Por que as pessoas mais bonitas parecem ser babacas?

Por , em 18.09.2016

Você já teve a impressão de que muitas pessoas atraentes que você conhece são babacas? Ou que simplesmente existem muitas pessoas atraentes e babacas? Acredite ou não, há uma explicação bastante simples para isso. Imagine um gráfico (ou veja no vídeo abaixo, em inglês) que possui uma razão entre beleza e bondade. Primeiro nós temos que imaginar que as pessoas estão igualmente distribuídas neste gráfico. Ou seja: algumas são más e feias, outras são más e bonitas, outras são boas e feias e outras são boas e bonitas – isso baseado, claro , nos seus conceitos de beleza e bondade.

Beleza: você sabe quando a vê, mas por quê?

Se você parar para pensar, vai perceber que não possui nenhum interesse nas pessoas que considera más e feias, o que deixa a quantidade de possíveis interesses um pouco menor. Além disso, você provavelmente prefere uma determinada combinação entre bondade e beleza, eliminando outros possíveis candidatos. Com isso, nós ficamos com as pessoas que você considera aceitáveis e para as quais direciona a sua atenção. Mas agora, 100% das pessoas que restaram e não são atraentes são legais – elas tem que ser, senão nem sequer receberiam sua atenção. Afinal de contas, quando alguém é legal, nós tendemos a ser menos críticos em relação à aparência, o que de certa forma diminui a média de beleza das pessoas legais.

Seguindo a ideia do nosso gráfico, metade das pessoas que são atraentes para você são malvadas. Porém, se alguém é malvado, é provável que essa pessoa seja realmente atraente para merecer atenção, o que aumenta a impressão de que mais gente bonita é babaca. Indo além, podemos considerar que pessoas legais e bonitas são as mais buscadas e, portanto, saem do “mercado” mais cedo, o que aumenta ainda mais a impressão de que só existem pessoas bonitas babacas.

Você é tão belo(a) quanto pensa?

Nós podemos ver algo parecido com a comida. É comum ouvir que comida saudável não tem um sabor tão bom. Se usarmos nosso gráfico, dessa vez usando as variáveis Comida Saudável vs. Comida Boa, podemos ver algo parecido com a situação da atração e da beleza. Se tirarmos todas as comidas ruins e não saudáveis, afinal, quem se importa com elas, 100% da comida restante que não é saborosa faz bem. Assim como no gráfico anterior, é por causa da comida e das pessoas em que você não presta atenção que a sua percepção fica desregulada.

5 coisas aparentemente insignificantes que podem definir a sua vida sexual

Então talvez seja verdade: da nossa perspectiva, parecem existir mais babacas bonitos, mas isso acontece porque nós prestamos atenção neles para começo de conversa – e ignoramos os babacas feios. [Youtube]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,00 de 5)

1 comentário

  • Oswaldo Junior:

    A minha explicação simples: pessoa vistas como + bonitas por uma maioria são pessoas geralmente + bajuladas, mais agradadas mesmo sem motivo

Deixe seu comentário!