OVNIs: mais “Arquivo X”, menos ciência

Por , em 19.08.2009

Vários OVNIs vistos sobre a Inglaterra em 1996 podem ter tido mais a ver com a fascinação pública com programas como “Arquivo X” do que com uma verdadeira atividade extraterrestre, de acordo com uma recente publicação do Ministério de Defesa britânico.

Os documentos de mais de quatro mil páginas acompanham 15 anos de registros de casos de OVNIs, e indicam que em 1996 foram feitos 609 registros de pessoas que supostamente viram OVNIs, em contraposição a apenas 117 casos no ano anterior. O crescimento nos registros acompanhou a popularidade do seriado “Arquivo X” e do filme “Independence Day”, que tratavam sobre extraterrestres.

De acordo com o Ministério, a maior parte dos registros de OVNIs têm explicações simples, e são, na verdade, meteoritos, planetas, meteoros, satélites artificiais e balões. Ainda assim, alguns casos ainda permanecem sem explicação. Para esses, o Ministério afirma ter informações insuficientes e não continua com as investigações.

Em um incidente não resolvido de 1995, dois homens de Staffordshire afirmaram à polícia que viram um alien sair de um objeto voador, e disse para que eles o acompanhassem. Outro caso curioso é o de vários objetos voadores brilhantes que sobrevoaram Londres em 1993 e 1994 – o que se revelou depois como a campanha especial de lançamento do carro Ford Mondeo.

Os relatórios podem ser vistos, em inglês, no site www.nationalarchives.gov.uk. [Reuters]

14 comentários

  • Dayse Cordeiro:

    – Não me preucupo c/ as pessoas que não acreditam porque tenho informações que nem todas as pessoas estão preparadas na mente p/ vêr esses objetos que vêm dos céus. Creio como cristã que Deus sabe quem está preparado; embora a ciência dos homens da Terra ainda está a descobrir provas de vidas em outros planetas. A humanidade ainda precisa evoluir muito, segundo penso, em respeito a quem ache que seje ilusão ótica.

  • Dayse Cordeiro:

    -Gostaria de saber por que eles aparecem tanto perto de praias; sou carioca, mas estou de temporada no estado do Piauí, aqui têm praias desertas, e minha filha que é adolecente de 16 anos agora, me telefonou numa noite da beira de uma dessas praias distantes, e disse que ela e sua amiga estavam cercadas de óvinis em cima dos céus noturno, que faziam movimentos zigue-zague,e eram vários. Até no litoral piauiense aparecem também de noite.

  • carneros dinicos paralemito:

    meu e d+ eu adorei ese site ensina tudo que quiser e ainda mostra curiosidades e fantastico

  • paulo francisco melo santos:

    eu tenho um video de uma ovni muito bom estava gravando eu trabalhando e o video gravou um objeto muito muito rapido para ser um aviao este objeto faz uma curva de noventa graus em menos de dois segundos incrivel quero mandar pra vcs entre em contato em meu imail ok obrigado

  • paulo francisco melo santos:

    eu sou apaixonado por este assunto alieniegenas,ovni.ufologia viagem interestelares muito bom este assunto

  • Gabriela:

    coisa de OVNIS , são muito delicadas . Então eu acho que exite sim, quando provarem com provas bem CLARAS eu acredito que não exite porque o vento num posso ver mas sei que exite !

  • Cesar:

    A maioria das pessoas que “vêem discos voadores” não tem treinamento algum para identificar objetos aéreos. Juram que se trata de disco voador, quando uma pessoa acostumada a observar fenômenos aéreos percebe se tratar de outras coisas.

    Uma coisa que lembrei, a algum tempo uma tal de Nanci Liedner (ou coisa que o valha) começou a alegar que recebia transmissões mentais de alienígenas, os Zeta Reticulanos, e informando que um tal de Nibiru estaria chegando e mudaria a rotação da Terra. Bom, um fenômeno que acontece todos os anos é os dias ficarem mais curtos quando estamos entre o verão e o inverno, e ficarem mais compridos quando estamos entre o inverno e o verão (aqui no Brasil, os dias encurtam no primeiro semestre, e alongam no segundo semestro). Acreditam que teve gente alegando que o atraso no nascer do sol todos os dias era um indício que a rotação da Terra estava atrasando?

    • aguiarubra:

      Vc tem muita razão no que diz.

      No entanto, um amigo meu (um “destreinado”, reconheço) observou bem de perto vários objetos luminosos rondando o Pico do Jaraguá, em 1990 (aprox.). Um desses objetos chegou tão perto que deu para ele fotografar, à alguns metros de distância. Quem ver a foto, dirá que é uma falha da lente da câmera, refletindo o Sol (apesar dele ter apontado a câmera para o chão!). Só que ele tirou foto de algo que ele estava vendo, a olho nú!!!

      Além disso, o History Channel produz séries e mais séries criadas por ufologistas, como “Arquivos Extraterrestres”, “Caçadores de OVNIS” e “Alienígenas do Passado”. Mesmo o NatGeo, que tem um episódio da série “Verdade ou Mito?” que se contrapõe “raivosamente” contra os teóricos dos “Alienígenas do Passado”, passou a exibir seus “Caçadores de Alienígenas” (semelhante a “Caçadores de OVNIS) que busca esclarecer as pesquisas de ufólogos para o público, mas sem o menor ranço cético contrário a existencia “deles”…

      Não se pode dizer que todo ufologista é um ‘destreinado’, não é mesmo?

      A série “Alienígenas do Passado”, por exemplo, não se restringe às alegações de Erik von Daniken (um dos consultores dessa série), mas dá um excelente panorama das realizações arqueológicas da Humanidade. Descontado as finalidades obviamente pró-UFOS, é uma série de alta densidade cultural e científica.

