O universo em um clique

Você é o que você escuta, diz estudo

Por em 24.08.2009 as 20:07

ipod do homer

Pense bem antes de sair por aí mostrando a playlist do seu MP3 Player: de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a música que você ouve pode acabar fazendo com que você seja taxado de chato, sem graça ou pouco atraente.

O estudo confirmou que as pessoas fazem suposições sobre a personalidade e valores dos outros com base nas suas preferências musicais. Aqueles que gostam de música clássica são vistos como feios e tediosos, enquanto os roqueiros são considerados emocionalmente instáveis, e os fãs de pop são vistos como pessoas “genéricas”.

Jason Rentfrow, autor do estudo, afirma que examinar a lista de músicas de uma pessoa pode reforçar estereótipos e até mesmo preconceitos sociais. De acordo com Rentfrow, “a pesquisa sugere que, mesmo quando nossas suposições não são corretas, temos uma impressão muito forte quando perguntamos a uma pessoa que tipo de música ela gosta”, diz.

Os participantes da pesquisa responderam sobre o que achavam a respeito de seis tipos de gêneros musicais: rock, pop, clássica, jazz, rap e eletrônica. Os fãs de jazz receberam as considerações mais positivas: foram descritos como imaginativos, liberais, amigáveis e extrovertidos. Os que preferem a música clássica foram percebidos como quietos, amigáveis, responsáveis e inteligentes, mas também pouco atraentes e tediosos.

Aqueles que gostam de rock são considerados rebeldes, irresponsáveis e emocionalmente instáveis, enquanto os fãs de pop são vistos como convencionais e calmos, mas também pouco inteligentes. Já quem gosta de rap é visto como atlético e mais hostil do que os outros fãs de música. Os amantes da música eletrônica, por sua vez, são considerados um pouco neuróticos. [Telegraph, imagem de Dan Diemer]

Curta nossa página no Facebook:

29 comentários

  1. Qual será a personalidade de que escuta reggae??

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Gisaah Castro /

      Deve curtir um baseado, com certeza, é uma pessoa de bem com a vida e tranquila

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  2. Isso é puro estereótipo. Baseia-se em crenças. Também, rotulam as pessoas. Mas vc é o que vc consome mesmo, a proximidade com a ”coisa” influência sim.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. UHUUUUUUUL então eu sou Madara Uchiha.
    Dia todo ouvindo as trilhas sonoras dele.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Bom, creio que foi generalizado demais.Sem contar que no Brasil esse estudo seria,no minimo, furado!Teriam que levam em conta, mais três tipos de estilo musical(creio que deva ser até mais que isso)…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Acho errado generalizar qualquer estilo musical. quando eu li o titulo do tópico achei que seria mais profundo, algo do tipo das identificações com certos estilos musicas e não oque os outros pensam sobre o estilo, isso ja estou cansado de ouvir.
    Se o que eu sou é o que as pessoas pensam do que eu escuto, eu não sou ninguém. Puro preconceito.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 23
  5. Davi /

    para min a musica influencia bastante a pessoa quem esculta uma musica mais sossegada por exemplo um pagode por exemplo é mais sossegado quem esculta uma musica mais eletrizante uma eletronica é mais eletrico. eu acho que a pessoa é oque ouve s

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • fffdfdfdfdfd /

      pelo jeito, voce escuta musicas sem expressão e sem pontuação.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 24
  6. Mário Victor /

    Viva o Rock N’ Roll

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 58
  7. EP /

    Quando falam em certos gêneros músicais sempre vem coisa ruim na cabeça das pessoas.

    Por exemplo,
    Rap: bandidos
    Rock: capeta
    Pop: homossexuais e patrícinhas
    Sertenajo: caipiras burros

    E isso é ridículo! Preconceito puro! Todos os gêneros tem coisas boas, mas por algum motivo, é só dos motivos bons que as pessoas lembram.

    Eu curto meu rock e pouco me lixo para a opinião dos outros. Até porque, quando essas pessoas que tiram conclusões precipitadas sobre mim, irão perceber que meu gosto musical não define quem eu sou.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 32
    • blb /

      Concordo com vc.
      É puro preconceito, mas não adianta… a pessoa cai no meu conceito qdo fala q gosta de pagode.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 8
  8. Fabricio /

    Rock e o melhor rito q pode existir e fica doidão é a melhor part

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 12
  9. andre /

    bomm… sei não viu

    eu acho que quem escusta rap e taxado de maloqueiro
    rebelde… porem tem alta personalidade

    ja os roqueiros são vistos como rebeldes, mais não como
    irresponsaveis, curto rap desde criança, e tenho varios
    amigos roqueiros… totalmente diferente em ponto de vista
    da pesquisa… o rap e rock estão sempre juntos à um propósito…

    LIBERDADE DE ESPRESSÃO

    ABRAÇO A TODOS

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 10
  10. christian grances /

