconteceu? Uma sugestão é que os nossos antepassados perderam os pêlos para se esfriar quando se aventuram através das savanas da África. Outra é que perdê-los ajudou os homens a se livrar de parasitas e doenças que podiam se espalhar. Uma ideia pouco ortodoxa até sugere que a nudez humana se desenvolveu após nossos antepassados se adaptarem brevemente a uma vida na água, embora a maioria dos mamíferos aquáticos do tamanho aproximadamente humano possua pelagem densa.

4) Porque as outras espécies de humanos se extinguiram?

Cerca de 24 mil anos atrás, nossa espécie, Homo sapiens, não estava sozinha no mundo: nossos parentes mais próximos, o homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) ainda estava vivo. O chamado “hobbit” encontrado na Indonésia também poderia ter sido um membro do gênero Homo, que aparentemente sobreviveu até tão recentemente quanto 12 mil anos atrás. Por que eles morreram e nós sobrevivemos? Infecções ou mudanças radicais no ambiente poderiam tê-los matado? Ou será que nossa espécie acabou com eles? Alguma evidência existe para ambos os cenários, mas nenhuma conclusão é definitiva.

5) A evolução humana está se acelerando?

Evidências recentes sugerem que a humanidade não só continua evoluindo, mas que a evolução humana está acelerando em até 100 vezes os níveis históricos após a disseminação da agricultura. Um número de cientistas contesta a força desta prova, afirmando que é difícil saber se certos genes realmente têm evoluído. Ainda assim, se a evolução humana está acelerando, a questão é: por quê? Dieta e doenças podem ser algumas das pressões que fazem os humanos mudarem.

6) O que é o “hobbit”?

“Hobbit” é o apelido dado aos pequenos esqueletos encontrados na ilha indonésia de Flores, em 2003. Seriam eles uma espécie extinta humanos, suficiente para ser chamada de Homo floresiensis? Ou seriam apenas alguns exemplos de esqueletos deformados de Homo sapiens? Ou ainda seriam eles uma espécie diferente de nós, mas talvez não uma espécie extinta humana e sim uma completamente separada, como a dos chimpanzés? Resolver esse mistério poderia ajudar os pesquisadores a entenderem os caminhos radicais da evolução humana.

7) Por que a humanidade moderna se expandiu da África há cerca de 50.000 anos?

Cerca de 50 mil anos atrás, o homem moderno surgiu na África, espalhando-se rapidamente na maior parte das terras para colonizar todos os continentes exceto a Antártida. Alguns cientistas acreditam que esta migração foi relacionada com uma mutação que transformou o nosso cérebro, levando ao uso complexo da linguagem e permitindo ferramentas de arte mais sofisticadas e sociedades modernas. A visão mais popular sugere que o comportamento moderno existia muito antes deste êxodo, e que a humanidade atingiu um limite de população na África, o que obrigou a expansão.

8 ) Será que nós transamos com os Neandertais?

Se as duas espécies conviveram, podem ter se cruzado. Será que nós fizemos sexo com eles? Será que a nossa espécie possui alguma sobra de genes de nossos primos extintos? Alguns cientistas até sugerem que talvez o homem de Neandertal não tenha morrido, mas sim foi absorvido pela humanidade moderna.

9) Quem foi o primeiro hominídeo?

A cada dia os cientistas descobrem mais e mais antigos hominídeos (entendidos como bípedes, incluindo seres humanos, nossos ancestrais diretos e parentes mais próximos). Eles estão se esforçando muito para encontrar o primeiro, o que vai ajudar a responder a questão mais fundamental na evolução humana: quais adaptações fizeram de nós seres humanos, e em que ordem elas aconteceram?

10) De onde vieram os humanos modernos?

