Adolescente cria avião movido por pedaladas

Por , em 4.09.2009

avião a pedaladas
Avião movido a força humana levanta vôo

Aos 16 anos, Jesse Van Kuijik já sabia que queria voar. Para realizar seu sonho, ele não fez aulas para se tornar piloto nem treinou para ser assistente de voo. Ele construiu seu próprio avião, movido a pedaladas, e se tornou uma das poucas pessoas a tomar os céus por sua própria força de vontade. O adolescente desenvolveu, construiu e pilotou o avião – e é, aliás, o único piloto autorizado dele!

Van Kuijik vive na pequena cidade holandesa de Budel. De acordo com o próprio garoto, a melhor coisa da cidade é o aeroporto da cidade, que fica a apenas dez minutos da sua casa. Sem nunca ter ao menos entrado em um avião, ele começou a pesquisar sobre o assunto, e descobriu sobre o “Mufli”, criação da década de 30 de dois engenheiros alemães, que tomaram os céus de Berlim com um avião movido pela força humana.

Depois, o adolescente passou a estudar outros casos de sucesso, como o de Bryan Aleen, que, em 1979, voou 35 quilômetros em menos de três horas em um avião semelhante. Van Kuijik entrou em contato com Allen, e os dois trocaram e-mails sobre o sonho de voar em um avião com a própria força. Em 2006, com os cálculos prontos, o garoto começou a reunir materiais para construir o avião, que tem 26 metros de envergadura. Para conseguir pedalar para o avião voar, o adolescente treinou em bicicletas.

Recentemente, a bordo de seu avião de sete metros de comprimento e quatro de altura, Van Kuijik colocou seu capacete e começou a pedalar no aeroporto de sua cidade – e o avião se moveu. Depois disso, como diz o piloto, “A terra embaixo dos meus pés foi embora”. Como ele sempre soube, seu avião voou. Mas logo depois da decolagem, ele sentiu um puxão: a um metro e meio do chão, a correia da bicicleta escapou, e ele não poderia mais acelerar seu avião. Infelizmente, depois de voar apenas 15 metros, o avião de Van Kuijik caiu. [Spiegel]

avião a pedaladas
Montagem e testes do avião movido a pedaladas

avião a pedaladas
Avião movido a força humana prepara-se para decolagem

avião a pedaladas
Avião movido a força humana levanta vôo

avião a pedaladas
Avião movido a força humana: A alegria da conquista

13 comentários

  • washington:

    Gostei muito, também tenho um sonho de voar que está vivo só aguardando a oportunidade para se realizar.

  • Fábio Castro:

    Tai um exemplo de garoto, que em vez de ficar somente na frente do computador acessando facebook’s da vida levantou-se e foi tornar o sonho de voar em realidade mesmo q somente por 15 metros com apenas 16 anos.
    Parabéns.

  • bito:

    oi cara gostei da ideia venha passear aque na minha cidade sao jose do egito pernanbuco.

  • vinicius caetano martin:

    “Fico alegre de saber que a oportunidade de presenciar atitudes simples de pessoas geniais está agora neste fabuloso meio de comunicação e por ironia, esta informação ultra rápida nos lembra que se diminuirmos a velocidade de nossas ambições podemos alcançar rapidamente conhecimentos em sustentabilidade” Todas as ações são importantes e o ser humano também tem que se adaptar a elas.

  • wagner fatore:

    se der cãimbra ele tá f hahaha

  • R:

    Aposto que muita gente aqui já sonhou, quando moleque, em fazer a própria máquina voadora… alçar os voos da liberdade… ainda bem que existe o tipo de pessoa que não tem medo de sonhar.

    Mas, à primeira vista, a “máquina” tem uma série de aparentes defeitos. O que aconteceria se ele fosse pego de surpresa por uma rajada de vento? Ou nas primeiras aterrisagens, visto que a proprulsão serve apenas para manter o bicho no ar, não tendo como diminuir a velocidade… e as rodas parecem muito frágeis pra suportar uma aterrisagem… acidental.

    No fim das contas, a ousadia é uma aliada dos sonhadores…

  • João de Deus:

    Meu Caro Luciano Barbosa da Silva, antes de tentar inventar algo aprenda primeiro a sua ligua.

  • luciano barbosa da silva:

    napratica voa mesmo,o e so para aparece na internete,sou moreno,gosto de voa,salta de paraqueda,voa de asadelta ou para glaide,ultra-levi,gostaria de ve vc voando de verdade,mande mais foto,nao feita nocomputador,eu faço bem isso,mas se funciona ,meus parabens párabens,ja o dito e feito de vcs ,e legal,muito manero cara,ate outro dia ,cientista da viaçao,vou coloca teu apelido de cientista da viaçao,santos dumom,comesou assim,eu tambei sou de emveta coisas ,gosto disto,mefas vive,ainda nao inventei nada importante,mas vou chega la,naopodemos desistir.

  • Tony:

    É, mais sorte da próxma vez…

  • Rapadura Tem Sustança:

    Será ele o novo bill gates? XDDD

  • valdo:

    o mundo precisa desses jovens arrojados, pois é da ideia deles que muits vezes nascem produtos incríveis, parabens.

  • Alberto:

    O ideal seria combinar duas fontes de energia ecológicamemte corretas, como pedal (força humana) e energia solar (asas equipadas com celulas foto elétricas). Assim, usariamos pedaladas só ajudar e não para fazer o esforço total.

  • Laura Botelho:

    O sonho de ter suas próprias asas parece fazer sentido nessa nova era. Vamos precisar de todo tipo de conhecimento para atravessar fronteiras.

    E essa é uma possibilidade. Mecânica simples e combustível zero, Consciência – lotada!!

    pense nisso.

Deixe seu comentário!