Os 10 locais mais extremos da Terra

Por , em 31.07.2009

A Terra é um lugar incrível: com toda a sua biodiversidade, diferentes climas e lugares no mínimo curiosos, ela tem espaço para algumas características incrivelmente extremas. Do lugar mais quente ao lugar mais frio, do lugar mais alto ao mais baixo, confira esta lista dos lugares mais extremos do planeta!

10. O lugar mais quente da Terra: Deserto de Lut (Irã)
local mais extremo da Terra

Existe muita controvérsia sobre qual é o lugar mais quente da Terra. Muitos acreditam que em Al Azizyah, na Líbia, foi marcada uma temperatura de 57,8 graus Celsius, e que o segundo lugar mais quente seria o Vale da Morte na Califórnia, Estados Unidos. Ali, a temperatura chegou a 56,7 graus em 1913.

Apesar desses registros, um satélite da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, marcou temperaturas de até 71 graus no deserto de Lut, no Irã. Acredita-se que esta seja a temperatura mais alta já encontrada na superfície da Terra.

9. O ponto mais alto: Monte Chimborazo (Equador)
local mais extremo da Terra

É conhecimento comum que o Monte Everest é a montanha mais alta do mundo. Escaladores viajam de todo o planeta para ter a distinção de terem chegado ao topo do lugar mais alto. O pico do Monte fica a 8,848 metros acima do nível do mar.

Por outro lado, poucas pessoas conhecem o Monte Chimborazo, no Equador, com uma altitude de 6,310 metros acima do nível do mar. Apesar de mais baixo que o Everest, este monte tem a distinção de ser a montanha mais alta acima do centro da Terra.

Isso acontece porque o planeta não é uma esfera, e fica mais larga na Linha do Equador. Com isso, o monte localizado a apenas um grau abaixo da Linha fica aproximadamente dois quilômetros mais distante do centro da Terra, em comparação com o Everest.

Apesar da relativa fama do Monte entre os equatorianos, o Chimborazo não consegue competir com o seu “irmão” em questões de dificuldade de escalada nem em fama.

8. O arquipélago mais remoto habitado por humanos: Tristan de Cunha (Reino Unido)
local mais extremo da Terra

O grupo de ilhas habitadas mais remota no mundo é Tristan de Cunha, no sul do Oceano Atlântico. O arquipélago é tão pequeno que a sua ilha principal não tem nem pista de pouso. Lar de 272 pessoas, que compartilham todas oito sobrenomes, seus habitantes sofrem de doenças hereditárias como asma e glaucoma.
Anexada ao Reino Unido no século XIX, os habitantes do arquipélago têm um código postal britânico, e podem até pedir coisas pela Internet – mesmo que elas demorem muito para chegar. Mas afinal, é um custo a se pagar pelo privilégio de morar em sua própria ilha, a mais de três mil quilômetros do continente mais próximo.

7. A maior cachoeira do mundo: Santo Ángel (Venezuela)
local mais extremo da Terra

A cachoeira de Santo Ángel, na Venezuela, começa a 984 metros de altura, e tem uma queda ininterrupta de 806 metros. Ela fica em uma afluente do Rio Caroni.

6. O lugar habitado mais frio: Oymyakon (Rússia)
local mais extremo da Terra

Oymyakon é uma pequena vila em Oymyakonsky Ulus, na República Sakha, na Rússia, e fica próxima ao rio Indigirka. A população do local chega a 800 pessoas, que agüentam um frio de até 72 graus negativos, registrados no dia 26 de janeiro de 1926.

Esta é a temperatura mais baixa registrada em qualquer lugar com habitação permanente por humanos na Terra. Também foi a temperatura mais baixa a já ser vista no hemisfério norte do planeta. A temperatura mais baixa já marcada no planeta foi de 129 graus negativos em 1983, na base de operações russa na Antártica.

5. O lugar mais seco da Terra: Os Vales da Morte (Antartica)
local mais extremo da Terra

Uma região do interior da Antártica é conhecida como os Vales da Morte. Este lugar não vê chuva há mais de dois bilhões de anos. Com a exceção de um vale, que tem lagos um pouco cheios com água de rios próximos, os Vales não têm nenhum tipo de umidade – seja em forma de água, gelo ou neve.

O motivo de tanta seca são os ventos de até 320 quilômetros por hora que atingem o lugar, evaporando toda a água existente lá. O local também é o único da Antartica que não tem gelo – lá, a evaporação é mais importante que a neve, deixando a área completamente seca e sem gelo.

Outro local seco é o deserto de Atacama, no Chile, onde não chove há vários séculos. É possível que lá a seca seja até maior que na Antartica, mas não se pode ter certeza disso, devido a pesquisas insuficientes sobre a área.