A questão mais debatida na evolução humana é de onde os humanos modernos evoluíram. A hipótese da África sustenta que os humanos modernos evoluíram na África há relativamente pouco tempo e depois se espalharam pelo mundo, substituindo as populações de humanos arcaicos. A hipótese multirregional afirma que os humanos modernos evoluíram em uma ampla área de humanos arcaicos, com populações de diferentes regiões cruzando com seus vizinhos e compartilhando características, o que resultou na evolução dos humanos modernos. A primeira hipótese é mais bem aceita, mas os defensores da segunda hipótese permanecem fortes nos seus argumentos. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

63 Comentários

  1. o homem Homo Sapiens não tem quase nenhuma semelhança (estética) com Asiáticos,Europeus,africanos ou americanos, agora o Homo Sapiens Sapiens que está espalhado por todo mundo tem grande divergência de acordo com a região em que vivem, na ásia eles tem olhos puxados por que o sol atrapalha a visão, na africa o homem natural do local e preto( não é rascismo eles erão pretos mesmo) e sem pelos, e em aguns lugares eles nao tinham nem sobrancelhas, na europa o homem é branco, loiro e todo peludo, agr se o homem veio pra america por aquela “ponte” que se formo a alguns mil anos atraz, eles deveria ser peludo e loiro para se proteger do frio, agr qnd chegaram aqui os índios eram de pele avermelhada e sem quase nenhum pleo( alem do cabelo e sobrancelha). em um curto espaço de tempo o homem evoluiria tanto? sei la e tipo os íncas, eles tinham toda uma sociedade ja formada, assim como os maias que ja sabiam até formar contas e tals, tem mt coisa que ainda não nos ensinaram ou estão escondendo de nós.

    Thumb up 1
    • Estima-se que os primeiros hominídeos que povoaram as américas chegaram aqui a cerca de 20 a 70 mil anos, e os hominídeos modernos estão datados no registro fóssil a cerca de 190 mil anos, então, provavelmente os povos que povoaram as Americas são do mesmo braço evolutivo, então tecnicamente não evoluíram, apenas se adaptaram, e os antigos povos europeus não eram necessariamente loiros e peludos quando migraram para as americas, essa adaptação provavelmente surgiu muito depois, com a não necessidade da pigmentação para se proteger do sol,e a necessidade dos pelos para se proteger do frio! Então, os primeiros a chegar na america, que tinham mais facilidade de lidar com o sol, e com o calor, sobreviveram, e passaram seus genes a diante! Veja bem, do inicio do povoamento aos dias atuais, se passaram de 20 a 70.000 anos, e esse tempo é mais do que suficiente para uma espécie se adaptar!

      Thumb up 2
  2. Dúvida besta, há fosseis que comprovam indubitavelmente a evolução de uma espécie para outra? Porque aqueles que eu já fotos são como saltos, mas a evidência real seria a existência de fósseis de uma espécie mais fósseis intermediários que mostrassem a evolução passo a passo até uma espécie superior.

    Thumb up 1
    • Preencher todas as lacunas é impossível já que nem todos deixaram fósseis. Mas sim, é indubutável e há séculos de acúmulos de fósseis que confirmam a evolução.

      Thumb up 2
  3. Fé, é preciso mais fé para acreditar que o homem evoluiu do macaco do que para acreditar num Deus que criou o mundo numa semana. Sei que os “intelectuais”, os “sabe-tudo”, vão até me xingar por eu ser criacionista. Mas só digo uma coisa… Quero ver a cara dos evolucionistas quando virem Jesus nas nuvens do Céu… Oremos, pois ninguém sabe nem o dia nem a hora.

    Thumb up 1
    • Tu vem comentar no sitio errado,isto não é igreja evangélica.Fica com as tuas teorias do paraiso,do adao e eva e o livro que foi reescrito durante seculos por reis e imperadores conforme lhes dava jeito “a bibria”,e respeita as teorias dos outros,poe mais intelegencia no cerebro em vez de contos de fada…

      Thumb up 21
  4. O que cada religião afirma.. não deixa de ser uma teoria… já a Evolução não é.. ela é Fato.. incontestável..

