Por que cachorros comem grama?

Por , em 2.07.2013

A maioria dos donos de cães provavelmente já viu seu animal de estimação comer grama ou outras plantas. Existem algumas teorias para explicar este comportamento aparentemente estranho, embora nenhuma seja conclusiva.

A explicação mais comum para a alimentação de grama é que isso ajuda os cães a “limpar seus sistemas”. Como os seres humanos, os cachorros podem sofrer de problemas gastrointestinais, incluindo dores de estômago, náuseas, distensão abdominal e doenças por conta de micróbios patogênicos.

Se um cão estiver passando por um desses problemas, você pode notar que ele quer freneticamente sair de casa. Uma vez fora, ele vai procurar e comer qualquer planta disponível, muitas vezes engolindo-a inteira.

A grama causa irritação gástrica, o que por sua vez leva a vômitos, e ajuda o cão a se sentir melhor depois.

Um estudo de 2008 publicado na revista Applied Animal Behaviour Science descobriu que, enquanto o consumo de grama não costuma levar a vômitos, cães que pareciam mal antes de comer alguma planta eram mais propensos a vomitar do que os cães que pareciam agir normalmente antes.

Uma outra teoria postula que cães comem grama simplesmente porque querem. Nesses casos, o animal pode aparecer procurar por um tipo específico de planta, ao invés de ingerir qualquer coisa vegetal que encontrar. Depois de identificar a grama correta, ele irá calmamente roê-la.

Neste cenário, o cão pode até buscar plantas para obter nutrientes adicionais que não estão presentes em sua dieta normal, como fibras, minerais e enzimas digestivas. Um estudo de caso de 2007 publicado no Journal of Veterinary Medical Science relatou que a mudança para uma dieta rica em fibras fez com que um poodle parasse de comer regularmente grama.

Cientistas já sabiam que lobos e outros canídeos selvagens comiam regularmente plantas, o que sugere que o comportamento de comer grama dos cães é inato e perfeitamente normal. De fato, um estudo de 2009 do Journal of Veterinary Behavior descobriu que filhotes eram mais propensos a comer grama se suas mães tivessem feito isso durante a amamentação.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Jell Ferrão:

    Muito ruim ler a matéria com tantas interrupções durante a leitura. Há “tópicos” na matéria que nem fazem parte da mesma, são links para outras matérias. Poderia haver uma melhor organização. Fora isso, a matéria e o site são bastante interessantes.

  • Dinho01:

    Desde criança eu escuto que os cães comem capim porque estão com cólicas.

  • Jéssica Stadella:

    é verdade! e dps eles ficam mais animadinhos, pq se sentem bem melhor!

Deixe seu comentário!