4. O ponto mais profundo do planeta: Fossa das Mariana (Indonésia e Japão)
local mais extremo da Terra

A trincheira de mariana chega a 10,924 metros abaixo do nível do mar. Se o Monte Everest fosse colocado na depressão, ficaria coberto por mais de um quilômetro de água. As únicas pessoas que já observaram o local foram os exploradores Jacques Piccard e Don Walsh.

Naquela “altura” da terra, os pesquisadores enfrentaram oito toneladas de pressão. Mesmo assim, eles observaram a existência de peixes, camarões e outras criaturas que habitam o inóspito local.

3. O lugar mais úmido: Lloro (Colômbia)
local mais extremo da Terra

Lloro, na Colômbia, recebe uma média de 12,000 metros cúbicos de chuva por ano. As pessoas que habitam o local ganham a vida cortando árvores da floresta nas proximidades, onde é possível ter certeza com a chuva diária.

Ainda assim há uma discussão sobre se o local é mesmo o “vencedor” da categoria. Cherrapunji, no nordeste da Índia, foi considerada por muitos anos o local mais úmido da Terra – tendo o recorde mundial por este motivo. Em Cherrapunji choveu 9,296mm de água em julho de 1861. Entre agosto de 1860 e julho de 1861, o local teve um registro de 26,467mm e chuvas.

2. A maior queda do mundo: Monte Thor (Canadá)
local mais extremo da Terra

O Monte Thor, no Parque Nacional Auyuittuq, na Ilha de Baffin, no Canadá, tem uma queda vertical de 1249 metros. O lugar é conhecido por sua enorme queda, que é feita de puro granito. É um lugar popular entre escaladores que procuram por fortes emoções.

O Monte foi escalado pela primeira vez em 1953, e recebe algumas expedições de aventureiros hoje em dia, sendo que em 2006 um escalador ousado morreu no local.

1. O lugar mais abaixo do nível do mar: Mar Morto (Jordânia)
local mais extremo da Terra

O Mar Morto é o local mais baixo da Terra: ele fica a 422 metros abaixo do nível do mar. Na fronteira entre a Jordânia e Israel, a estrada que fica próxima ao Mar também é a estrada mais baixa do planeta.

Famosa pela sua salinidade – dez vezes maior que o mar Mediterâneo – o Mar Morto não tem nenhum tipo de vida marítima, por isso tem este nome.

[Oddee]

78 comentários

  • Jeferson Müller:

    o nosso planeta é foda! 😀

  • Lucas Suzin:

    como sera que deus pensou em cada detale de cada lugar

    • Midas Olimpo:

      Que Deus mano? Cada coisa que eu leio na internet.

    • Adrian Fênix Solari:

      Com certeza um ser supremo chamado Deus, arquiteto do mundo fez tudo isso perfeitamente para um proposito… Se voce não acredita “Midas Olimpo”, problema seu. Tem muita gente que acredita então tenha mais respeito pelas opiniões alheias e contrarias as suas.
      Continue com sua descrença que nois continuaremos com a nossa crença em Um Deus Criador do Universo e tudo que nele há.

  • Rosália:

    Incrível!!! Muito interessante as informações!!! Achei bárbaro o Arquipélago mais remoto e habitado do Planeta!!!
    Uma verdeira aula!! Parabéns!

  • Diego:

    Eu acho que o lugar mais quente e a cidade da Libia El Azzia

  • Matheus:

    achei um erro na,o lugar mais frio habitado não e aquela cidade russa, e machizmorato na antartica com a minima registrada de -162*C muito frio hein

  • Ronnie:

    gostei, ótima postagem. são lugares diferentes, curiosos e lindos, cada um as suas maneiras.sem somba de duvidas a mõ de Deus fez tudo isso.

    • Midas Olimpo:

      O site chama HypeScience e os mano vem fala de Deus. kk

  • nelson:

    acredito bem que exista um erro porque o salto angel ten aproximadamente 979 m

  • Guilherme Freitas:

    Parabéns pelo post! Realmente muito bom. São curiosidades que pouca gente conhece e também muito interessantes. Um abraço.

  • Neuza:

    Que postagem maravilhosa! Vivemos num mundo tão diversificado e tão belo que deve a todo custo ser preservado.Parabéns!

  • luiz:

    nossa fantástico esses lugares
    são lindos mesmo.
    a mega sena que não vem pra mim
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
    já tava vendo tudo isso.
    um abraço.

  • charlesnetto:

    Valeu por disponibilizar lindas imagens em post e a que mais me chamou a atenção foi a do Pescador em: “Oymyakon é uma pequena vila em Oymyakonsky Ulus, na República Sakha, na Rússia,…” Obrigado por partilhar!