    Thumb up 26
  5. Porque será que sempre que aparecem artigos que procuram alargar as bases científicas relacionadas com antropologia humana, aparecem logo estes penetras religiosos a querer fazer valer suas posturas? Será que têm mêdo de que a ciência faça perigar os seus privilégios e em muitos casos os “tachos” que lhes advêem de sua fidelidade aos “gurus” e respectivas hierarquias permitindo-lhes auferir as benesses de que beneficiam e têm medo de perder?
    Que professem suas crenças e religiões, tudo bem. Mas que estejam sempre na linha da frente para se opor ao que a ciência vai avançando e que eles próprios beneficiam igualmente, acho um autêntico paradoxo. Se lhes mete tanto mêdo, isso significa que não se sentem bem nem seguros, e tentam por todos os meios ao seu alcance, obstar a que a verdade científica demonstre o erro de suas fantásticas crenças

    Thumb up 42
    • Meu irmão. De fato há quem defenda a crença em Deus como um torcedor fanatico defende seu time. Mas creio que esse fato não se dá pelo medo da contestação da palavra (le-se evangélio), mas pelo anseio de levar a vós o despertar espiritual. A verdade.
      Eu leio muitos artigos cientificos, sites e revistas sobre ciencia e nunca vi nada que ferisse minha fé, pelo contrario, a cada dia que passa eu acredito mais e mais que a fé em Deus complementa a ciencia e vise versa. O que os cientista nunca vão explicar é perfeitamente explicado pela biblia e o que não há na biblia os valorosos estudiosos estão desvendando. Os pingos nos “is” estão sendo colocados.
      Tudo a seu tempo…

      “O ser humano nunca será capaz de explicar tudo. Há sabedorias que não nos pertence…”

      Thumb up 11
    • Não esqueça de mencionar, que muitas pessoas foram queimadas como bruxas, por exemplo, parteiras que davam analgesicos narurais para aliviar a dor de parturientes. Muitos foram escumungados, da igreja, por afirmar que a terra não era o centro do universo.

      Para um livro aonde se diz que tem todas as respostas, a ignorancia dos cristãos é a base da fé e não a fé propriamente dita.

      Se há sabedorias que não nos pertence, então não há livre arbitrio. Se há algo que deus conheça, e que nunca saberemos, então nunca saberemos de tudo, e se não soubermos de tudo, algo foi escondido.

      Pela última vez, se voces acham que são cristãos de verdade, aceite que a biblia está errada e desatualizada. Fé nao tem nada a ver com defender suas teorias e sim com acreditar.

      Thumb up 17
    • quanta intolerancia neste comentário, é como se a religião ou qualquer forma de conhecimento não ocidentalizado fosse uma doença mental… é melhor tomar cuidado..

      Thumb up 3
  6. Jorginho, Referente ao Como peixes e outros animais marinhos estão em lugares tão altos, voce sabia que a superficie do nosso planeta está em constante mudança? Voce sabe como montanhas e montes sao criados? ha verdade, voce nao sabe pq voce le um livro de ficção que diz que tudo foi criado em 1 dia.

    Thumb up 5
    • Thúlio, em algum momento afirmei que a bíblia deveria ser literal em todos seus escritos?
      Apenas comentei que, se alguém não encontrou algo sobre dinos,e questionava. Eu simplesmente disse que se era para ser literal, deveria considerar o grande dilúvio e questionei os fósseis nos andes…
      Agora seu trouxa, vc tem provas que esses Andes estavam debaixo das águas?
      Espero ter a fonte e que seja carimbada pela comunidade científica.
      Ao menos tente entender os comentários.
      Sem mais!

      Thumb up 0
  7. Meu deus, Jorginho! Voce tem toda a razão!
    Os dinossauros foram aniquilados pelo Diluvio!
    Como eu não percebi isso!

    Depois dessa até eu paro de comentar…. O cara vem me dizer que os dinossauros conviveram com os seres humanos, puta que pariu….Nem merecia meu comentario.
    Ainda assim a biblia não fala da criação dos mesmos, so fala da criação do adão, da eva, da vaquinha,
    do boizinho.. aquela historinha que até criança inventa.

