Quais são os sintomas da diabetes?

Publicado em 18.09.2009

diabetes sede
Diabetes dá sede

Muitas pessoas desconhecem os sintomas que caracterizam a diabetes e por isso demoram para perceber que há algo errado com seu corpo, que precisa ser tratado antes que as coisas piorem.

Os sintomas da diabetes mais comuns são a sede intensa, urinação frequente, fome frequente, cansaço, perda de peso repentina, demora para curar ferimentos, pele seca, formigamento nos pés e visão borrada. Entretanto, algumas pessoas não chegam a apresentar estes sintomas.

A diabetes é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue devido à incapacidade do corpo de produzir a insulina, hormônio responsável pelo processamento do açúcar no corpo humano. Os problemas de saúde causados pela diabetes podem ser graves, mas atualmente os diabéticos têm à disposição várias maneiras de controlar a doença.

» Dieta para diabetes: Qual a melhor?

Quando entra no corpo humano, a insulina se torna glicose, e sem a insulina, esta substância não pode entrar nas células. O acúmulo de glicose no sangue pode levar a complicações como doenças cardíacas, problemas nos rins e pode levar à necessidade de amputação de membros.

Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas com menos de 60 anos sofrem com a diabetes. Algumas dessas pessoas têm diabetes do tipo 1, que geralmente ocorre em pessoas com menos de 30 anos. Este tipo da doença é caracterizada pela falta de produção do hormônio.

Quase 90% das pessoas com diabetes nos Estados Unidos têm a doença do tipo 2, mais comum em adultos acima de 40 anos. Este tipo da doença, desenvolvida devido a hábitos e problemas de saúde como a obesidade e o sedentarismo. Pessoas com a diabetes de tipo 2 produzem insulina em quantidades insuficientes ou o hormônio funciona de forma ineficiente.

» Nova vacina poderá reverter diabetes

A diabetes de tipo 2 pode ser evitada com a manutenção de um peso saudável e com o hábito de fazer exercícios regularmente. Para idosos, essas dicas também são eficientes para evitar o desenvolvimento da doença. Já que a diabetes tipo 2 é mais comum entre pessoas com mais de 45 anos, é recomendável que pessoas acima desta idade façam exames para detectar a doença em seu estágio inicial e possam ter uma vida saudável, tratando a falta de insulina. [Live Science]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

555 Comentários

  1. Olá!
    Tenho 15 anos, ultimamente quando me corto demora a cicatrizar, por exemplo, me cortei com vidro às 15:00 +- e ás 21:00 ainda estava sangrando… além disso, estou com algumas manchas arroxeadas no corpo, existem casos de diabete na família por parte de pai. Fora isso não tenho nenhum dos outros sintomas apresentados nesse artigo e não sou louca por doce e também não sou obesa, pelo contrário . Gostaria de saber se é possível que eu tenha diabete?
    Grata desde já! *-*

    Thumb up 1
  2. Olá eu tenho 15 anos e como eu nao consigo me controla em frente de um doce , ai eu queria saber eu to com meu olho latejando ai queria saber se isso pode ser um sitoma ?

    Thumb up 17
    • Lucas, comente isso com o médico que faz o controle da sua diabetes. Isso pode ser sintoma da retinopatia diabética. Mas tudo vai depender de como é o seu controle e como vc mantém suas taxas de glicemia.
      O tratamento para a retinopatia é a fotocoagulação.
      Por favor rapaz, cuide-se bem, ok!?
      Boa sorte

      Thumb up 7
  3. Minha pressão xtava alta.fui ao hospital e falaram q há indícios de ter diabetes mas me falaram pra fazer um exame em jejum no dia seguinte.fiz e xtava normalíssimo.será q é possível ter diabete.visto que quando estou com a pressão alta bebo muita água.depois de tomar os medicamentos úrino muito mas a urina e por causa do captopril q tomo.mas quando a pressão xta baixa ñ úrico muito ñ bebo muita água e fico normal.será q xtou com diabetes por favor aguardo uma resposta me ajudem

    Thumb up 21
    • Você tem que pedir pro seu médico os exames de hemoglobina glicada e curva glicêmica, apenas um exame de glicose em jejum não basta para ter o diagnóstico de diabetes. Se consta no seu histórico familiar diabetes, tem que ter mais cuidado ainda.

      Thumb up 3
  4. Eu só tenho tido muita sede ultimamente, mas não é tanta assim, para aí 0.5l litro de água antes de ir para a cama

    P.S: Costumo suar um pouco/muito (dependendo) durante o dia

    Fora isso tive no outro dia visão turva, mas talvez fosse por estar a ver totalmente de lado e de longe

    Thumb up 14
  5. Chegando agora no grupo. Tenho 46 anos e a 20 faço tratamento para depressão, síndrome de pânico e TAG= Transtorno de Ansiedade Genaralizada. Não sei se sou diabética, porém meu último exame de glicemia acusou 120, o que sinto é fome, fraqueza muscular intensa que desencadei tremores intensos dos pés a cabeça, perda de peso acentuada por mais que eu coma, sede, boca seca, visão borrada mesmo com o óculos de leitura, muita tristeza pelo fato de estar assim, poisos problemas psicológicos estão sobre controlo. A minha pergunta é a seguinte: alguém do grupo tem sintomas parecidos aos meus ?
    Desde já obrigada.

