10 Plantas muito esquisitas do nosso planeta

Publicado em 3.09.2009

Como já vimos em outras listas, nosso planeta é cheio de maravilhosas e bizarras surpresas e o reino vegetal não poderia ser diferente. Veja a seguir 10 das plantas mais estranhas já encontradas.

10. Welwitschia Mirabilis: a planta mais resistente

planta estranha
Welwitschia Mirabilis

A planta, nativa da Namíbia do deserto Namibe, na África, é realmente única: ela consiste de apenas duas folhas e um caule com raízes. As folhas continuam a crescer indefinidamente, e o caule engrossa, em vez de ficar mais alto, e pode chegar a dois metros de altura e oito metros de comprimento. A estimativa de vida dessas plantas é de 400 a 1500 anos, e elas podem sobreviver a até cinco anos sem chuva. A planta é utilizada na alimentação e seu nome popular na região, onyanga, significa “cebola do deserto”.

9. Dionaea muscipula

planta estranha
Dionaea muscipula

A dionéia é a planta carnívora mais famosa do mundo devido às suas armadilhas. A planta consegue sentir a presença de quase qualquer animal, desde formigas até aranhas. Ela então coloca as suas presas em posição de ataque e agarra a sua vítima em menos de um segundo. Apesar da sua fama, ela corre risco de extinção. Conheça também a maior planta carnívora do mundo que come até pequenos roedores.

8. A maior flor do mundo

planta estranha
Rafflesia Arnoldii

De todas, existe uma planta exótica específica que é melhor você nunca encontrar. A Rafflesia Arnoldii é extremamente rara e tem 90 centímetros de largura e pode chegar a pesar mais de dez quilos. O problema da planta é que, quando ela está em seu habitat úmido, ela libera um terrível cheiro, sendo até chamada de planta-cadáver pelos nativos da Indonésia. O florescimento da planta é muito raro, e apenas 10 a 20% de suas sementes chegam a ser polinizadas.

7. Desmodium gyrans: a planta dançante

A planta é conhecida como “mato dançante” ou “planta do semáforo”, devido ao movimento que as suas folhas fazem, que se assemelham a um semáforo. A planta tem um crescimento fácil, e dança alegremente mesmo na janela de uma casa.

6. Euphorbia obese: a planta do beisebol

planta estranha
Euphorbia obese

Esta planta “gorducha” é originária da região do sul da África e é protegida por legislações nacionais e internacionais. Ela corre risco de extinção em seu habitat natural, mas cresce com facilidade em cultivos comerciais.

5. Amorphophallus titanum: a flor-cadáver

planta estranha
Amorphophallus titanum

Outra flor que você não gostaria de ter por perto: esta flor, mais alta que humanos, fede terrivelmente e tem uma cor arroxeada que se assemelha a um cadáver. A flor, que também vem da Indonésia, é muito rara, e tem a maior inflorescência do mundo.

4. Baobá: a árvore-garrafa

planta estranha
Baobá

O baobá é o nome comum de oito espécies de árvores nativas de Madagascar, existentes na África e na Austrália. Conhecida como árvore-garrafa, ela não apenas se assemelha a uma, mas também consegue guardar em seu interior até 300 litros de água!

3. Dracaena cinnabari: a árvore do sangue de dragão

planta estranha
Dracaena cinnabari

Esta árvore tem o estranho formato de um guarda-chuva, e foi descoberta e, 1882. A sua coloração avermelhada é considerada como o sangue de dragões de outras gerações, e era muito procurado como medicamento e tintura.

2. Mimosa púdica: a planta tímida

A mimosa é uma planta muito tímida, por assim dizer: suas folham murcham quando são chacoalhadas ou tocadas, e só voltam ao seu estado normal depois de alguns minutos. A espécie é native da América central e do sul. É conhecida em muitos lugares do Brasil como dormer-dorme ou dormideira.

1. Selaginella lepidophylla: a planta da ressurreição

planta estranha
Selaginella lepidophylla

Também conhecida como a rosa de Jericó, esta espécie do deserto tem uma habilidade incrível de sobreviver a secas. Na falta de chuva ou umidade, a planta se enrola em uma bola e se desenrola apenas quando é exposta à umidade.

Bônus: A maior planta carnívora do mundo

planta estranha
Nepenthes attenboroughii

Recentemente foi descoberta esta planta carnívora que tem a capacidade de digerir pequenos animais. Nós já a citamos logo acima, mesmo assim queríamos colocar uma foto para você. Clique aqui para saber mais sobre ela.

[Oddee]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

52 Comentários

  1. A Welwitshia mirabilis só existe em ANGOLA e no deserto do Namibe.

    Se existir noutro lugar ou foi transportada ou um terrível acidente da natureza

    Thumb up 13
  2. eu adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Thumb up 6
  3. Sao plantas fantasticas, do jeito ou forma que sao, parecem serem cultivadas. Que bela floresta! ao pesquisador vao os meus parabens e continue o trabalho.

    Thumb up 10
    • Uma pergunta: sao comestiveis ou sao de ornamentacao.

      Thumb up 5
  4. Boa tarde,gostaria de saber como é esta planta chamada baratinha,ou cinco horas,ou coqueirinho, se ela serve para pedras nos rins, e gostaria de ver a foto da planta,se possivel agradeceria muito se me respondece,

    sou curiosa para saber o tipo de planta

    Thumb up 6
  5. essas plantas sao muito inportantes para o nosso bioma mundial da planeta plantas de grande valor nao importa se e carnivora ou cadever e um inportante ser…

    Thumb up 7
  6. eu adorei ver a planta bonus deve ser muito venenosa séra que alguem tocava nela iai vai da babado sensasional vou crir um site sobre essa planta que niguem conhece babadão vai ser noticia para todo mundo xauuuuuuuuuuuuuu

    Thumb up 8
  7. eu adorei esse saite eu discubri tamta coisa legau voceis diviam colocar mais coisa eu adoraria conhecer todas essa palntas para ver di pertinho como elas sao prinsipalmenti a planta mimosa

    Thumb up 8
    • maria camila com todo respeito volte para a escola e vê se aprende a escrever de forma correta.