    E o mais engraçado, é que voce como bom leitor e especulador, deveria ler o trecho mais interessante de toda a bilbia que está localizado na parte do diluvio. Aquilo que contraria tudo o que é pregado na biblia: Que Deus é todo poderoso, que deus é “Uniciente”.

    Na biblia Diz: “Então, Deus se arrenpendeu.” isso logo apos o diluvio, deus se arrependeu te ter machucado o homem.
    Como alguem que é intitulado “Sabe de Tudo o que vai acontecer” como voces pregam pode se arrenpender.
    Alguem que se arrenpende, se torna mais maduro…evolui.
    Então se Deus existe, ele está em constante evolução e aprendizado. no Final das contas, ATÉ DEUS SOFRE EVOLUÇÃO.

    Esses caras em magda, meu deus…

    Thumb up 8
  8. “Alguém pode me explicar porque os dinossauros foram extindos e quando? não to achando na minah biblia aqui mas tem nego encontrando vários ossos por ai……”

    Resp. Quantos(diz a bíblia) que sobreviveram ao dilúvio?
    Se for para analisá-la como referência, então, considere seus escritos de forma 100% literal.
    Pois, ela expressa a exterminação de seres…
    Também diz que os humanos foram responsável pela inundação devida a intensidade da maldade e orgias sobre a terra.

    Se não houve inundação planetária, poderiam me explicar o que alguns fósseis de peixes e outros animais aquáticos fazem nos lugares tão altos como os Andes e como originou as salinas nesses lugares?
    Na bíblia há alterações tendenciosas usadas para dominar o povo. Todavia, nela há verdades absolutas.
    Estude as profecias cumpridas e outras à porta!

    “Quando vier o filho do Homem sobre a Terra, encontrarás fé?”

    I Cor 1: 18 – 23 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
    Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
    Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

    Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
    Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

    I Cor 1: 26 – 29 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
    Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

    Thumb up 3
  9. Quem já ouviu a teoria que Deus pode ter influenciado a transformação (evolução, para os que preferirem) dos macacos para os Homens?

    Thumb up 2
  10. nao acredito que somos “evoluçao” de um simples animal,somos mais que isso!temos alma,espirito e intelecto. acho que é por isso que os cientistas ainda nao conseguiram clonar o homem.me explica como implantar uma alma em alguem?

    Thumb up 6
  11. HUGO SM / 28.02.2011 Meu querido Hugo, eu me referi às AVES e SÍMIOS,e até onde consigo sustentar minha ignorância evolucionista e biológica, o pato é uma ave… não é???… E o gorila é um símio… ou não é??? Se você tiver outra definição científica quanto a nomenclatura do estudo das espécies em relação à esses seres a que vc está se referindo, por favor, explane-os aqui com provas e fontes e então pedir-lhe-ei desculpas e não mais postarei sobre qualquer assunto aqui no hypescience. Ok!!!!

    Thumb up 0
  12. R2D2: O que quer dizer com “””Você não acha que se houve essa grande evolução “símio-homo sapiens”, os macacos consequentemente não existiriam mais?????”””” Consequentemente(como consequência,né?) do que?Com essa logica se existe a galinha não deveria existir o pato???Ou mais perto da questão..GORILAS não podem coexistir com os micos??????????????????????????????

    Thumb up 12
  13. matéria sensacional adorei é isso ai vamos entender mais a nossas raizes

    Thumb up 4
  14. Por que diabos, quando falamos em evolução, tem sempre alguém q leva aparece pra levar tudo por lado religioso?! Estamos aqui falando de “fatos” científicos (alguns não comprovados, como muito bem observado por alguns aqui) e não discutindo quem “criou” o mundo. A evolução, me parece, não é uma suposição, ela aconteceu. Tanto que nós não somos exatamente iguais como os primeiros sapiens, ou somos? Podemos discutir e indagar como a evolução aconteceu, ou por que. Mas SE aconteceu, ao meu ver, diante de tantas evidências, não é mais uma opção. Deve ser aceita.

