Você é o que você escuta, diz estudo

Publicado em 24.08.2009

ipod do homer

Pense bem antes de sair por aí mostrando a playlist do seu MP3 Player: de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a música que você ouve pode acabar fazendo com que você seja taxado de chato, sem graça ou pouco atraente.

O estudo confirmou que as pessoas fazem suposições sobre a personalidade e valores dos outros com base nas suas preferências musicais. Aqueles que gostam de música clássica são vistos como feios e tediosos, enquanto os roqueiros são considerados emocionalmente instáveis, e os fãs de pop são vistos como pessoas “genéricas”.

Jason Rentfrow, autor do estudo, afirma que examinar a lista de músicas de uma pessoa pode reforçar estereótipos e até mesmo preconceitos sociais. De acordo com Rentfrow, “a pesquisa sugere que, mesmo quando nossas suposições não são corretas, temos uma impressão muito forte quando perguntamos a uma pessoa que tipo de música ela gosta”, diz.

Os participantes da pesquisa responderam sobre o que achavam a respeito de seis tipos de gêneros musicais: rock, pop, clássica, jazz, rap e eletrônica. Os fãs de jazz receberam as considerações mais positivas: foram descritos como imaginativos, liberais, amigáveis e extrovertidos. Os que preferem a música clássica foram percebidos como quietos, amigáveis, responsáveis e inteligentes, mas também pouco atraentes e tediosos.

Aqueles que gostam de rock são considerados rebeldes, irresponsáveis e emocionalmente instáveis, enquanto os fãs de pop são vistos como convencionais e calmos, mas também pouco inteligentes. Já quem gosta de rap é visto como atlético e mais hostil do que os outros fãs de música. Os amantes da música eletrônica, por sua vez, são considerados um pouco neuróticos. [Telegraph, imagem de Dan Diemer]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

34 Comentários

  1. Eu ando nas ruas de camisa xadrez, calça skynny, tenis coca-cola, e óculos ray ban mas as pessoas nem imaginam do que estou escutando. Na verdade sou Headbanger (metaleiro)mas não curto andar com camisa de banda, nem totalmente de preto, nem piercing, nem tatuagem ou coisas que geralmente um headbanger usa. Usava muito na adolescência mas hoje não vejo graça e nem necessidade disso. As vezes me visto até estilo mauricinho kkkk. Quando na verdade estou ouvindo Cannibal Corpse, Rhapsody Of Fire, Yngwie Malmsteen, Gothard, Symphony – x entre outros.
    Sou cantor, tenho 3 anos de canto lirico na bagagem, sou técnico de informática (programador), trabalho como técnico administrativo, tenho 32 anos e não consigo ouvir outro estilo de musica que não seja Heavy Metal e jazz, sou muito seletivo com a musica que eu ouso, tenho orgulho disso e Cannibal Corpse extravasa a munha raiva!

    Thumb up 1
  2. eu sou rockeira, tenho raiva quando alguém me pergunta se eu gosto d rock e dizem q eu sou do capeta e irresponsável, rock tem nada a ver c isso, as pessoas antes d julgar alguém deviam conhecer ela primeiro p fazer isso. Conheço sim rockeiros q acham q só pq são um tem q fazer idiotices isso destrói c a imagem do gênero, no brasil as pessoas deixam se levar pela aparência, já vi um cara insultante uma mulher q tinha alargadores q estava c a camisa do slayer c um bb no colo ele se levantou do lugar e disse q ela era do demônio, q a criança ñ teria uma criação ade quadra, achei um abissurdo aquilo.

    Thumb up 3
    • Concordo com quase tudo o q vc diz mas existem N tipos de rock e metal (nao tenho mta certeza se rock e heavy metal sao considerados da mesma classificaçao mas temos comos mas comuns o punk metal,o black metal o rock comum o classico e o heavy metal normal bom.”curti seu coment eu curto black e heavy”;)

      Thumb up 0
    • Deve curtir um baseado, com certeza, é uma pessoa de bem com a vida e tranquila

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ressonancia-magnetica-sexo-d
Vídeo: Orgasmo é demonstrado pela primeira vez em ressonância magnética

Para realizar as ima...

Fechar