  • O FERA:

    São locais incríveis e extremamente diferentes de nosso cotidiano…apesar de meu estado ser muito quente tbm, em MT chega a medir 40 graus, Sensação de deserto.
    ótimo post, PARABÉNS.

  • CLARA MARIA:

    é bakna, gostaria de os vísitar…

  • Lagarto:

    Cara, sera que o lagarto mama ?

  • Lais:

    Adorei. Meu trabalho estará ainda mais completo graças a este site. Obrigada!
    Visite meu blog: opralua-santarelliblogspot.com

  • reinaldo aragao:

    todo o nosso planeta foi projetado para satisfazer a humanidade, se falta coisas boas em uma região e em outra tem de sobra, cabe aos governantes dividir a todos de forma justa a abundancia de alimentos que vão muitas vezes para o lixo, nosso Deus Jeová resolverá todas as diferenças.

  • kleyton:

    meus amigos so tenho a dizer que DEUS é maravilhoso cada lugar ele pensou beem onde nós nasceriamos agradesca todos os dias a DEUS pois voce nasceu num pais livre imagine se voce nascesse na africa passando fome DEUS é maravilhoso agradesca a ele todos os dias xau

    • sergio saveca:

      Sinto muito em informar te amigo que Africa( Melhor Sitio do Planeta) tem tudo do melhor Clima e a natureza tambem.Venha a Frica vais te arrepender te por teres nascido na Europa.

  • júnior machado fortaleza c:

    quando Deus fez o mundo até isso ele pesnsou como seria cada lugar fascinante.

  • Matheus:

    Super interessante o mar morto,ele tem tanto sal que se a pessoal entrar fica boiano.

  • Douglas Baião:

    Super interessante, adorei !!!!

  • josepossatti:

    gostei muito .legal mesmo.

  • rogério:

    Amo essas curiosidades, maravilhoso um conteudo mto bom obrigado e parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • cientista:

    muito bom hypcience vcs estao de nota 10 ops 1000

  • Miguel:

    Todos esses locais são fascinantes à sua maneira… Gostava de os visitar…

  • mayara:

    mmmmmuito legal!facilita pra fazer pesquisaas,trabalhos,e pra tirar duvidas!Deus,obrigada péla internete!!!!!!!!

  • thomas odenheimer:

    eu acho essa lista interesante mais acho q n eh mto precisa pra mim o maior extremo da terra eh o topo do everest , pois ah falta de oxigenio , inabitado , frio , umido , na china (entao deve sr falso e eh dificil de escalar

  • Henrique B. Garcia:

    Muito bom, precisamos de mais trabalhos assim, de todos os assuntos

  • Pablo:

    muito massa…

  • seu madruga:

    gostei

  • tio chico:

    eu gostei muitokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • tio chico:

    eu gostei muito

  • Ivan Gomes:

    O assunto abordado foi simplesmente esclarecedor,pois mostrar
    os principais extremos,nos ajuda a entender,porque que em um local como os vales da morte estar tecnicamente em período de seca,isso evidencia ventanias de 320km,passando esse valor para m/s 88.888……..

  • Gilmario:

    Fiquei muito feliz com a matéria.
    Com certeza, assuntos como esses nos
    leva a conhecer mais sobre o nosso planeta.
    A equipe de pesquisa esta de parabéns.
    E respondendo a pergunta do João:
    Aqueles pontinhos amarelos na imagem dos Vales da Morte, são acampamentos de exploradores.
    Valeu, um abraço.

  • jorginho:

    adorei estas fotos e os siguinificados adoro esse tipo de trabalho pode mandar mais explicaçoes para o meu email de coisas maravilhosas como estas

  • justin bieber:

    falta sao paulo que bobos isso eu ja sabia

  • vox:

    como eu queria um dia la no topo da quela cachoeira com uma camera e um notebook com um bom sinal santo ángel ai vou eu.
    ^^

  • maiara:

    nossa era tudo que eu precisava ta mais que otima,melhor que completa…isso ai todo mundo deveria saber…parabens para quem fez este texto bem resumido e explicado…vlw mesmo..bjs

  • Marcos:

    É muito bom saber que moro em um lugar que não é muito baixo, ou alto, frio ou quente de mais, gostaria de visitar estes extremos.

    Muito boa matéria

  • Joao:

    Oque sao esses pontinhos amarelos na imagem do “Os Vales da Morte (Antartica)”???

  • wagner:

    Oi, fiquei sabendo que o lugar mais frio da terra é a Aziziyah na Líbia, onde a temperatura chega a 58ºC

    blz!!! fui!

  • João Alfredo:

    Isso deveria ser do conhecimento de todo humano vivo no planeta.
    Parabens!
    João

  • Aiomar Rodrigues:

    Simplismente muito bom a materia , mtu mtuu show de bola! nota 10!