      Thumb up 7
  8. Eu não chego nem perto de uma planta cadáver, credo.Mas eu queria msm ver a arvore garrafa.

    Thumb up 6
  9. A Rosa de Jericó é mágica eu a tenho aqui em casa .
    Fala-se que a Mãe de Jesus tendo-o em seus braços caminhava por Jericó e aonde ficaram marcadas as suas pisadas nasceu esta flor .Tb sei que ela é semeada pelos ventos

    Thumb up 8
  10. Adorei ver esta página.
    Muito bom, gostei de ver a Weiwitschia, que tive a sorte de a ter visto no deserto de Moçamedes, em Angola, o que não sabia é que os indigenas comiam as flores. Lindo adorei.
    Quanto às Baobás eu conheci como Imbomdeiros, em Moçambique e África do Sul eu vi-a como uma árvore enorme impossível de abraçar, foi muito bom ter encontrado esta página, estava à procura de plantas aéreas , e tive esta bela surpresa.
    Parabéns
    Ilda Bravo

    Thumb up 11
  11. A “árvore sangue de dragão” já era conhecida muito antes dos finais do século XIX. Os Portugueses procuravam-na especialmente nos Açores e utilizavam a sua “tinta” na indústria têxtil, na época da expansão.

    Thumb up 10
  12. Como este site trata-se de conteúdo científico, é bom que se saiba que o nome científico das espécies é escrito com letra maiúscula apenas a primeira palavra, já a segunda é com letra minúscula. Regra não observada em Rafflesia Arnoldii .

    Thumb up 10
  13. Adoro todas as matérias ,mais sobre as plantas eu adorei ainda mais!!!!!!parabéns!!!!!.
    Gostaria de ver mais sobre como ter uma vida saudavel,dietas ….

    Thumb up 4
  14. A planta tímida tem perto da minha casa, num canteiro central de uma avenida.
    Faltou citar a árvore Divi-divi, que só existe na ilha de Aruba. Se bem que ela não é tão esquisita quanto essas que foram citadas.

    Thumb up 7
  15. Muito legal o post!
    A última, parece ser o pokemon do james, que sempre quer comer ele! =D

    Thumb up 6
  16. Noooossa! Como uma semente pode brotar em um pulmao!!
    Sera que ja aconteceu com outras pessoas antes, isto ‘e incrivel !!!! Parabens pelas reportagens.

    Thumb up 6
  17. Diexa me corrigir um erro muito grave sobre a Welwitschia
    Ela não é uma planta da Namibia ela é 100% angolana e foi la onde foi encontrada mas como O estado de namibe qé onde reside a planta fas fronteira com a Namibia a planta começou a aparesser tambem na namibia mas Foi em angola onde se encontrou esta maravilhosa planta e não na namibia como dis o texto.

    Adoro esse site todos od dias to vendo ele e esta na minha lista de favoritos como nº1

    Thumb up 5
  18. Lista muito interessante, com algumas plantas que me surpreenderam, em especial a onyanga.
    Só uma observação, a “planta tímida” é conhecida popularmente como Dormideira e não Maria Sem-Vergonha. Esta última é uma florzinha bonita que nasce em qualquer lugar.

    Thumb up 5
  19. Eu tenho uma Rosa de Jericó em casa… É muito bom ter aquela planta, não da trabalho e todo mundo dúvida que ela possa realmente abrir em alguns minuto! hahaha

    Thumb up 10
  20. Tem aqui um trabalho muito bom, tanto a nível de pesquisa como de cultura geral.

    Thumb up 4
  21. Apenas uma pequena correcção: a Welwitschia Mirabilis, não é uma planta da Namíbia, mas sim do deserto do Namibe que tem o seu espaço compreendido entre Angola e Namíbia. Curiosamente existem muitíssimas mais plantas destas em Angola do que na Namíbia. Também nunca dei nota de que servissem para alimentação, mas aí não tenho a certeza. Ouvi dizer também, que perfurações petrolíferas efectuadas na zona, encontraram raizes de Welwitschia a centenas de metros de profundidade. Um abraço Angolano

    Thumb up 5
  22. Aquela um q se fecha eu conheço desde criancinha! Andava na beira da estrada fechando todas elas rsrs

    Thumb up 8
  23. Eu adoro todas as matérias, procuro ler todas e os links também.
    Parabéns a diversidade e a originalidade, além, claro, da originalidade.

    Thumb up 6
  24. Sempre soube que a Welwitschia era de Angola na província do Namibe isto é, do dezerto do Namibe, razão pela qual atrai inúmeros turistas por aquelas paragem e toda a gente sabe que o descobrido qdo esteve engola ficou extremamente maravilhado e a considerou como uma das maiores belezas naturais de Angola. Espero não estar enganada e gostaria de ter mais esclarecimentos a respeito do assunto. Tank you very much.

    Thumb up 4
  25. A sangue de Dragão, sua seiva pode serr utilizada como antiséptico… Quando você se machuca e não tem nada para limpar e encontrar uma dessas você pode tirar um pouco de sua seiva e passar no ferimento

    Thumb up 7

Envie um comentário