    Thumb up 16
  15. Thúlio do céééééuuu!

    Li o seu comentário e fui correndo conferir se a minha Bíblia fala sobre dinossauros.

    Na-na-ni-na-nada-consta.

    Acho que alguém andou arrancando páginas da minha Bíblia. Só pode ser e mato quem cometeu tamanha heresia. (rss)

    Thumb up 23
  16. BLÁ..BLÁA…BLABLABLÁ;CADÊ AS PROVAS ,SÓ VEJO SUPOSIÇÕES E UM BANDO DE CEGOS GUIANDO OUTROS CEGOS…

    Thumb up 2
  17. Desde a antiguidade o ser humano refere deus vindo do céu. O que nos indica que nós não evoluímos dos macacos e sim fomos implantados nesse planeta. Por uma divindade não divina.
    Aonde está o elo perdido, em pleno século 21 com toda a tecnologia e conhecimento arqueológico ainda não o encontramos?
    E outro fato, em genises sempre diz varias passagens no plural, será que será!
    Como diz no arquivo X a verdade está lá fora, mas o problema é que fanáticos a controlam a séculos.

    Thumb up 11
  18. Os “trolls” sempre falando de Deus, com seus loops grotescos do “complexo do pombo enxadrista” e sua “falácia da falsa proclamação de vitória”. TRÁGICO.

    Thumb up 2
  19. seria iginoracia achamos que somos a unica raca pensante em nosso univerco. a historia nos mostra que o mundo e feito de perguntas e nao de respostas.ai vai uma deus pode ser um et? pois se tivesemos o poder de voltar para o seculo 16 com o nosso conhecimento seriamos deuses.

    Thumb up 4
  20. Acho que alguns humanos simplesmente não querem ou não conseguem EVOLUIR… ficam eternamente acreditando em seres místicos mágicos que criam as coisas pra eles. O ser humando que tem amigos imaginários é chamado de “LOUCO”… mas se ele chama esse amigo imaginário de “DEUS” ou “CRISTO” ele se chama cristão ou evangélico.

    Thumb up 19
  21. então homo = homem
    fobia = medo ou intolerância
    Então toda violência ou intolerância entre seres humanos é homofobia não só a grupos. PAZ PARA TODOS.

    Thumb up 6
  22. Cara acho incrivel esse povo da igreja. Os cientistas querem , os cientistas insistem. Naõ vejo cientista nenhum batendo 7 horas da manha aos domingos na casa dos outros para convencer alguem de alguam teoria.

    Não vejo cientista criando templos e tentando convencer ninguem que o que esta escrito numa teoria, sem provas, é a mais pura verdade do mundo.

    Não vejo cientista nenhum, no mundo, indo na igreja dizendo que a bíblia esta errada e mostrando provas.

    Então meus caros cristãos, se voces acham que voces estão certos, continuem na capela de voces, e parem de se doer quando uma TEORIA COM PROVAS aparece e é diferente do que esta escrito na biblia.

    outra coisa: Alguem pode me explicar porque os dinossauros foram extindos e quando? não to achando na minah biblia aqui mas tem nego encontrando vários ossos por ai……

    Thumb up 23
  23. HUGO SM / 26.02.2011, com isso tudo vc quer dizer que acredita que o homem evoluiu do macaco não é? Você não acha que se houve essa grande evolução “símio-homo sapiens”, os macacos consequentemente não existiriam mais????? Se eles evoluíram para os seres humanos atuais, porque ainda existem??? Dizem os cientistas que as aves evoluíram do velociraptor. As aves existem até hoje e o velociraptor não existe mais. Por que o mesmo não aconteceu com o caso ” macaco/homo sapiens”???

    Thumb up 5
  24. Meu caro Reynaldo Andrade

    Você fala tanto em Deus e escreveu:

    “Não acredito que o homem veio do mácaco, pois é impossivel esta transformação”

    Eu lhe pergunto:
    Acaso existe algo impossível para Deus, ou o impossível é apenas coisa da sua incapacidade de discernimento?