    Isso é para vermos qual grande é a gloria de Deus em ter criado tudo isso e muito mais !………………

  • BRUNO KEVIN DANTAS:

    PARABENS . MUITO BOA MATERIA NOTA 10000..SUPER INTERESANTE

  • Rivane Contreiras:

    Amei os lugares. Espero que sejam cultivados, com todo carinho e atenção

  • Eduardo Amaral:

    Muito bom. Essas curiosidades vale a pena. Mas realmente o nome correto é Fossa das Marianas e não “trincheira”.

  • Leco:

    Esqueceram de incluir o Rio de Janeiro.

  • Salemko:

    A Fossa das Marianas deve ser um local muito fétido…

  • Netinha:

    É muito bom encontrar sites como esse. Simples e com um conteúdo maravilhoso, parabéns pela matéria. Foi uma viajem maravilhosa.

  • luiz carlos:

    esta materia é simplismente espetecular

  • Guilherme:

    Put’z muito legal de bom esses comentarios (y)

  • paulolokko:

    mais uma reportagem demais de legal muito bomm

  • Anderson:

    Gostei, muito fera os lugares

  • ivam ribeiro machado:

    gostei muito .devia ter mais informaçâo para as aulas de conheçimento geral

  • Jorge Luiz Sganzerla:

    Magnifico, linda matéria, todo mundo deveria conhecer, parabéns. PY9PR .

  • Camile:

    Nossa adorei a matéria, Parabéns!
    bjs

  • Edu Jacques:

    Ótimo trabalho.
    Além do que não apenas cita fatos de conhecimeto sobre o planeta como também discorre sobre eles.

  • Fabio Ruiz:

    Tristan de Cunha vi em um documentário. Tem que ser muito macho ou tonto para viver tão isolado.

  • @Marquini@:

    Putz, faltou o ACRE ….

  • cleuza silva:

    maravilhoso, conhecer lugares como esses amei

  • Olivio Roberto:

    A menor temperatura registrada é de 89,2°C e não 129°C. Outra, o termo Trincheira das Marianas não é comum (não sei qual método foi usado na tradução); pelo que eu saiba é chamada de Fossa das Marianas

  • Milton Mourão:

    Ficou faltando mostrar o país com a carga tributária mais extremamente alta da Terra. Acho que o nosso é imbativel neste quesito…

  • etto salvadori:

    Tái lugares que vale a pena conhecer! Ao menos a cachoeira Sto angel vou ter que dar uma espiada.

  • Ninja:

    Faltou o lugar mais corrupto do mundo: palácio do planalto.

  • Rosangela:

    Sensacional!
    Vocês trazem informações sucintas e interessantes.
    São lugares interessantes alguns dá imensa vontade de visitar outros nem pensar chegar perto como o Deserto de Lut.

  • Cristhian:

    Seria interessante mostrarem as fotos que foram tiradas do ponto mais profundo do mar. Eu vi uma vez, e tem cada coisa bizarra..

  • yara:

    Sinistro!muito loco estes lugares show de bola Parabens pelas as super listas adoro

  • Vera:

    Parabéns pelo artigo. Muito interessante e curioso.

  • J C:

    Gostei , ilustração muito legal , curioso , instrutivel e cultural, o que eu vejo,lembro- o que eu leio , aprendo . valeu !!!

  • Lucas:

    Putz, muito interessante !
    abraços

  • maria:

    Ola! Achei interessante materia sobre “os 10 locais mais extremos da Terra”, contudo, acredito que seja preciso promover uma correção no que tange “O arquipélago mais remoto habitado por humanos”.
    A Ilha de Pascoa, no Oceano Pacifico é o local mais remoto habitado por humanos, vez que fica a situada a 3.700 km de distância da costa oeste do Chile, país ao qual pertence e 4050 Km de Papeete no Tahiti – muito superior a distancia do arquipelago da materia.
    Espero ter contribuido para a divulgação deste lugar que é magico, por estar tão longe de tudo e que ainda atende pelo nome de”umbigo do mundo”.
    Atenciosamente
    Maria

  • Ramon:

    Muito bom! Gostaria que publicassem mais materias como essa. Melhor ainda, se houver mais detalhes e links.

    parabéns!

  • Ederson:

    Alguém tá a fim de montar uma excursão pra pescar no Mar Morto?

    hehe.. Muito boa a matéria. Parabéns!

  • Noé P. Campos:

    Essa matéria (e tantas outras do HypeScience) é que deveria ter o título de “Fantástico!” – não aquela aberração dominical que quase todos conhecem!

  • Alberto Gonçalves:

    Realmente é sensional o advento da internet, principalmente tendo um um site com esse trabalho, onde estamos aprendendo todos os dias. Obrigado pelos seviços prestados para a humanidade.
    Alberto Gonçalves.

Deixe seu comentário!