      Para “acabar” com o ufologismo, precisa-se, antes de quaisquer críticas, demonstrar a impossibilidade absoluta da efetividade do Princípio da Mediocridade (também chamado princípio de Copérnico), defendido por Carl Sagan e Frank Drake, entre outros.

      Se a Hipótese da Terra Rara https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FHip%25C3%25B3tese_da_Terra_rara&ei=0WLgUKOGAoi69gT2hICQCg&usg=AFQjCNHMDMhayR2M3jeMFMLIxsE91E7hYA vencer essa disputa “exo-biológica” na Cosmologia contemporânea (confirmando Gênesis bíblico, mas sem Deus) então não existirão alienígenas em todo o Cosmos visível.

      Pelo menos, não em nosso tempo-espaço.

    • Cesar Grossmann:

      O programa do History Channel, “Ancient Aliens”, peca por um erro grave e crasso: apresenta a versão do Däniken e do Sitchin como se fossem verdadeiras. O Däniken falsificou vasos para corroborar a teoria dos astronautas alienígenas, e o Sitchin não consegue traduzir as famosas “tabuinhas sumérias”, apesar do que ele diz. Em outras palavras, virou um show da Fox… http://ancientaliensdebunked.com/

      Sobre o que o teu amigo viu e fotografou, ele pode ter visto um monte de coisas, sem ver a foto, sem saber em que condições foi feita, e talvez mesmo tendo todas estas informações, não dá para dizer o que era ou o que não era.

      O que tem mais é gente que viu algo que não sabe o que é. Isto é normal, ninguém sabe tudo. E o que sobra é ufólatra alegando que isto é prova de visita alienígena. Quer dizer, por que um bicho peludo não foi identificado a gente tem que aceitar que se tratava do pé grande? Por que NÃO FOI IDENTIFICADO? Que lógica é esta?

      O caso do Däniken e do Sitchin é pior ainda, por que os dois fraudam e mentem, e são incensados pelos ufólatras como sendo os grandes paladinos da verdade que “os céticos não querem ver”. É triste isto, as pessoas dão mais valor a boatos e fraudes do que aos fatos…

    • aguiarubra:

      Ok, César, o que mais gosto no “Ancient Alien” é da arqueologia.

      Mas, de meu amigo, eu não duvido não. Principalmente por ele ser leigo, não consigo descrever, por escrito, tudo o que ele me falou. E da maneira como ele falou, é impossível se enganar de um fenômeno ocorrendo em plena luz do dia, com o Sol do meio-dia brilhando num céu sem nuvens. Poderia ser que ele estivesse vendo “fogos de Santelmo”, mas não havia a menor condição para isso.

    • Cesar Grossmann:

      Um caso verídico de avistamento de OVNI: um oficial dirigindo uma radiopatrulha avisa por rádio que está seguindo um ovni. Ele faz curvas e o OVNI continua seguindo ele, FAZENDO AS MESMAS CURVAS.

      Só que não.

      Era o planeta Vênus. Vênus está muito longe, e quando um objeto está muito longe, a gente tem esta ilusão de que ele está seguindo a gente, simplesmente por que você move anda para a direita e ele anda para a direita também, você anda para a esquerda e ele anda para a esquerda. É uma ilusão de ótica, e foi suficiente para enganar um patrulheiro, um oficial acima de qualquer suspeita.

      Se o patrulheiro tivesse filmado ou fotografado o OVNI, teria uma foto borrada de Vênus, que para muitos seria a prova cabal de uma visita de alienígenas. Não duvido que alguns ufólatras não identificassem até partes e peças da nave…

      Eu assisti um dos programas do Discovery, eles estavam procurando estruturas usadas pelos nazistas para os famosos discos voadores, e chegaram a uma estranha estrutura mais ou menos circular, com pilares e traves. O ufólatra do programa identificou aquilo, mostrou onde o disco voador ficava preso, onde a radiação havia deixado marcas e tudo o mais. Até que andando pela região encontraram uma caixa d’água de concreto com EXATAMENTE A MESMA ESTRUTURA como sustentação.

      Se você deixar, um ufólatra é capaz de encontrar chifre em cabeça de cavalo e pelo em ovo.

    • aguiarubra:

      Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay…

    • Daaniel Caarlos Coelho:

      São por causa de mentirosos que generalizam todos os relatos.
      Eu próprio já vi aqui na minha pequena cidade. A não ser que, o ser humano esteja fazendo voos comerciais, na velocidades de milhares de Km por hora, só isso poderia desmentir o que vi.
      Eu sempre acreditei na existência de ET’s, porém nunca acreditei que eles viessem para a terra e muito menos no formato discoide de suas naves. Isso Até algum tempo atrás, em que vi uma nave com formato de disco em uma noite, o formato dela ficou evidente devido e nuvens dispersar que estavam bem claras por causa da luz refletida pela lua, então ao passar pode debaixo de uma nuvem, o formatou ficou evidente, mal pude crer no que vi, sem mais e sem menos nave atingiu enorme velocidade, cruzando de um lado do horizonte para outro em questão de 1 segundo, só deu tempo de mover a cabeça de um lado para o outro.

      Existem várias coisas que comprovam a vinda de extraterrestres a terra á milhares de anos atrás. Procure ler o livro “ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS”, e procure saber sobre Puma Punku(como ela foi construída e o material usado). Exitem algum vídeos no you tube sobre o livro(é bom adiantar um pouco o vídeo, pois eles começam com assuntos menos relevantes com a finalidade de não espantar as pessoas).

    • Daaniel Caarlos Coelho:

      Desculpe os erros de português, nem vi o quanto errado escrevi.

Deixe seu comentário!