    Na minha modesta opinião, Se Adão e Eva tivessem realmente existido, a humanidade seria fruto do mais abominável incesto, pois existia Adão, Eva e dois filhos homens, Caim e Abel.

    Caim Matou Abel e ficaram Adão, Eva e Caim para dar continuidade ao “crescei e multiplicar-vos”.
    Caim também tranzou a própria mãe para cumprir a ordem de Deus? E se não o fez, casou-se com a própria irmã, filha de Adão com Eva, que não existe na Bíblia?
    Você que lê a Bíblia mais do que eu, esclçareça:
    Nela consta a liberação geral do casamento entre irmãos?

    Que família é essa, da qual originou a humanidade, meu Deus do Céu?
    E ainda dizem que Deus criou o homem à sua imagem e semelhançã?

    Sinto muito, mas é demais para minha cabeça.

    Pirei de vêz.

    Fui

    Thumb up 21
  25. quem falou que o homem veio do macaco??? ein??? estudar mais criacionistas. sabe que ate a igreja aceita o evoluscionismo?? puor

    Thumb up 17
  26. Não acredito que o homem veio do mácaco, pois é impossivel esta transformação, se não , não existiria mais macaco no mundo, e outra coisa, Deus criou o homem já na sua totalidade de entendimento e sabedoria, tanto é que ficou por conta de Adão , colocar nome em tudo da natureza, como a maioria dos cientistas não acredita em Deus, querem a qualquer custo, enfiar em nossa cabeça, que o homem veio do macaco, é ridículo isto não é verdade, a natureza é simplesmente criada por Deus, cada um com sua espécie, homem é homem, macaco é macaco.

    Thumb up 6
  27. gostei da polémica dos comentários, sim nosso cérebro evoluiu, a história da humanidade nos conta em pergaminhos, livros, e mesmo provas cient´ficas, mas tem uma frase que gosto muiot “HA MAIS MISTÉRIOS ENTRE OS CÉU E A TERRA DO QUE IMAGINA NOSSA VÃ FILOSOFIA”, E como hoje existe a internet, podemos nos aprofundar em teorias, pois é só isso que de fato temos, mas tem teorias bastante significativas, por exemplo os sites de anjos da luz” os ASTHAR SHERAM, CANALIZAÇÕES que explicam certos fatos começando pelos lamurianos uma civilização muito mais evoluida do que a atual,(mistérios), que muitas pessoas principalmente os fanáticos que ainda acredita no céu e no inferno e só em um deus criador, não dão a oportunidade de expandir sua mente , ou pelo menos questionar uma possível verdade para nossa infantil mentalidade.Existem ótimas matérias que pode nos esclarecer certas dúvidas sem ir contra a religião ou aos cientistas, que fazem um ótimo trabalho, mas sei que nem tudo eles podem esclarecer devido a ONU,ou o Vaticano… e nós ficamos com as pequenas teorias… o povo é sempre o último a saber das verdades”.

    Thumb up 9
  28. É engraçado como os carolas criacionistas não se mostram abertamente. Eles ficam encafuados em argumentos tontos como “a teoria de Darwin é apenas uma teoria”, sem dizer com todas as letras: “acredito piamente que um sujeito barbudo de toga branca que não tinha o que fazer numa manhã de domingo resolveu criar um quintilhão de galáxias e, já que estava por ali, criou eva e adão e eu.”

    Thumb up 19
  29. Por isso me censurarão?

    Seguimos utilizando na “ciência” atual (que não deixa de ser outro sistema de crenças ou religião) e que também não consegue unir o elo perdido (ADN) mais continua considerando que Darwin e a matéria como a conhecemos hoje são a única metodologia aplicável que possa dar respostas.