    Seja consciente!!Ouvir rock eh cultura!!Nao ha como dizer nao ao rock ,um jazz,blues,musica classica,e na musica nacional temos grandes mestres compositores como Tom Jobim etc..sao boas opçoes,e bota bom nisso…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 11
  11. christian grances /

    Bom,eu escuto rock ,e penso q se nao fosse esse meu gosto musical,nao seria nada hoje.Quem ouve rock e diferente estuda se forma vira alguem nessa vida..logicamente ha aqueles q confundem as coisas,”eu vou ouvir rock ficar doidao”,mais a molecada q faz isso,+ nao e assim essas coisas queimam o rock! ..porem nada e perfeito.Mas eh muito melhor ouvir um bom rock e ser consciente da vida,pesquisem..pessoas que ouvem rock sao melhores e acabou.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 15
  12. charles /

    viva o rock e o lado rebelde da vida
    xD

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 14
  13. Alex Galdino /

    Eu concordo em parte, eu ouço música clássica e acredito que eu não seja intediante, sou roqueiro tambem…
    mas aqui no Brasil é assim, se você pergunta a uma moça o que ela ouve e ela te responde Funk…
    Pode ter certeza que o caboclo vai convidá-la pra ir ao Motel

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  14. Celeste /

    Bom, nesse caso eu sou um pouco de tudo então…pq eu ouço todo tipo de música e, dependendo do meu estado de espírito, um dia gosto de uma ,outro dia, de outra…ah, que serei eu????
    rsrsrsrs….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  15. Hiago /

    É engraçado ver como as pessoas julgam umas as outras pelas suas roupas, culturas ou até musicas. Tipo, eu escuto Rock, mais mesmo assim não sou rebelde, mais só de falar que escuto para as outras pessoas elas já me olham com jeito diferente.

    Tomara que nos próximos anos as pessoas comecem a julgar as outras pelo que elas são de verdade, não pelo que parecem ser,

    Fora do que eu escrevi acima: Eu nem quero imaginar o que as pessoas acham dos caras que escuta Xuxa… (Não estou falando mal da Xuxa, mas não que eu a curta também.)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  16. Claudia /

    Fico pensando e quem ouve de tudo o pouco, o que é?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
    • MetalThrasher /

      Sem personalidade

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • Jeff /

      De forma alguma uma pessoa com gosto musical variável é sem personalidade. Eu não gosto de me limitar a um só estilo musical, gosto de ouvir de tudo um pouco. Acho que precisamos ter a mente aberta, ouvir o que nos agrada, sem preconceitos.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • Quem ouve de tudo um pouco é musicista. Esse é o cara superior, que transcende a barreira da personalidade e quebra a ideia de gosto musical criada pela cultura atual, algo que nunca existiu no mundo antes da overdose de musica da atual geração.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  17. É triste q o preconceito tenha avançado até mesmo para o gosto musical das pessoas!
    Eu ouço música do Zimbabwe, se a melodia me agradar!
    Ouço música gaúcha, nordestina, ou celta se ao menos uma estrofe me disser algo bonito, original ou engraçado…
    Não é justo ser julgado – inclusive sócio-musicalmente – por aquilo que alguns imaginam q seja o som q eu ouço…
    Se a isso somarmos o peso sócio-econômico, veremos q vc tb vai ser mal-visto se seu playlist não estiver num I-pod ou I-phone… E se estiver num genérico xing-ling desses aparelhos, puxa, vc será taxado de medíocre, inferior, farsante, pirata!!!

    O preconceito, como faceta da ignorância, é mesmo uma coisa impressionante!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
  18. Sidewinder /

    Hahaha… Então eu sou um rebelde, irresponsável e emocionalmente instável.
    Viva o Rock!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 13
  19. Rafa /

    Imagine o que eles falariam do nosso Funk, Axé e Pagode….

    Não é a toa que o Brasil é visto como um puteiro do mundo, cheio de pessoas estupidas

    (Não estou gereralizando, mas é essa a imagem que o país vende)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 17
  20. Acho que o propósito dessa pesquisa foi insultar as pessoas ¬¬’

    Meu irmão curte Rock e nem por isso é rebelde, irresponsável ou uma pessoa “emocionalmente instável”.

    Claro que isso é apenas uma sugestão, e não todos necessariamente que curtem determinado gênero de música é considerado tal coisa…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • admin /

      Bruno, não é uma sugestão ou ofensa: É o que as pessoas pesquisadas afirmaram que podem pensar de alguém que escuta isso, ou seja, estereótipos.

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que AC/DC, gente diferenciada e você tem em comum? | Papo de Homem – Lifestyle Magazine - [...] Universidade, mas agora no Reino Unido, a de Cambridge, fez um estudo mostrando que ter gosto musical pode estereotipar ...

Reponder

Leia o post anterior:
ressonancia-magnetica-sexo-d
Vídeo: Orgasmo é demonstrado pela primeira vez em ressonância magnética

Para realizar as imagens para o estudo foram feitos 13 “experimentos” com oito casais e três mulheres solteiras em máquinas de ressonância magnética.

Fechar