    Bel

    Thumb up 68
    • Bel, a vida do diabético pode ser fácil.
      Tenho diabetes há 13 anos e há 4 entrei na insulina. É tudo questão de adaptação. Procure encontrar boas opções e experimentar novos sabores e rotinas. Nem só de açúcar vive um ser humano feliz!
      Caminhe sem pressa, faça exercícios que possibilitem seu bem estar, aceite conversar com outras pessoas e ouvi-las antes de sair falando de problemas.
      Por favor, procure seu médico e veja como se comporta sua glicemia, ok? Nada de botar a diabetes na sua vida antes dela ser confirmada.
      E lembre-se, viver bem é uma questão de escolha. bjs

      Thumb up 4
  6. sou diabetica a 3 anos e nao me conformoo com a doença , ainda é complicado para mim os ter porque apenas tenho 15 anos ;(

    Thumb up 24
    • nossa eu tenho 14 anos e tenho muinto medo e nao me consigo mecontrolar na frente de doces ou de algo do tipo mas eu fiz o enzame e tava muinto baixo ai algumas pessoas disseram que esse meu dezespero que da as vezes por açucar e a glicose baixa

      Thumb up 5
  7. oi meu nome é saionara tenho 38 anos sou gordinha assim digamos peço 86kl de uns dias para cá ando me sentindo cansada com muita dor de cabeçaas vezes minhas mãos ficam com informigamentos e meus pés tb tenho tontura e pressão alta sinto dor no peito sera q eu tenho diabetes?sobre tomas muita agua sempre tomei e sempre fiz muito xixi

    Thumb up 65
  8. Olá, Pessoal! Sabemos que a alimentação para diabéticos é complicada e, pensando nisso, criamos em nossa loja virtual uma sessão específica para diabéticos. Nossa intenção não é apenas fazer propaganda. Estamos identificando as necessidades das pessoas e desenvolvendo nosso site de acordo com essas necessidades. A primeira delas foi a diabetes.

    Temos produtos super saborosos e nossos amigos diabéticos do face ganham 10% de desconto em nossa loja, basta nos adicionar aqui. Além disso, gostaríamos que vocês nos dessem sugestões para desenvolvermos produtos que vocês gostem!

    http://www.lojavirtualprolev.com.br

    Thumb up 19
  9. olá sou portadora de diabetes tenho todos os sintomas que os colegas citaram, e mais tenho problemas de àcido úrico e ontem eu tive um febre muito alta do nada com dores na lombar e na nuca e no centro da cabeça gostaria de saber se é sintomas a diabetes obrigada.

    Thumb up 57
  10. ola fiz o teste de glicemia e o resultado deu 155 e do meu marido 177 e não sentimos nada de errado com agente, é posivel nos estarmos com diabetes

    Thumb up 182
    • Eleneide, se vocês estavam em jejum, e deu o resultado o qual você descreveu, estão com diabete. Entretanto se comeram e logo fizeram o exame, não, essas taxas estão normais

      Thumb up 8
    • Mesmo após o jejum a glicemia tem que estar no máximo a 140… Se está acima desse valor em jejum você tem que fazer outros exames para confirmar, mas é provável que tenha a doença… Se não estiver em jejum, não necessariamente você e seu marido tem diabetes, mas podem ter intolerância à glicose, ou como muita gente chama “início de diabetes”… Tem que tomar cuidado, diabetes, muitas vezes, é uma doença silenciosa e grave!

      Thumb up 0
  11. não tenho diabetes mais curto ajudar quem te se vc tem se cuida,hoje tenho uma apresentação na escola e estou fazendo um trabalho sobre a diabete.

    Thumb up 28
  12. Adorei ler sobre tema, pois estou estudando para um concurso e não sabia nada sobre diabetes. Legal!!

    Thumb up 8
  13. e se a pessoa urinar em algum lugar,e as formigas ficarem rondando é sinal de diabete ? mesmo que você não apresente nhum sintoma,e mesmo assim,é sinal ou não ?

    Thumb up 96
    • o meu teste deu 70 e muinto baixo

      Thumb up 1
  14. Eu estou com um machucado na mão e ja faz dois dias mas ele não esta cicatrizando na maioria dos machucados ja devem esta cicatrizado!Queria saber se isso eh um sintoma de diabetes ou não?

    Thumb up 16
  15. Tenho sede frequente, as vezes minha visão se embaça, muitas dores de cabeça, as vezes fico tonto, tenho fome a todo momento, ja fazem quase dois anos que meu peso é o mesmo, tenho 15 anos e 1.74metros e peso 56kg. Meu cançaso eu não sei se é pelo fato de eu estudar á noite e trabalhar o dia todo, das 7 da manha ate as 5 da tarde, e vou dormir por volta da meia noite todos os dias. Será que isso é Diabetes, sendo que meu tio sofre deste mal?

    Thumb up 33

Envie um comentário

Leia o post anterior:
boeing-787 (1)
Conheça o novo Boeing 787 Dreamliner

O revolucionário veí...

Fechar