    Daí, como não estão disponíveis os elementos ou dados para reconstruir respostas coerentes com a ciência (que só acredita ou considera o que vê), entra a religião, que usa o método científico da fé (deixe-me rir um pouco), e explica tudinho com FOI DEUS QUE CRIOU e ponto.

    Porque não estão disponíveis os dados que dariam as respostas?
    Quem caracóis escondeu?

    A Revelação vai deixar muita gente tremendo!!!?
    Talvez porque nunca quiseram escutar com o coração que por sinal, usa mais energia que o cérebro segundo observações Científicas recentes.
    Pensar com o coração vai além da ciência e da religião.

    Thumb up 2
  30. EDUARDO:
    Você já percebeu a diferencia entre um Chihuahua e Dogue Alemão? esta comprovado que todos tem um ascendente único O LOBO.Ou seja os Humanos não são “a única espécie animal q sofreu mutações tão significativas” sobre a “inteligencia” o incremento seria baseado em qual etapa da evolução?Incrementos de informação geram aumentos cognoscitivos,misture com seleção natural e vai chegar no humano atual.

    Thumb up 20
  31. Gênesis Cap. 1 vs:
    26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

    Thumb up 5
  32. Existem mais gente que se pensa, que estão ai sendo ignorados, que acreditam na possibilidade de ter havido uma genetica aprimorada, como o escrito pelo pesquisador dos Sumérios, Zecharia Sitchim, falecido recentemente.

    Thumb up 0
  33. A teoria da evolução de Darwin até hoje é chamada de teoria da evolução porque ela ainda (é) uma teoria, nada foi comprovado.
    Não podemos levar a sério ou tomar como verdadeira a teoria da evolução, as escolas não poderiam ensinar este tipo de coisa porque ainda faltam elementos para comprovação. O fato científico é que o nosso cérebro é algo incrível e inédito na natureza, somos criaturas extremamente diferentes e até o momento… Inexplicáveis!!

    Thumb up 12
  34. Realmente, Wilson, o ZECHARIA SITCHIN é um estudioso no se refere aos sumérios e suas escritas. Sempre tem uns hipócritas que são contra todo tipo de estudo que contraria a tão “gloriosa” ciência moderna. Essa, aliás, não encontrará nunca uma ligação evolucionaria entre “símios” e “homo sapiens sapiens”, a menos que os cientistas sejam “mente aberta” e aceitem fatos históricos escritos de uma forma mais clara para quem quer saber o mesmo assunto sob outra perspectiva de visão. Outro livro do ZECHARIA SITCHIN que indico, seguindo a indicação do Wilson, é “Os Nefilins”.Já li e reli o mesmo e recomendo para todos que se interessam pelo assunto “SUMÉRIOS”.
    Abraços.

    Thumb up 9
  35. Sou crente no Evolucionismo ,as evidências são claras,porém ,
    também é possivel admitirmos que o homen moderno que debandou
    da África, por motivos desconhecidos ,tenham exterminado o
    homen arcaico.Até por pseudo extinto de superioridade ,haja vista que não sobrou sequer um homen arcaico.Viajo na idéia, de que se fossemos da criação,. seriamos ,como somos, muito
    parecidos , e não como sugerem os pesquisadores .

    Thumb up 14
  36. Eu creio no evolucionismo em contraposição ao criacionismo. Contudo, se tomarmos por base que todo ser vivo busca sobretudo a sobrevivência, essas “fatos” aqui tratados não passam de imaginação!

    Thumb up 7
  37. Isso não é uma informação cientifica pois se baseia em hipoteses tirada da sua imaginação. Num trabalho cientifico serio teriam comprovações de pesquisas. E para se falar ou tentar explicar a criação do homem devemos levar pelos em considerações que exite um criador. Se a pesquiza tem uma finalidade de mostrar a evolução humana, para que servirá para nos humanos do hoje?. Porque não se quiestiona porque tem entre nos seres com pouca existencia, e são capazes de fazer coisas que outros bem mas velhos não consequem fazer. Questione-se porque tem seres mas evoludos moralmente e com o psique mas evolido que outros, porque o cridor não vez todos sabios e evoluidos e uma só vez? são essas indagações que levaria tosdos a refltir, procurando nos melhorar e aproveitar-mos essa oportunidade unica da evolução.
    A resposta para todas essas indagações da evolução se justifica na reencarnação. Procurem Ler mas sobre o assunto e veram que tudo, tem um porque, e tudo tem uma ração de ser.

    Thumb up 8
  38. Ao invés de ficar criando perguntas sem respostas em torno da evolução (que nunca existiu), por que não acreditar no simples FATO da Criação?

    É como se vocês estivessem tentando provar que 1+1 não é 2.

    A TEORIA da evolução é uma furada, pior ainda é saber que pessoas que deveriam ser cultas estão aí formulando perguntas para respostas que não existem, simplesmente por não existir evolução. Poderíam poupar tempo e fazer algo de útil!

    Esse artigo foi o pior que li, vim aqui atrás de fato e só me deparei com teorias sem base sólida. Trágico!

    Thumb up 12
  39. Esse tipo de assunto me fascina…
    Acho a evolução humana tão especial q realmente é um mistério o qual, creio eu, demorará a ser desvendado…
    Muitas especulações, hipóteses, divergências entre no meio da comunidade científica…
    Acho q estamos à deriva em meio a tantas informações…

    E há mais um mistério q deveria estar nessa lista também: por que a raça humana foi a única espécie animal q sofreu mutações tão significativas, como a nossa inteligência?

    Thumb up 12
  40. Lamentável que em uma discussão sobre um tema científico venha a tona o nome de figuras que criam teorias baseadas apenas na sua imaginação sem nenhuma prova mais consistente. O mais lamentável é que tem gente que acredita desprezando o trabalho científico sério.

    Thumb up 35
  41. Zecharia Sitchin é uma fraude. As hipóteses que ele abraça são interessantes, mas ele não apresenta nenhuma prova. Aliás, as hipóteses que ele abraça não são conhecidas por publicação em trabalhos científicos, mas em livros voltados ao público. Sempre que alguém, cientista ou pseudo-cientista, publica suas “descobertas revolucionárias” em publicações voltadas para leigos, em vez de publicações sérias, pode ter certeza que ele está atrás da polêmica e do lucro que ela traz.

    O pior é que os seguidores do Zecharia Sitchin criam lendas em torno do nome dele. Por exemplo, afirmam que ele trabalhou para a NASA, coisa que ele nega.

    Thumb up 31
  42. Perdão, o nome correto é ZECHARIA SITCHIN, e um dos livros que recomendo é GÊNESIS REVISITADO.

    Thumb up 4
  43. Queria mesmo saber para oq vamos evoluir. Já li q vamos perder um dedo, q ficaremos totalmente sem pelos, q nossa pele vai endurecer e acinzentar pelos raios nocivos do sol, q nosso cérebro vai crescer mais, acho q vamos virar greys! Quem sabe os greys são humanos evoluídos q vieram do futuro coletar material genético para tentar salvar a espécie. Tem um filme assim!

    Thumb up 32
  44. DEVEMOS NOS PREOCUPAR ONDE IREMOS PARAR COM ESSAS CLONAGENS, ETC. SE PREOCUPAM MUITO COM COISAS (ACHO) FUTEIS. É UM TAL DE FAZER GENÉRICO, CLONAGEM ETC. JÁ VIROU BAGUNÇA.

    Thumb up 2
  45. A Ciencia só não levou em consideração uma intervenção Genetica !!! O que explicaria tudo isso.

    Thumb up 13
  46. Homem moderno só pode ter surgido na epoca da pangeia fora isso não vejo outra possibilidade.

    1200 depois de cristo que começaram as navegações e desde que o homem existe há pessoas no japão, oceania, america… não faz sentido dizer que eles vinheram da africa, até porque são muito diferentes, outra raça.

    Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sitenet
Sex.com o site mais caro do mundo

Site foi leiloado em...

Fechar